Quais os sintomas de bronquite alérgica?

O termo bronquite é um termo genérico, que significa inflamação dos brônquios, que são os “canais”que conduzem o ar inalado as menores partes dos pulmões (os chamados alvéolos) e se caracteriza por gerar uma inflamação nesses locais, que pode ser aguda ou crônica.A chamada bronquite alérgica, também conhecida como bronquite asmática, se caracteriza por gerar uma inflamação crônica nesses locais que tem na sua base a participação de mecanismos alérgicos. Essa condição então se desencadeia a partir da predisposição genética do indivíduo aliada a exposição do organismo à determinadas substâncias alérgenas do ambiente.

Por isso, o primeiro passo é trabalhar com a prevenção: somente com atenção é possível identificar os sintomas e buscar o tratamento adequado para reduzir os impactos das crises.

Mas, então, você conhece os principais sintomas da bronquite alérgica ou que podem vir associados a ela? E quando e como podem se manifestar no organismo? Confira, neste artigo, tudo sobre os indícios dessa doença.

6 sintomas da bronquite alérgica ou que podem estar associados e ela

1. Tosse

A tosse é, sem dúvidas, o principal sintoma da bronquite alérgica e se caracteriza pelo caráter contínuo. Geralmente, ela ainda conta com a presença de muco ou outras secreções, promovidas pela inflamação dos brônquios.

Comumente, a tosse é o primeiro indício da crise de bronquite, o que acaba gerando confusões, pois ela também é muito percebida em outros quadros. Ainda, a tosse é manifestada principalmente à noite ou quando o indivíduo entra em contato com muito frio ou outros fatores irritantes como fumaças e com substâncias alérgenas (mofo, ácaro, etc.).

2. Chiado no peito

O chiado no peito é sintoma importante da bronquite alérgica, causando desconforto ao indivíduo e até falta de ar. O chiado pode ser constante ou surgir de acordo com a respiração, mas, em ambos os casos, prejudica o seu bem-estar.

Esse chiado pode até mesmo estar associado a outras causas, mas esse é um dos sintomas mais característicos da crise e que precisa ser verificado com urgência quando manifestado.

3. Ronco

O ronco é outra reclamação constante entre os que apresentam crises de bronquite alérgica. Ele pode surgir repentinamente ou ser uma condição antiga (crônica) do indivíduo e, geralmente, está associado à dificuldade de respiração na parte alta das vias, como pelo nariz. O ronco apresentado por aqueles que têm bronquite pode ser irregular e tender a ocorrer mais quando se está em crise. Deve ser identificado e tratado adequadamente sua causa, pois pode estar ligado a condições que pioram a bronquite alérgica e dificultam seu tratamento.

4. Falta de ar

A falta de ar é um sintoma gravíssimo da bronquite alérgica e pode representar uma evolução rápida do quadro – sendo necessário socorro imediato quando ocorre o seu aparecimento. A falta de ar (ou dificuldade para respirar) causa a sensação de que ele não consegue chegar ao pulmão e pode ser entendida como uma consequência dos demais sintomas. Ela se manifesta de forma muito rápida e pode até mesmo ser fatal.

5. Fadiga

É muito comum que o indivíduo com bronquite alérgica apresente corpo cansado e desânimo. Essa inflamação atinge intensamente o sistema imunológico, deixando os seus portadores prostrados e sem forças para encarar suas atividades cotidianas. Em virtude de outros sintomas, como a falta de ar e o chiado no peito, a debilidade pode se tornar ainda maior.

6. Secreção respiratória

A tosse da bronquite alérgica pode ser seca e alternar com momentos de secreção, que geralmente é clara e viscosa, com aspecto de clara de ovo. Ela provem da inflamação das paredes que revestem os brônquios, por conta da inflamação própria da doença. Assim, o paciente pode apresentar a chamada “tosse cheia”em algumas crises e em alguns períodos do dia.

Importante ficar atendo a esses sintomas!

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com a sensibilidade do organismo, de contato com os alérgenos, da gravidade da doença, da presença ou ausência de tratamento. Ou seja, não significa que o quadro de bronquite alérgica seja o mesmo em todas as situações. Os sintomas podem vir associados ou se manifestar isoladamente, ter evolução rápida ou mais lenta e surgir a partir de diferentes situações.

São diversos os sintomas da bronquite alérgica. Exames para alergia e provas de função respiratória podem ser utilizados para diagnóstico, por isso, o recomendado é, em caso de suspeita, procurar um especialista para identificação e tratamento da condição.

E então, ficou mais claro para você quais são os sintomas da bronquite alérgica? Restou alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *