5 tipos de leite para quem tem intolerância à lactose

Por definição biológica, leite é um líquido fisiológico branco, opaco, secretado pelas glândulas mamárias da mulher e de outros mamíferos. Assim, as outras bebidas que não tem essa origem não deveriam ser chamadas de leite, mas de fórmula ou bebidas. Mas, para facilitar o entendimento vamos chamar de leite as outras bebidas que vamos discutir aqui, utilizadas em substituição ao leite de vaca, para os alérgicos ou intolerantes a esse.

O número de alérgicos e intolerantes ao leite e seus derivados, que podem ingerir tipos de fórmulas específicas, vem tendo um aumento não só no Brasil, mas no mundo todo.

Quem sofre com intolerância à lactose, por exemplo, tem carência de lactase, enzima que atua na digestão da lactose, e sente dificuldades na hora de digeri-la. Os sintomas dessa condição variam bastante de organismo para organismo, algumas pessoas sentem desconforto intestinal, indigestão, cólica e diarreia, por exemplo.

Tudo isso tem aberto o mercado para novos produtos com o objetivo de atender a esse crescente público. Entre esses itens, estão diferentes tipos de bebidas ou fórmulas, que são ótimas alternativas para os intolerantes à lactose.

Cabe ressaltar que o leite de vaca, assim como todos os outros de origem animal, contém, em média, 5 gramas de lactose para cada 100 ml de leite. Assim, pode-se dizer que um copo de 250 ml, por exemplo, contém 12,5 gramas de lactose.

Por sua vez, o leite sem lactose nada mais é do que o leite de vaca comum, em que a lactose foi parcialmente ou completamente quebrada pelo processo de hidrólise, com adição de lactase. Entretanto, já há no mercado outros tipos de bebidas voltadas a esse segmento, como veremos a seguir!

1. Leite comum sem lactose

Esse tipo de leite é como o comum, no entanto, com um diferencial, que é a ausência do açúcar lactose. Ele é rico em cálcio, potássio, zinco, magnésio, além de vitamina A, K e o complexo B.

2. Leite de amêndoas (Uma bebida de origem vegetal)

A coloração é diferente, puxando mais para o bege, mas a textura é muito semelhante ao leite de vaca. Seu principal benefício é a ausência de lactose. É mais leve e de mais fácil digestão por ser rico em fibras.

A 250 ml do leite de amêndoas, são 30 calorias e 2 gramas de gordura, além de maiores quantidades de cálcio, vitamina D e E do que as presentes no leite de vaca. O único aspecto negativo é o fato de ter pouca proteína. Também é isento de glúten.

3. Leite de arroz (Outra bebida de origem vegetal)

Esse é um dos tipos de leite para intolerantes à lactose, e é feito a partir dos grãos processados do arroz. Ele pode ser encontrado em uma versão neutra ou saborizada, em geral, nos sabores baunilha ou chocolate.

Além de livre de lactose, ele também é zero colesterol, e em uma porção de 250 ml, tem-se 110 calorias, 1 grama de gordura e 2 gramas de proteína. Assim, comparado ao leite de origem animal ele tem uma menor quantidade de proteínas e maior carboidratos.

4. Leite de soja (Também por ser uma bebida natural de origem vegetal é isento de lactose)

Ele pode ser encontrado em soja transgênica ou orgânica. A primeira opção, não se sabe com total precisão quais podem ser as consequências do consumo, por isso, requer uma atenção especial no momento da escolha.

Ele é rico em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B.

O leite de soja é rico em potássio e flavonoides, que são ótimos antioxidantes. Em uma porção de 250 ml, temos  80 calorias, 7 gramas de proteína e 4 gramas de gordura, sendo que apenas 0,5g são de gordura saturada. Ele é livre de colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca.

5. O coco também produz um dos tipos de leite ideais para quem tem intolerância à lactose

Por também ser de origem vegetal é isento de lactose. Tem composição baixa de proteínas e carboidratos.

Seu uso tem crescido hoje mais como ingrediente em receitas. É rico em gordura saturada do tipo boa, tem pequena quantidade de vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, zinco. E um pouco mais de potássio e ferro.

Você já conhecia esses tipos de leite para quem tem intolerância à lactose? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *