Alergia alimentar: cuidados com a ceia de Natal

O fim de ano está se aproximando e, junto dele, as deliciosas opções para a ceia de Natal. Nessa época, reunimos pessoas especiais, enfeitamos a casa, trocamos presentes, celebramos, compartilhamos momentos e preparamos fartas refeições.

Mas, infelizmente, nem tudo é alegria. Muitos dos pratos tradicionalmente servidos nesse evento podem desencadear crises de alergia alimentar nos pacientes sensíveis ou já alérgicos a determinados alimentos, acabando com o clima festivo.

Pensando nisso, no post de hoje, você vai conhecer alguns cuidados necessários para evitar esse inconveniente e gravar na memória dos seus convidados apenas lembranças agradáveis. Acompanhe!

O que é alergia alimentar?

A alergia alimentar ocorre quando algum componente alimentar provoca uma reação no sistema imunológico. Com isso, uma pequena porção do alimento – seja ela ingerida, tocada ou até mesmo inalada por uma partícula no ar – pode desencadear uma crise.

Essa reação pode se manifestar por meio de sintomas como enjoos e vômitos; falta de ar; espirros; inchaço nos olhos, na língua e na boca; coceira na pele; coriza; vermelhidão e, em casos mais graves, choque anafilático com risco de morte.

Como essa condição é cada vez mais comum, existe uma maior conscientização sobre a importância de conhecer aquilo que se está ingerindo. A procedência dos alimentos, o manuseio e a forma de preparo, além da leitura dos rótulos para aqueles industrializados são cuidados essenciais para ter mais qualidade de vida e segurança.

Alergia alimentar e a ceia de Natal

A ceia de Natal é aguardada com muita expectativa. Ao longo do ano, algumas pessoas se lembram das polêmicas uvas passas, das piadas do pavê e ficam com água na boca só de pensar nas aves douradinhas e recheadas – mas essa fartura de pratos pode esconder perigos, algumas vezes desconhecidos.

Como uma parte dos ingredientes que são utilizados nos preparos não costumam ser consumidos no dia a dia, muita gente acaba só descobrindo a intolerância ou alergia, sofrendo com os sintomas, na noite do dia 24 de dezembro.

Sentar-se à mesa para saborear as delícias natalinas é uma das maiores tradições das confraternizações de fim de ano, mas para que todos possam aproveitar esse momento, é preciso tomar alguns cuidados.

Consulte com um profissional

Se você sente desconforto ou apresenta algum sintoma que sugira alergia ao ingerir determinados alimentos, é fundamental passar pela avaliação de um alergologista. Esse especialista é o mais indicado para fazer o diagnóstico, liderar o tratamento e listar as orientações necessárias para prevenir e diminuir os riscos de crises de alergia alimentar.

Explique as suas restrições

Se a ceia de Natal será feita na casa de algum familiar, o anfitrião deve estar a par das suas restrições. Não tenha vergonha de explicar as recomendações do seu médico alergologista e de informar quais medicações e medidas devem ser tomadas em caso de uma reação alérgica quando uma ingestão inadvertida ocorrer.

Lembre-se de que muitos dos alimentos que são comumente servidos nessa época, como nozes, frutas secas e leite, podem trazer riscos à sua saúde dos pacientes alérgicos.

Conheça os seus convidados

Frutas decorando a mesa, torta de chocolate de sobremesa, castanhas como aperitivo, peru como prato principal, entre outros pratos. A ceia de Natal é composta por receitas já tradicionais, e é comum não lembrar de que algumas pessoas têm restrições para comer alguns alimentos que parecem tão rotineiros.

Hoje em dia é cada vez mais habitual encontrar alguém com uma restrição, pois as alergias crescem entre crianças e adultos. Por isso, você vai receber seus familiares em casa e deseja manter o sabor e a saúde na ceia de Natal, deve ter o cuidado de conhecer os seus convidados e preparar opções que não desencadeiem crises alérgicas.

Não se trata de desconstruir práticas culinárias centenárias, mas sim de se adaptar à nova realidade e substituir alimentos que apresentam grande potencial alergênico por outros com funções similares e que são tolerados pelos pacientes.

Assim, você terá uma comemoração mais inclusiva, permitindo que todos saboreiem os pratos que você preparou.

Alguns alimentos da ceia de Natal que podem causar alergia

A lista de alimentos potencialmente alérgicos inclui alguns ingredientes que são bastante comuns no preparo dos pratos natalinos. Os pacientes sensíveis e alérgicos devem ficar atentos.

Os peixes e frutos do mar (camarão, lagosta, caranguejo, etc.), por exemplo, contêm proteínas diferentes, e isso podem acabar desencadeando reações adversas no organismo.

O amendoim costuma ser utilizado para dar um toque crocante para saladas e sobremesas. Esse alimento possui proteínas próprias que podem resultar em uma crise de alergia alimentar.

Por sua vez, as nozes são utilizadas tanto na decoração quanto no preparo e nas finalizações dos pratos na ceia de Natal. Essa oleaginosa pode provocar reações mesmo sem ser consumida: o simples toque em uma superfície que foi exposta a esse alimento pode resultar em uma crise, em pacientes extremamente hipersensíveis.

Outro ingrediente bastante usado nessa celebração é o leite. A caseína, e outras proteínas presentes nesse alimento, são as responsáveis por provocar essa alergia que é uma das mais comuns.

É época de celebrar! A ceia de Natal é recheada de alegria e união, e ninguém quer comprometer esses sentimentos, por isso, é preciso tomar alguns cuidados.

Questionar os ingredientes dos preparos, informar as suas restrições, evitar alimentos que você não tem o hábito de consumir e não ingerir pratos que podem desencadear sua alergia alimentar são algumas atitudes que vão garantir o espírito de felicidade e paz entre todos. Além de ter cuidado no preparo, para não manipular alimentos juntos de outros aos quais o paciente é alérgico.

Você já conhecia esses cuidados necessários com a ceia de Natal? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários, até a próxima e Feliz Natal

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *