O uso de descongestionante nasal “vicia”?

Conviver com as alergias respiratórias pode agregar alguns desafios à rotina de quem apresenta essa condição. Além da característica irritação na região, a rinite por exemplo, causa congestão nasal, dor de cabeça, irritação nos olhos, coriza, espirros, entre outros sintomas. E, para lidar com essas desconfortáveis manifestações, o descongestionante em spray nasal é um dos recursos utilizados. Porém, muitos pacientes alérgicos e seus familiares comumente ficam com a dúvida: será que descongestionante em spray nasal “vicia”?

No artigo de hoje, abordaremos mais sobre essa questão. Descubra se, afinal, o descongestionante em spray nasal gera uma certa dependência por parte do paciente devido seu uso recorrente e frequente e veja mais detalhes sobre esse tipo de medicamento, como riscos para a saúde do coração e da própria via respiratória.

O que é o descongestionante em spray nasal?

O descongestionante em spray nasal é um medicamento que, como o nome diz, ajuda a descongestionar o nariz, e é muito utilizado inclusive por pessoas não alérgicas. Em sua fórmula, estão substâncias como a oximetazolina, a nafazolina, a fenoxazolina e a xilometazolina.

Tais substâncias atuam como vasoconstritores (causam contração nos vasos) na região do nariz, sendo bastante eficientes para desinchar as narinas e facilitar a passagem do ar (ou seja, viabilizar a respiração) em pacientes que sofrem de congestão (obstrução) nasal. Por isso, o descongestionante em spray nasal se configura como uma alternativa rápida e prática para quem deseja resultados de alívio rápido.

Afinal, o descongestionante em spray nasal “vicia”?

Mas, quem utiliza esse recurso, já deve, em algum momento, ter ouvido falar que ele vicia. O que acontece é que esse tipo de medicamento contém essas substâncias vasoconstritoras que, com o uso contínuo e no longo prazo, podem causar a dependência da pessoa ficar tendo que utilizar a medicação toda hora, e vamos explicar logo abaixo.

O problema é que certo tempo depois do uso os vasos voltam a dilatar o nariz entope de novo. Com o tempo a pessoa vai precisar de doses cada vez maiores para fazer o efeito desejado.

E em excesso, esses descongestionantes podem provocar lesões na mucosa do nariz e passam a serem absorvidos e caem na corrente sanguínea, gerando sinais e sintomas sistêmicos. O uso recorrente, frequente e em doses elevadas traz riscos principalmente para o coração, pois leva a alterações nos batimentos cardíacos, na pressão arterial, com risco de parada cardíaca e morte.

Então os riscos do descongestionante em spray nasal para a saúde são reais?

Como vimos, há mesmo situações nas quais o spray de descongestionante nasal vicia passa a ser utilizado mais e mais pelo paciente. E realmente esse tipo de medicamento aparentemente tão inofensivo pode trazer riscos para a saúde, principalmente se utilizado sem recomendação e orientação médica.

Além dos riscos de descompensações cardíacas e na pressão arterial, principalmente com uso abusivo, outra reação comum pelo uso dos descongestionantes é a rinite medicamentosa, que é justamente quando se instala esse efeito rebote do retorno dos sintomas quando cessa o efeito e o paciente tem que usar cada vez mais o medicamento para ter o alívio desejado. Outros efeitos colaterais envolvidos com essas medicações são mais vistos em crianças, quando da superdosagem, o que gera sinais e sintomas de palidez, sonolência, irritabilidade e agitação.

Quais são as alternativas ao uso do descongestionante em spray nasal?

Existem alternativas para que você se livre da congestão nasal sem utilizar um descongestionante em spray nasal. Entre elas, estão:

  • Lavar o nariz com soro fisiológico a 0,9%.
  • Procurar atendimento médico para tratar as doenças que geram congestão nasal, como rinites e sinusites.
  • Beber bastante água (pelo menos dois litros ao dia).
  • Manter o ambiente umidificado (com umidificadores, bacias de água, etc.).

Desta forma, lembre-se: antes de utilizar descongestionante nasal converse com seu médico alergologista, otorrinolaringologista, clínico ou pediatra. Não faça seu tratamento sem orientação médica.

Como vimos, com o uso recorrente e intenso, o descongestionante em spray nasal pode trazer problemas para a saúde. Portanto, esse medicamento deve ser administrado apenas em ocasiões especificas (mas, claro, a partir de indicação médica). O uso equivocado e exagerado desse tipo de produto pode causar diversos danos ao organismo no longo prazo.

E quando bem indicado, usado com recomendação médica, ele ajuda e serve para aliviar os sintomas nasais de muitas doenças, como vários tipos de rinite, sinusite e desvios de septo, por exemplo.

Para saber mais sobre os efeitos dos medicamentos comumente utilizados em quadros alérgicos, confira também nosso artigo sobre como funcionam os remédios para alergia.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *