Como evitar as crises de alergia a ácaros?

A sensibilidade a ácaros é um problema que afeta adultos e, principalmente, as crianças. Os ácaros são micro organismos que existem na sujeira e na poeira, e que provocam crises em doenças alérgicas, como a asma e rinite.

No entanto, é possível minimizar ou evitar as crises alérgicas tomando algumas precauções. O hábito de uma boa limpeza na casa, por exemplo, pode reduzir e prevenir a maioria dos sintomas alérgicos, como olhos lacrimejantes, espirros e tosse.

Portanto, para que você possa evitar o contato com ácaros, preparamos algumas dicas para você aplicá-las em sua casa e cuidar da sua saúde e a de seus filhos.

Quer ficar por dentro das nossas sugestões? Então, vamos lá!

1. Lave a roupa de cama duas vezes na semana

Para evitar a alergia a ácaros, lave a roupa de cama duas vezes por semana. A ideia, aqui, é usar a água quente, pois, com a alta temperatura, os ácaros, que vivem nos lençóis e cobertores, e sobrevivem comendo as células mortas da pele, acabam morrendo. 

Por isso, também é importante, sempre que possível, trocar sua roupa de cama.

2. Limpe a casa com o pano úmido

Se você deseja prevenir a alergia a ácaros, não use a vassoura para limpar sua casa – prefira o bom e velho pano úmido. A vassoura levanta a poeira e deixa essas partículas no ar, contribuindo para que você e seus filhos tenham crises de doenças provocadas pelos ácaros.

3. Utilize cobertores e colchões antiácaro

Quando comprar roupa de cama, dê uma boa olhada na etiqueta do cobertor e observe se ele é antiácaro, e troque a sua rouparia que não tiver essa característica.

Hoje em dia, há várias lojas especializadas em roupas de cama e banho que vendem essas peças. Com certeza, você terá mais conforto na sua casa e evitará a alergia a ácaros.

4. Retire as cortinas da sala e dos quartos

É claro que as cortinas dão um acabamento na decoração de qualquer ambiente, mas, se você tiver alergia, ou alguém da sua família, o ideal, para prevenir as crises, é retirar aquelas que acumulam poeira e são difíceis de lavar.

A cortina é um dos ambientes ideais para os ácaros se reproduzirem, pois eles sobrevivem em locais quentes e pouco ventilados. Preferir, se for usar, cortinas que possam ser limpas diariamente com facilidade.

5. Evite tapetes e carpetes

Os tapetes e os carpetes também são ambientes favoráveis para os ácaros se reproduzirem. Se você quer evitar a alergia, também é bom deixar de lado esses itens. 

Quem sofre com alergia a ácaros relata uma forte diminuição nos sintomas quando tapetes e carpetes são retirados de suas residências. Então, melhor uma casa com a decoração adaptada e a família com saúde, do que ter que conviver com as crises e sintomas alérgicos, concorda?

6. Evite os bichos de pelúcia

Embora eles sejam bonitinhos, os bichos de pelúcia são a moradia perfeita para os ácaros. Se você ou seu filho têm alergia, evite esses brinquedos. Quanto mais você evitar o acúmulo de poeira, mais longe ficará dos ácaros.

7. Troque as toalhas de banho para evitar a alergia a ácaros

As toalhas de banho também podem servir de local de reprodução dos ácaros. Isso porque, se estão secas, acumulam poeira, e se estão úmidas, há grande possibilidade de ter fungos e bactérias. 

Para evitá-los, troque as toalhas de banho com frequência, pelo menos duas vezes na semana, ou, se preferir, faça isso sempre que notar sujeira no tecido. Para as toalhas secas, a sugestão é estendê-las, e não jogá-las no chão, assim, você previne o acúmulo de ácaros e, também, de bactérias.

Viu como é fácil evitar as crises de alergia a ácaros? Agora que você já sabe o que fazer, é só colocar as nossas dicas em prática, não é mesmo? Se ainda ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

 

 

Compartilhe:

2 thoughts on “Como evitar as crises de alergia a ácaros?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *