7 alérgenos campeões entre as causas de alergia

 

As causas de alergia em crianças e adultos são os alérgenos, ou seja, toda substância que o sistema imunológico reconhece como “estranha” ou “perigosa”. Assim, os alérgenos podem estar no ar, na comida, dentro da sua própria casa, nos medicamentos que você ingere e até nos produtos de limpeza. Eles também podem ser encontrados em cremes para o rosto e corpo, nos shampoos e até nos sabonetes.

É exatamente pela diversidade dos alérgenos que preparamos este post e listamos os 7 que são campeões entre as causas de alergia. Acompanhe. 

1. Ácaros da poeira

Os ácaros da poeira são considerados um dos campeões entre as causas de alergia. Pequenos e esbranquiçados, eles não podem ser vistos a olho nu. 

Pertencentes à família das aranhas, os ácaros causam um enorme dano para quem tem alergia. Isso porque os fragmentos desse alérgeno são facilmente suspensos no ar, principalmente quando você varre a casa e levanta a poeira.

Os ácaros são facilmente inalados por todas as pessoas que estão no ambiente, e, quando eles entram em contato com o sistema imunológico de alguém alérgico, provocam as reações alérgicas.

2. Fungos

Os fungos são outra das principais causas de alergias. Esses alérgenos que podem ser encontrados nos refrigeradores sujos, nas paredes úmidas, nos banheiros mofados e nos alimentos e também fazem parte dos componentes da poeira doméstica. Você encontra fungos nos ambientes externos, pois podem crescer nas gramíneas, em cereais e em plantas que ficam nas estufas.

Considerados organismos microscópicos, os fungos formam colônias em redes com esporos para se reproduzir. Esses esporos e seus fragmentos são transportados pelo ar e agem como alérgenos, que quando inspirados causam alergias respiratórias.

3. Pelo dos animais domésticos

O pelo dos animais domésticos é outro alérgeno que provoca várias reações. Nas alergias aos animais, o organismo reage às escamas da pele (caspa), que são os alérgenos que entram no nosso corpo pelo sistema respiratório, causando os sintomas respiratórios. 

As primeiras manifestações dessa alergia podem ser a rinite alérgica e a asma. Portanto, se você tem cães e gatos em casa, evite que eles fiquem dentro do quarto das crianças e perto de pessoas com alergia.

4. Pólen das flores

Os polens são grãos minúsculos produzidos pelas plantas e também causam alergia. Eles são liberados no ambiente para a sua reprodução, e a concentração depende do clima, do tipo e época da reprodução destas plantas, chamada de estação de polinização, normalmente, na primavera. 

A alergias ao pólen aparece mais nas regiões de clima frio, onde as estações são bem definidas. Uma pessoa pode desenvolver a alergia se mudar para países de clima temperado, por exemplo.

5. Alimentos

Muitas pessoas desenvolvem reações alérgicas quando ingerem alguns alimentos. As mais comuns são urticária, inchaço dos lábios e das pálpebras, coceira nos olhos, diarreia, vômito, dor de cabeça, tosse alérgica e até dificuldade de respirar. Os principais alimentos que são causas de alergia são: amendoim, leite, ovo e frutos do mar.

6. Medicamentos

Há alguns tipos de medicamentos que podem causar alergias, por isso, é importante que você não tome remédios ou dê aos seus filhos sem receita médica. Muitas vezes, ao invés de melhorar os sintomas de alguma doença, você pode prejudicar ainda mais o quadro de saúde.

7. Hidratantes e Sabonetes também são causas de alergia

hidratantes e sabonetes que podem ser alérgenos. Muitos deles são feitos com leite e outras substâncias que causam alergias de contato, inclusive, alguns, podem ter cheiro forte e ainda desencamdear alergias respiratórias.

As alergias são casos que merecem atenção, por isso, caso perceba algum tipo de reação, agende uma consulta com um médico alergologista para que ele possa investigar as causas de alergia lhe orientar sobre o melhor tratamento.

Conte com a Alergo Imuno, e se ficou com alguma dúvida sobre essas e outras causas de alergia, escreva pelos comentários. Até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *