Como identificar a asma na infância?

A asma é uma doença em evidência nos dias de hoje, e que cada vez acomete mais o público infantil. Além de apresentar incômodos para as crianças, a asma pode se tornar uma grande inimiga no longo prazo – se não administrada de forma correta e em tempo hábil. Por isso, é preciso ter atenção a possíveis ocorrências para poder manter o seu filho fora de perigo.

Mas, então, como identificar que o seu pequeno está com asma? Quais são os principais sintomas apresentados por essa doença? Neste artigo, confira as respostas para essas e outras perguntas. Acompanhe.

O que é a asma?

A asma é uma doença crônica, que provoca a inflamação das vias aéreas. Ela atinge grande parte da população mundial e tem uma origem multifatorial, onde a genética e a exposição a fatores do ambiente são fundamentais para o seu desenvolvimento. Podendo ser alérgica ou não. Estima-se que hoje cerca de 20 milhões de pessoas sejam asmáticas em nosso país, considerando crianças, adultos e adolescentes, sendo a doença respiratória crônica mais comum no Brasil.

Ainda que possa ser tratada, a asma não apresenta cura: ou seja, o indivíduo deverá aprender a conviver com ela durante a sua vida, e os quadros reativos (crises com intensidade e frequência) vão depender do contato com substâncias alérgenas e/ou irritantes, estilo de vida, tratamento adotados e da vulnerabilidade do organismo.

Quais são os riscos da asma na infância?

A asma na infância, também conhecida como asma pediátrica, é mais perigosa do que se pode imaginar. O público nessa faixa etária é especialmente mais sensível e vulnerável às ações agressoras. Vale ressaltar que as crianças possuem as pequenas vias aéreas – parte afetada pela presença da asma – com menor dimensão.

Ou seja, qualquer inflamação pode ser percebida em maiores proporções, causando reações mais graves e intensas. Por isso, é preciso ter atenção aos pequenos, para que uma crise de asma não se transforme em um quadro de risco a vida.

Além dos impactos diretos e indiretos na qualidade de vida das crianças, como faltas na escola e limitações nas atividades recreativas, a asma pode persistir para a idade adulta, e a doença não controlada na infância pode gerar reduções no funcionamento das vias respiratórias que levam a limitações futuras. 

Como identificar a asma na infância?

A asma na infância apresenta, basicamente, os mesmos sintomas em adultos, se diferenciando pela intensidade das reações. Dentre as manifestações mais comuns, destacam-se:

  • Chiado no peito.
  • Tosse seca e/ ou derivada de esforços físicos, choro ou risadas.
  • Respiração curta.
  • Falta de ar.
  • Fadiga e cansaço.
  • Indícios de dor do peito.

Como nesta idade as crianças ainda não conseguem expressar de forma adequada a presença dos sintomas, cabe aos pais estarem atentos na sua ocorrência. Lembrando sempre de que eles podem se manifestar de forma isolada ou combinada, de acordo com o organismo. A asma na infância pode ser percebida ainda nos primeiros meses de vida, representando um ponto de atenção importante desde o nascimento da criança.

Mas como outras doenças da infância também podem apresentar sintomas semelhantes, como quadros de infecções por vírus por exemplo, ao suspeitar de que seu filho pode ser portador dessa condição procure auxílio médico. Um especialista poderá colher uma história mais completa e fazer exames, como os testes de alergia e de função pulmonar (espirometria) para detectar o problema.

Como lidar com a asma na infância?

Prevenção e controle são fundamentais para lidar com esse problema. A identificação da asma também pode estar atrelada ao contato com determinadas substâncias, por isso, tomar cuidado com algumas questões é essencial. Por exemplo:

  • Manter a casa sempre limpa, arejada e livre de poeira.
  • Evitar excesso de objetos que acumulem muito pó em casa, como tapetes, cortinas, cobertores de lã, pelúcias e almofadas.
  • Lavar bem as roupas e evitar o uso de amaciantes com cheiro muito forte.
  • Estimular a prática de atividades físicas supervisionadas
  • Incentivar a boa alimentação da criança.
  • Inibir contato com fumaças e cheiros fortes (velas, incensos, aromatizadores).

Além disso, não deixe de realizar um acompanhamento médico com seu pequeno. Um profissional da área poderá orientar sobre os melhores tratamentos para o quadro.

A asma na infância precisa de tratamento adequado para não se tornar uma ameaça ao seu pequeno. Invista em uma rotina de cuidados e tenha atenção a qualquer sinal de manifestação – por menor que ele seja! Se seu filho apresentar qualquer um dos sintomas que vimos, não deixe de procurar atendimento médico. Quem ama, cuida: a saúde da sua criança depende de você!

E então, ficou mais claro como identificar a asma na infância? Tem alguma outra dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco, e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *