Quem tem alergia ao camarão pode comê-lo sem casca?

A alergia ao camarão é considerada uma das mais comuns. Os sintomas se manifestam imediatamente ou horas após a ingestão do crustáceo, e eles podem ser dos mais simples até os mais graves.

Apesar da reação do organismo, muitas pessoas questionam se, mesmo tendo a alergia, é possível consumir o camarão sem a casca. Essa é uma das dúvidas mais comuns a respeito dessa alergia, e é exatamente para respondê-la que preparamos o artigo de hoje. Vamos lá? 

O que causa a alergia ao camarão?

A alergia ao camarão, assim como outras alergias, é uma reação do organismo ao alimento. Quando alguém é alérgico ao crustáceo e o consome, o sistema imunológico produz um anticorpo chamado de imunoglobulina E (IgE), que ataca uma proteína presente no camarão e, dessa maneira, surgem os sintomas da alergia.

Você tem dúvidas se tem ou não alergia ao camarão? Para descobrir, os médicos realizam testes com um método de prick test feito no antebraço, que duram, aproximadamente, de 15 a 20 minutos.

Caso a resposta seja positiva para alergia, haverá presença de IgE  específico para o alimento. Em alguns casos, os alergologistas fazem testes de sangue em laboratório utilizando a dosagem IgE específica para camarão. 

Quais são os tipos de alergia?

Alergia ao camarão é uma coisa só, certo? Errado. Se sua alergia for causada pelo contato com as proteínas do camarão, você não poderá mais consumi-lo, mesmo sem a casca. Isso porque existem dois tipos de alergias associadas ao crustáceo e que explicaremos a seguir:

1. Alergia a proteína do camarão

A alergia à proteína do camarão é uma reação do sistema imunológico contra as proteínas presentes no alimento, principalmente a tropomiosina, encontrada tanto na casca como na carne.

Apesar da casca ser a responsável por 80% das reações, não é recomendável para os alérgicos comerem camarão mesmo sem a casca, pois ainda existe a tropomiosina na carne. Pacientes que apresentam a IgE  E/O teste na pele positivo para o camarão e/ou tropomiosina, são os verdadeiros alérgicos.

2. Reação ao conservante

Já a reação ao conservante tem relação com o metabissulfito de sódio, um  produto usado pela indústria alimentícia e que tem como objetivo evitar o escurecimento da carapaça do camarão. Existem algumas pessoas que apresentam uma sensibilidade maior a esse conservante apresentando uma reação que se assemelha a uma alergia.

É importante ficar atento aos dois casos, por isso, o primeiro passo é saber que tipo de reação você desenvolveu. Quando existe a suspeita de alergia, o ideal é procurar um médico alergologista.

O que fazer se a alergia for confirmada?

Caso seja confirmada a reação alérgica às proteínas do camarão, como vimos, o consumo do crustáceo deve ser suspenso.

É importante lembrar que não adianta consumir o camarão e, depois, tomar antialérgicos ou corticoides. Essa atitude não impede as reações alérgicas, e, ainda, possibilita sintomas mais graves. 

Quais são os sintomas da reação alérgica ao camarão?

Os principais sintomas da reação alérgica podem ocorrer após a ingestão ou o contato acidental com o alimento. Entre eles, podemos destacar: inchaço nos olhos, coceira na língua e garganta e caroços/placas na pele, esses sintomas que podem evoluir para as formas mais graves de reação, inclusive levando ao choque anafilático (inchaço da garganta, dificuldade de respirar) e, até mesmo, o óbito.

É importante lembrar que, ao mínimo sinal de reação alérgica, é preciso buscar ajuda médica para relatar o ocorrido, e evitar a evolução dos sintomas. 

Se você tem alergia ao camarão, já sabe: nada de consumir o alimento! Procure um médico especialista para que ele possa orientá-lo e evite problemas mais graves de saúde. Prestar atenção ao que se come é manter o corpo sempre saudável e aproveitar todos os momentos da vida!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nosso post em suas redes sociais e deixe seus amigos bem informados sobre o assunto! Até a próxima! 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *