Alergia a medicamentos: quais os sintomas?

Só de ouvir falar em alergia, algumas pessoas já começam a se coçar ou se lembram de episódios pouco agradáveis de quando sofreram com algum incômodo na pele, por exemplo. Mas uma coisa é certa: ninguém está 100% imune a uma reação alérgica. Em muitos casos, quando acontecem problemas na pele, uma investigação começa e nem sempre é rápido descobrir que os sintomas são causados por uma alergia a medicamentos.

Por isso, o primeiro passo antes de ter o diagnóstico em mãos é observar os sinais e sintomas e, se possível, anotar tudo o que lembrar das horas que antecederam a causa ou até o que aconteceu nos dias anteriores para informar com mais detalhes ao médico alergologista.

No artigo de hoje, saiba mais sobre essa condição, seus sintomas característicos e outras informações importantes para lidar com a alergia a medicamentos. Acompanhe a seguir.

O que é alergia a medicamentos?

Primeiramente, é importante esclarecer que a alergia a um medicamento não é o mesmo que um efeito colateral proporcionado pelo fármaco, ou outra possível reação conhecida listada no rótulo (bula)  do medicamento. A alergia a medicamentos também é diferente da toxicidade causada por overdose de medicamentos.

A alergia a medicamentos é uma resposta exagerada do sistema imunológico a algum fármaco ou ativo de sua composição. Essa resposta geralmente é imprevisível.

Quando se trata dos efeitos previsíveis, geralmente os motivos estão associados a algum desses 4 grupos:

  • Interação com o uso de outras drogas.
  • Efeito colateral do medicamento.
  • Quantidade da substância no organismo (efeito da dose).
  • Efeito indireto que prejudica outras partes do corpo, relacionado a ação do medicamento.

Já quando as reações que não são previsíveis, os motivos para a reação exagerada costumam ser:

  • Intolerância ao medicamento, que é uma resposta individual do organismo.
  • Idiossincrasia, que em geral é causada por algum defeito enzimático no corpo que predispõe a reação.
  • Hipersensibilidade, que pode englobar a reação alérgica.

Quais são os sintomas da alergia a medicamentos?

Sinais e sintomas de uma alergia imediata grave a medicamentos geralmente ocorrem dentro de uma hora após o uso do medicamento. Outras reações, principalmente erupções cutâneas, podem ocorrer dias ou semanas depois, essas podem ser leves (na sua maioria) ou graves. E também a maior parte das reações imediatas são leves e moderadas.

Os sintomas característicos da alergia a medicamentos costumam incluir:

  • Inchaços em algumas partes do corpo, principalmente pálpebras, lábios, mãos, pés e genitália.
  • Erupção cutânea e coceira na pele, principalmente do tipo urticária ou exantema (lesões persistentes e que podem ser de diferentes formas).
  • Sintomas respiratórios: coriza, espirros, congestão nasal, tosse, cansaço e falta de ar.
  • Sintomas intestinais associados, principalmente as reações graves: náuseas, vômitos, dor abdominal e diarréia.
  • Fechamento da glote (edema de glote) nas reações graves e imediatas.

É importante ressaltar que a alergia a medicamentos pode causar também reações imediatas graves, incluindo uma condição com risco de vida que afeta vários sistemas do corpo – a anafilaxia.

Quais são os medicamentos mais comumente relacionados a reações alérgicas?

Embora qualquer medicamento possa causar uma reação alérgica, alguns são mais comumente associados a alergias. Esses incluem:

  • Antibióticos, em especial da classe das penicilinas.
  • Analgésicos, anti-térmicos e antiinflamatórios, como aspirina (AAS), dipirona, ibuprofeno e paracetamol.
  • Medicamentos quimioterápicos para tratamento do câncer.
  • Medicamentos utilizados em procedimentos de anestesia para cirurgia, em especial os bloqueadores neuromusculares e anestésicos.

É possível evitar a alergia a medicamentos?

Reações de alergia a medicamentos podem ser imprevisíveis. Uma pessoa pode tomar um medicamento por anos e, de repente, em um dia comum, ser afetada e apresentar uma reação adversa.

O importante, nesses casos, é sempre a observação e orientação médica, porque, com a avaliação de um profissional preparado e com todo suporte necessário, é possível identificar com precisão e rapidez qual é o motivo do problema, o tratamento ideal e, até mesmo, se será necessário evitar outras medicações com composições químicas similares ou da mesma família da que causou a reação.

Confirmada a suspeita do componente medicamentoso que está atuando como alérgeno, a primeira atitude a ser tomada é a suspensão do medicamento, ou seja, não usar mais com a devida orientação médica, pois isso pode também trazer riscos a saúde do paciente e substituições deverão ser feitas de forma segura. Além disso, sempre que retornar a algum hospital, consultório ou fizer qualquer procedimento, seja estético ou rotineiro, é importante avisar sobre a restrição ao medicamento para que fique registrado na ficha e para assim evitar qualquer complicação.

Toda a reação deve ser devidamente documentada, com registros e fotos, de todos os sinais e sintomas e do tratamento adotado, isso tudo para facilitar a investigação e condução subsequente do caso.

Para saber mais sobre esse assunto tão importante, leia também o nosso artigo sobre a alergia a medicamentos na infância. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *