Como o seu sistema imunológico reage aos alérgenos?

Você já viu aqui no blog como as alergias estão relacionadas ao sistema imunológico, não é verdade? Hoje, você vai saber como seu sistema imunológico reage aos alérgenos. Vamos falar um pouco sobre o que é esse sistema e qual é a sua importância. Você também vai saber o que são esses alérgenos que provocam as alergias de contato, respiratórias, alimentares, entre tantas outras doenças.

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico também é conhecido como sistema imune ou imunitário. Ele é formado por um conjunto de elementos existentes no corpo humano, que interagem entre si e têm o objetivo de defender o corpo contra as infecções e evitar que as alergias aconteçam, quando a resposta (defesa) é exagerada. Esse sistema então combate vírus, bactérias, vermes e qualquer outro tipo de organismo que faz o corpo adoecer e também controla as respostas da imunidade para que não ocorram de forma exagerada e as doenças alérgicas aconteçam.

Qual  a sua importância?

O corpo humano reage diariamente a muitos microrganismos e entra em contato com substâncias que são próprias ou estranhas, que podem funcionar como alérgenos. Esses alérgenos podem vir tanto do ambiente, do ar, como de alimentos e medicamentos ingeridos.

Ele deve estar em equilíbrio para o bom funcionamento do corpo. Fatores como estresse, má alimentação e  sedentarismo podem diminuir as defesas do corpo. Por isso, alimentação equilibrada, prática de atividade física aeróbica devidamente supervisionada, diminuição do estresse, bons hábitos de vida em geral, contribuem para que o sistema imunológico nos defenda e evite as doenças alérgicas.

O sistema imunológico também faz uma espécie de “limpeza” no organismo, retirando as células mortas, sem função ou que tem o funcionamento errado.

O que são os alérgenos?

Os alérgenos são substâncias que induzem o processo alérgico em pessoas mais sensíveis e podem levar a diversas reações no corpo, inclusive as reações mais graves e temidas como a anafilaxia.

Existem diversos tipos de fontes de alérgenos, como ácaros, pelos de animais, plantas, medicamentos, fungos, látex da borracha, cosméticos, alimentos e até níquel, presente em bijuterias, cintos e outros acessórios.

Como o sistema imunológico reage aos alérgenos?

Em geral, no primeiro contato o corpo reconhece o alérgeno como uma substância estranha e monta uma espécie de resposta (memória). Em um contato subsequente (nova exposição)  ocorre uma reação mais rápida, com liberação de substâncias que geram inflamação e fere órgãos e tecidos do corpo. Esse processo gera os sinais e sintomas das doenças alérgicas, como tosse, chiado, lesões na pele, coceira, vômitos e diarreia, a depender da natureza do alérgeno e do local do corpo afetado.

Viu como o nosso sistema imunológico é importante? Que tal fazer a sua parte para que ele funcione bem e fique fortalecido? Cuide da sua alimentação, tome bastante água, durma bem e evite a contato com alérgenos! Se ficou com alguma dúvida, já sabe: escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *