Coronavírus ou alergia? Quais as diferenças?

É época de cuidados redobrados com a nossa saúde e a daqueles que amamos. A pandemia do novo coronavírus é uma realidade que precisa ser levada a sério e que demanda atenção a eventuais manifestações de sintomas. Ocorre que, alguns deles, podem também ser característicos de outras condições, como as dos quadros de alergia.

Neste artigo, saiba mais sobre as principais diferenças entre os sinais de alergia e os do novo coronavírus. Acompanhe a seguir.

O que é alergia e quais são seus principais sintomas?

As alergias são respostas exageradas do sistema imunológico, responsáveis por desencadear algumas reações características após exposição a determinadas substâncias. O contato então com essas substâncias – denominadas alérgenos – ocasiona a manifestação de sintomas que variam de leves (como espirros) a graves (como dificuldade para respirar).

Dentre os alérgenos mais comuns associados à alergia respiratória estão os ácaros da poeira, os fungos do mofo, o pólen das plantas e os pelos de animais.

E a infeção pelo novo coronavírus?

A COVID-19 é uma doença viral, a qual atinge especialmente o sistema respiratório do organismo. O risco de contrair o vírus não está atrelado a uma predisposição do indivíduo, mas já conhecemos alguns grupos de risco relacionados a formas graves da doença quando a infeção já existe.

A contaminação está diretamente associada ao contato com o vírus em questão, podendo ocorrer por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, bem como contato com pessoas ou objetos contaminados seguido de contato com mucosas da boca, olhos ou nariz.

O novo coronavírus não apresenta uma resposta imediata do sistema imunológico. O vírus passa por um período de incubação (que pode ir até 14 dias) e, a partir daí, tende a desencadear os sinais e sintomas.

Coronavírus ou alergia: Quais os sintomas característicos?

A alergia e o novo coronavírus apresentam alguns sintomas semelhantes e, por isso, é preciso prestar bastante atenção no quadro em questão para saber diferenciar cada uma das doenças.

Nos casos de alergia respiratória, os sintomas incluem coceira nos olhos e no nariz, coriza, olhos vermelhos e lacrimejantes, espirros, tosse seca, falta de ar e cansaço, sem febre.

Por sua vez, o novo coronavírus tende a desencadear sinais e sintomas de ocorrência variável, mas representados principalmente por febre alta, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, diarreia, fadiga (cansaço físico) tosse e falta de ar. Nos casos mais graves, pode resultar em insuficiência respiratória e cardíaca – especialmente em pacientes com predisposições de doenças crônicas (como diabetes, doença pulmonar obstrutiva, hipertensão, asma descontrolada, entre outras).

Cabe destacar que o diagnóstico de ambas as condições só pode ser dado por um médico. Assim, se você está sintomático, busque orientação médica imediatamente para saber como proceder.

Como é o tratamento da alergia? E o do novo coronavírus?

Todos os tratamentos deve ser prescritos e orientados pelo profissional médico. As ocorrências das doenças alérgicas podem ser controladas a partir do uso de medicação anti-histamínica, bombinhas para abrir os brônquios e desinflamar as vias respiratórias. As rotinas de prevenção e controle ambiental levam em consideração o contato com o alérgeno associado a cada caso. Manter a casa arejada, os ambientes limpos e optar pelo uso de produtos antialérgicos são cuidados recomendados.

Quando se trata do novo coronavírus, ainda não há estudos bem feitos que comprovem a ação incontestável de certos medicamentos para fins de tratamento da doença. Alguns tem sido mais utilizados em determinados centros e recomendados com base na experiência clínica. Os sintomas podem ser administrados por meio de medicamentos antitérmicos e analgésicos indicados pelo médico.

Vale ressaltar que a COVID-19 ainda é uma doença recente e há necessidade de estudos científicos e pesquisas para estabelecerem-se determinantes mais claros em relação a tratamento. Hoje, o que se reforça é a importância da prevenção – que inclui medidas como distanciamento social, higienização dos espaços e, especialmente, das mãos antes do contato com olhos, nariz e boca e uso de máscara em determinadas circunstâncias.

Seja em virtude de uma alergia ou pelos riscos do novo coronavírus, cuidar da saúde é fundamental. Reforce seus hábitos de higiene e mantenha uma rotina saudável (alimentação, prática de exercícios, etc.).

E então, ficou mais claro para você quais sãos as principais diferenças entre o novo coronavírus e a alergia? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *