Alergia alimentar depois de adulto: é possível?

A alergia alimentar é uma condição cada vez mais comum, e que pode ser extremamente perigosa se não administrada de forma correta. A maior incidência desse tipo de reação ocorre na infância, mas não se pode desconsiderar a grande quantidade de casos percebidos na idade adulta.

De fato, as alergias alimentares não são exclusividade das crianças, e podem se manifestar depois de muito tempo – sem quaisquer premissas: ou seja, elas acabam surgindo em qualquer momento e desencadeiam sintomas bastante significativos.

No post de hoje, saiba mais sobre a alergia alimentar e compreenda como ela pode se manifestar, também, durante a fase adulta. Acompanhe.

O que é alergia alimentar?

A alergia alimentar consiste em uma reação adversa do sistema imunológico, que é provocada a partir do contato com determinado alérgeno – substância que é considerada uma ameaça para o organismo. Ela provoca fortes manifestações no corpo, prejudicando a saúde e o bem-estar.

Os principais alimentos causadores desse tipo de reação são os frutos do mar, os peixes, o amendoim, o ovo, o leite de vaca, o trigo, a castanha, a soja e algumas frutas.. Ainda assim, vale ressaltar que qualquer alimento pode ser causa de uma reação alérgica – cada organismo tem suas restrições.

De acordo com estudos, entre 50 e 70% das pessoas com alergia alimentar possuem histórico familiar de alergia, o que pode ser um indicativo de cuidado extra nesse tipo de situação.

Quais são os sintomas da alergia alimentar?

Os sintomas da alergia alimentar podem surgir logo em seguida ao contato com o alérgeno ou em alguns casos, horas ou dias depois.

Entre as principais manifestações percebidas estão vermelhidão e manchas no corpo, coceira, falta de ar, náuseas, vômitos ou diarreia, dor de cabeça, tontura, etc. Essas podem vir associadas ou de forma isolada, de acordo com o nível de alergia e sensibilidade do organismo.

Vale ressaltar que, em casos mais graves, a alergia alimentar pode levar ao edema de glote, ocasionando a morte – por isso, toda a atenção é necessária!

Afinal, a alergia alimentar pode surgir na vida adulta?

Apesar de boa parte das manifestações alérgicas de cunho alimentar surgirem na fase infantil, não há uma regra que determine que esse é o único momento que elas podem ser apresentadas.

Assim, ao contrário do que muitos acreditam, essa alergia pode se desenvolver na vida adulta – sem qualquer aviso ou predisposição. O que acontece é que as alergias alimentares podem se desenvolver a qualquer momento no organismo, inclusive, após já se ter tido contato com determinado componente. Ou seja, não quer dizer que, se um determinado alimento já foi ingerido uma vez, ele não possa desencadear uma alergia em um consumo futuro.

De fato, estudos mais recentes apontam que mais de 40% dos casos de alergia alimentar surgem na fase adulta da vida e que entre 2 e 3% dos adultos sejam portadores dessa condição – que está em ascensão na vida moderna.

Como a alergia alimentar pode ser administrada?

Apesar de a alergia alimentar não ter cura, ela pode ser bem administrada. Como vimos, essa condição se refere a uma sensibilidade do organismo, que pode ter as reações controladas se as devidas providências forem tomadas.

Assim, após qualquer sintoma, é preciso buscar atendimento médico com urgência. No hospital ou na clínica, é possível fazer a aplicação de medicamentos de controle (anti-histamínicos). Ainda, quando já se tem a informação de que o organismo apresenta determinada alergia, o melhor tratamento é, mesmo, a prevenção. Evitar o contato com o alérgeno é a forma mais indicada para se garantir uma vida saudável e livre de imprevistos causados pela manifestação dos sintomas da alergia.

O importante é não negligenciar os sintomas e buscar sempre o atendimento médico especializado, em tempo hábil, para fins de reversão do quadro sintomático. Alergias alimentares apresentam riscos e precisam ser identificadas e administradas. O paciente deves estar ciente dos alimentos que deve evitar. Para isso o diagnóstico correto com acompanhamento de um Alergologista é fundamental.

E então, ficou mais claro para você como a alergia alimentar pode se manifestar em qualquer fase da vida? Continue acompanhando nosso blog para outras dicas sobre o tema e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *