6 comidas de final de ano que podem causar alergia

As festas de final de ano estão se aproximando e, junto com elas, as opções de banquetes mais fartas e deliciosas. É nessa época do ano que nos deparamos com inúmeros eventos, a fim de compartilhar junto daqueles que convivemos momentos de celebração e união.

Mas, infelizmente, quando o assunto são as comidas de final de ano, nem tudo é alegria. Muitos dos alimentos servidos podem causar alergias, comprometendo o bom andamento dessas festas.

Pensando nisso, no post de hoje, você vai conhecer algumas opções que são comuns no que se refere a comidas de final de ano potencialmente alérgicas! Confira e previna-se deste inconveniente junto aos seus convidados!

1. Frutos do mar

Eles são alérgenos bastante comuns, que volta e meia protagonizam fortes crises alérgicas. Estima-se que entre 2% e 5% da população tenha alergia a camarão e a outros frutos do mar.

Por isso, os frutos do mar – principalmente os crustáceos (camarão, caranguejo, lagosta, etc.), são um dos maiores riscos entre as comidas de final de ano. Isso acontece porque estes alimentos contêm muitas proteínas diferentes, propícias para o desencadeamento de reações adversas no organismo.

2. Peixes

Os peixes também costumam ser comuns nas ceias de final de ano e, por isso, é preciso tomar cuidado. Trata-se de um alimento rico em proteína e com grandes chances de provocar alergia em quem o consome.

É mais comum desenvolver alergia a peixes brancos (pescada, linguado, dourada, robalo, truta, etc.), o que não anula a incidência destas reações a partir do consumo de outras espécies.

Ainda, pesquisas indicam que a maioria das pessoas que possui alergia a algum peixe, tende a ser alérgica a outros tipos, também, por isso, é melhor levar isso em consideração na hora de planejar a sua ceia.

3. Amendoim

A incidência alérgica desse alimento está diretamente relacionada a duas proteínas específicas presentes nele: cupina e a conglutinina.

Trata-se de uma alergia muito comum e que pode surgir do dia para a noite. No entanto, ao contrário do que muitos dizem, não significa que tendo alergia ao amendoim você terá, também, a outros tipos de oleaginosas – como castanhas, amêndoas e nozes.

Tome cuidado, pois o amendoim é constantemente utilizado no incremento de pratos de comidas de final de ano, principalmente em saladas ou sobremesas.

4. Nozes

Esta é outra oleaginosa que é responsável por muitos casos alérgicos. As nozes, bastante comuns nas saladas e nos pratos quentes de comidas de final de ano, podem causar reações bastante severas, mesmo sem o consumo. Até o contato com uma superfície que passou pela exposição ao alimento pode desencadear a crise alérgica.

5. Leite

Você sabia que cerca de 90% dos casos de alergia alimentar estão relacionados ao leite de vaca?  Isso se deve a uma proteína presente no alimento, a caseína.

E, acredite, ele é um dos maiores riscos para você que quer aproveitar as festas natalinas. A tentação é grande, já que o leite está presente em grande parte dos principais pratos. Seja na sua forma natural ou nos seus derivados, é praticamente impossível se livrar completamente deste alimento. Por isso, a atenção deve ser redobrada: tenha cuidado e não consuma nada sem ter certeza dos ingredientes.

E se você for o responsável por preparar as comidas de final de ano, busque substituir o leite de vaca em suas receitas por alternativas, como o leite de soja, de quinoa ou de arroz, por exemplo.

6. Ovos fecham nossa lista de comidas de final de ano que podem causar reações alérgicas 

Este alimento, tão comum e presente em diversos pratos das ceias de Natal e Ano Novo, também é uma ameaça para as crises alérgicas.

O ovo possui duas proteínas que tendenciam as reações: ovalbumina e ovomucoide, ambas presentes na sua clara. Uma curiosidade é que a alergia ao ovo, geralmente, está associada à alergia à proteína do leite.

É preciso tomar cuidado para não comprometer a boa energia dessas datas. Se você já conhece a sua alergia alimentar, não deixe de questionar os ingredientes presentes em cada um dos pratos e de avisar previamente seu anfitrião sobre as suas restrições. Ainda, se você não costuma consumir esses alimentos na sua rotina, prefira evitá-los. Com esses cuidados, as comemorações e a diversão de todo o grupo estarão garantidas!

Você já conhecia essas comidas de final de ano que podem causar alergia? Conhece outros exemplos? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *