Quando o exame de sangue é indicado para investigar alergia?

A alergia é uma condição que exige atenção e cuidados. Seus impactos, de brandos a graves, podem incluir consequências à saúde, e e também emocionais, sociais e nutricionais. Por isso, investigar alergia e obter um diagnóstico preciso é fundamental para minimizar os eventuais efeitos do quadro alérgico no bem-estar e na qualidade de vida do paciente.

E, nesse momento de diagnóstico, testes podem ser solicitados pelo seu médico. O teste de alergia é um exame realizado por um especialista em alergia (alergologista) treinado para identificar se seu corpo apresenta alguma sensibilidade a determinada substância conhecida. O teste pode ser realizado, basicamente, sob a forma de exame de sangue ou exames na pele.

Neste artigo, saiba mais sobre o papel do exame de sangue para investigar alergia.

Por que os testes de alergia são importantes?

Estima-se que os casos alérgicos já acometam 30% das pessoas. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de alergia ocupam o quarto lugar em prevalência no mundo.

Entre as alergias, aquelas de cunho respiratório, em especial, têm gerado grandes preocupações. A taxa de mortalidade relativa a problemas de asma aumentou 28% entre 1980 e 1994. De fato, a Organização Mundial de Alergia estima que a asma seja responsável por 250.000 óbitos anualmente – mortes que poderiam ser evitadas com diagnóstico e cuidados adequados. Além de outros tipos de doenças alérgicas que vem crescendo, como as alergias alimentares e a medicamentos.  E tudo isso pode iniciar por investigar alergias com testes como o exame de sangue.

Em que situações, normalmente, é utilizado o exame de sangue para investigar alergia?

O exame de sangue para investigar alergia é um teste que ajuda a detectar anticorpos IgE (imunoglobulina E) para os principais alérgenos, isso é, eles identificam e medem a quantidade de anticorpos específicos para alérgenos no sangue do paciente.

Desse modo, esse tipo de exame rastreia alguns dos gatilhos alérgicos mais comuns – incluindo ácaros da poeira, pólen, pelos de animais, alimentos e alguns medicamentos.

Além disso, ele pode ser recomendado, entre diversas condições, quando:

  • O paciente está utilizando algum medicamento conhecido por interferir nos resultados do teste cutâneo (de pele) e não pode parar de tomá-lo por alguns dias – isso inclui anti-histamínicos, esteroides e certos antidepressivos.
  • Por algum motivo, o paciente não pode tolerar as picadas feitas na pele que são  necessárias para o teste de alergia cutâneo.
  • O paciente apresenta um problema cardíaco instável.
  • O paciente tem eczema grave, dermatite, psoríase ou outra condição mais agravada na pele que inviabiliza a aplicação do teste.
  • O paciente apresenta risco de ter uma reação extrema durante os testes cutâneos ou tem um histórico de reação alérgica com risco de morte – a chamada anafilaxia.
  • O exame de sangue para investigar alergia também pode ser solicitado pelo médico para verificar se o tratamento via imunoterapia está funcionando conforme o esperado.

No entanto, é importante saber que, para alguns casos, o exame de sangue pode se mostrar menos acurado do que o cutâneo e demanda alguns dias ou até semanas para se obter resultados (o que pode não ser o ideal para casos de maior urgência).

Por isso, para investigar alergia, é fundamental, primeiramente realizar uma consulta com um alergologista – esse profissional é que deve indicar as melhores estratégias para seu diagnóstico e tratamento.

E então, ficou mais claro para você em que tipo de situação pode ser solicitado um exame de sangue para investigar alergia? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *