Como identificar uma alergia alimentar?

Você já se perguntou como faz para identificar uma alergia alimentar? Considerada uma reação inflamatória, ela pode se manifestar na pele, mãos, pés, boca, olhos e nariz, e apresentar sintomas como bolhas vermelhas, inchaço e até dificuldade de respirar.

Esse tipo de alergia é uma reação a uma substância presente na bebida, alimento ou aditivo alimentar ingerido e que, muitas vezes, pode levar a pessoa alérgica ao pronto socorro, pois o problema pode evoluir para um quadro mais grave, como o choque anafilático.

Se você quer saber como identificar uma alergia alimentar, acompanhe o post de hoje. 

Quais os sintomas que ajudam a identificar uma alergia alimentar?

A alergia alimentar tem alguns sintomas importantes que podem surgir minutos ou até 2 horas após a ingestão do aditivo, bebida ou alimento. A maioria dos pacientes apresenta: 

Coceira e vermelhidão na pele

A pessoa alérgica pode apresentar uma intensa coceira na pele e vermelhidão. A reação pode provocar calombos/placas e ser muito incômoda.

Inchaço nos lábios, orelhas, olhos ou língua

Caso você seja alérgico a determinado tipo de alimento, pode apresentar inchaço nos lábios, orelhas, língua ou olhos. Se sentir alguns desses sintomas, procure ajuda médica imediatamente.

Aftas

As aftas podem ocorrer devido a um alimento muito ácido, e até refrigerantes podem provocar aftas.

Portanto, se você é alérgico, cuidado com as bebidas gaseificadas e os alimentos ácidos. Eles podem causar machucados em sua língua ou boca.

Nariz entupido e escorrendo

Quem diria que a alergia alimentar poderia se manifestar por meio do nariz entupido e escorrendo, não é mesmo?  

Entretanto, quando ingerir determinado tipo de alimento, observe se seu nariz entope ou não. 

Sensação de desconforto na garganta

A alergia alimentar também se manifesta por uma sensação de desconforto na garganta. Muitos pacientes alérgicos relatam que chegam a ter dificuldades de engolir os alimentos.

Portanto, caso você tenha esse sintoma, é melhor que seja investigada a causa da alergia.

Falta de ar e dificuldade para respirar

Esse é um dos sintomas mais sérios da alergia alimentar. Se você sentir falta de ar ou dificuldade para respirar, é melhor procurar um pronto socorro mais próximo durante a crise. Quanto antes tratar o sintoma, melhor!

Após a crise, procure um especialista para tentar identificar o causador.

Dor abdominal e excesso de gases

A dor abdominal e o excesso de gases também podem ajudar a identificar uma alergia alimentar.

Pessoas que têm alergia ao leite, por exemplo, costumam sentir esses sintomas. Portanto, fique de olho no alimento que você come ou bebe.

Vômito, diarreia ou prisão de ventre

A alergia alimentar também pode causar vômito, diarreia ou prisão de ventre. Cada pessoa alérgica reage de um jeito ao ingerir o alimento.  

Como saber se você tem alergia?

Faça um diário alimentar

Você não tem certeza de quais alimentos parecem lhe causar problemas, certo? Então, faça um diário alimentar por duas ou mais semanas.

Registre os alimentos e os sintomas que podem ajudar a associar a alimentação ou ingredientes às reações alérgicas.

Uma vez que você tem ideia de quais alimentos podem causar desconforto, é possível tirá-los da sua rotina alimentar com orientação do seu médico.

Faça uma dieta de eliminação

Depois de coletar informações suficientes sobre sua dieta e sintomas, procure ajuda médica e faça uma dieta de eliminação para identificar as alergias alimentares específicas.

Se você tiver uma reação anafilática a qualquer alimento, não faça a dieta de eliminação sem a supervisão de um especialista.

No caso de reações alérgicas leves, a dieta pode ajudar a estreitar a lista de possibilidades. Selecione os alimentos que serão eliminados.

Faça um teste para alergias alimentares

Em muitos casos, pode ser difícil identificar as alergias alimentares. Se você já montou um diário alimentar, fez uma dieta de eliminação e, mesmo assim, não conseguiu identificar uma alergia alimentar, faça um teste para reações alérgicas.

Em caso de reações leves ou variáveis a alimentos, múltiplos métodos são necessários para uma alergia particular. Examine a combinação de informações a partir de testes de eliminação, diários alimentares e testes cutâneos ou exames de sangue que, normalmente, identificam as alergias específicas.

Também é possível fazer um teste cutâneo. Ele é seguro e rápido, feito no consultório médico com o especialista e serve para identificar uma alergia alimentar.

Viu como é fácil identificar uma alergia alimentar? Além de observar os alimentos que come e os sintomas, você pode procurar ajuda de um médico alergologista para fazer o diagnóstico correto do problema.

Gostou do nosso conteúdo? Quer aprender um pouco mais sobre alergias? Acesse nosso próximo post e saiba se quem tem alergia ao camarão pode comê-lo sem casca.

Compartilhe:

One thought on “Como identificar uma alergia alimentar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *