Alergia alimentar e nutrição: cuidados que os pais devem ter

Conviver com a alergia alimentar, principalmente para o público infantil, é uma questão bastante delicada e que merece atenção extra dos pais. Essa inconveniência gera alterações de rotina e pode ser muito perigosa se não for bem administrada.

Além de prejudicar a saúde, a alergia alimentar pode deixar o organismo mais vulnerável as deficiências de origem nutricional.

E como lidar com essa situação? Como cuidar do seu filho e garantir uma vida saudável? Confira, a seguir, algumas dicas especiais para manter o bem-estar do seu pequeno.

1. Busque informação sobre a alergia alimentar

O primeiro passo para administrar uma alergia é conhecê-la em detalhes, ou seja, entender quais são suas características, possíveis reações, formas de comportamento no organismo, vulnerabilidades apresentadas, etc.

Para isso, busque auxílio de profissionais e submeta o seu pequeno aos exames necessários. Além disso, fique de olho em quaisquer reações suspeitas ou que possam ser indicativas de alguma situação adversa, pois, nesses quadros, qualquer detalhe pode fazer diferença. Entenda que só com um diagnóstico adequado será possível desenvolver um tratamento eficaz.

2. Faça acompanhamento com profissionais

Os profissionais da saúde devem auxiliar não somente na etapa de descoberta da alergia, como também nas subsequentes – que envolvem controle e acompanhamento da situação.

Os médicos com especialização nessa área, conhecidos como alergologistas, são os maiores aliados para a administração de uma vida saudável em organismos alérgicos. Ter uma referência de orientação como essa é uma possibilidade para garantir bons resultados no tratamento. O acompanhamento multidisciplinar é fundamental, com a participação de profissionais como o pediatra, nutricionista, entre outros.

3. Mude os hábitos alimentares

Quando o organismo apresenta alergia alimentar à determinada substância, qualquer mínimo contato com ela pode provocar efeitos gravíssimos. É claro que tudo dependerá do nível da alergia e da fragilidade do organismo, mas inibir a exposição ao alérgeno é a principal atitude a ser adotada.

Para isso, considere o contexto completo da rotina do seu filho, dentro e fora de casa. Provavelmente será necessário mudar os hábitos alimentares da sua família, evitando possibilidades de exposição. Para as rotinas sociais, será preciso considerar a prática da “marmita” ou ter atenção redobrada, alertando os pais dos amigos sobre seu filho e suas restrições alimentares.

4. Busque alternativas para fazer substituições alimentares

Uma das grandes preocupações que envolvem as predisposições alérgicas são as instabilidades nutricionais. Isso porque muitos dos alimentos que desencadeiam as alergias nas crianças são de extrema importância para o seu desenvolvimento.

O leite, por exemplo, é frequente razão de crises alérgicas e, ao mesmo tempo, importante para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. É uma situação contraditória e que precisa de atenção redobrada, envolvendo, também, atuação de nutricionistas. Em muitos casos, é preciso readequar a dieta da criança, utilizando outras variedades em substituição às que desencadeiam a alergia alimentar.

5. Repasse as orientações de cuidado

Provavelmente você não pode dar atenção 24 horas por dia ao seu filho, e precisa contar com a ajuda de terceiros. Família, amigos e professores da escola, em especial, devem estar bem informados sobre o quadro da sua criança e sobre recomendações de ação.

Por isso, repasse todas as orientações de prevenção e tratamento, bem como informações de contato suas e do médico de confiança. Tudo deve ser nos mínimos detalhes, de preferência feito por escrito, para não gerar dúvidas ou esquecimentos. Ainda, tenha certeza de que as pessoas que estão com o seu pequeno têm responsabilidade suficiente para isso. Atitudes como essa não são precauções excessivas, mas, sim, cuidados que seu filho merece e precisa.

Não é tão difícil administrar uma vida saudável para o seu filho com alergia alimentar, basta que pequenos cuidados como esses que vimos comecem a fazer parte da sua rotina. Não se preocupe, pois, mesmo apresentando sensibilidade à determinada substância, a sua criança pode ter uma vida normal e de boa convivência com os demais.

E então, ficaram mais claros os cuidados necessários para os pais com filhos que apresentam alergia alimentar? Você ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *