Por que algumas plantas causam alergia?

Apesar de várias terem propriedades medicinais algumas plantas causam alergia, e há espécies que em especial, são mais conhecidas por essa característica e merecem atenção redobrada.

Quer saber um pouco mais sobre por que as plantas causam alergia e quais são as espécies que lideram esse ranking? Confira a seguir.

Quais são as plantas que mais causam alergia?

A alergia desencadeada a partir das plantas é mais comum do que se imagina. As espécies em geral podem ser responsáveis por alergias, no entanto, as que apresentam flores são mais comuns nesse tipo de incidência – principalmente quando falamos de alergias respiratórias. Além disso, destacam-se espécies como urtiga, jasmim, azevém, carvalho, amoreira e o limoeiro.

Plantas causam alergia de que tipo?

Plantas causam alergia de caráter distinto, de acordo com o organismo e as propriedades das espécies. 

Por exemplo, as alergias respiratórias são muito comuns pelo contato com as plantas e isso se deve especialmente ao pólen. Isso porque essa substância presente nas plantas – em especial naquelas com flores – é sinônimo de irritação em organismos com pré-disposição alérgica, incentivando os sintomas reativos.

Além disso, o perfume emanado pelas espécies é capaz de estimular a sensibilidade e promover manifestações. Os sintomas dessa alergia incluem coceira na pele, no nariz e nos ouvidos, coriza, irritação nos olhos, tosse, febre, falta de ar, enjoo, entre outros. Como tratamento, são utilizados medicamentos antialérgicos.

As alergias na pele também podem surgir a partir do contato com as plantas, e são mais comuns a partir da exposição a algumas espécies específicas. Nesse caso, o que acontece é que elas produzem substâncias propícias que geram irritação e hipersensibilidade na pele, e podem ser percebidos sintomas como vermelhidão, coceira e inchaço na região atingida. Para o alívio dos sintomas e controle das reações, indica-se a boa higienização do local, a aplicação de pomadas anti-inflamatórias e o uso de medicamentos antialérgicos receitados por um especialista.

Há casos em que a alergia manifestada (crise alérgica) tem relação específica com as suas restrições imunes. Ou seja, é uma alergia apresentada pela sua “intolerância” a partir de alguma substância específica de determinada planta. O látex, por exemplo, é uma substância encontrada em diferentes espécies e que é especialmente conhecida por desencadear crises alérgicas.

A seiva outro componente dos vegetais, é exemplo comum de causador alérgico. Os sintomas desse tipo de alergia, geralmente, são mais severos e podem incluir – além de coceira e vermelhidão na pele – queimaduras, fortes náuseas, tonturas, falta de ar e comprometimento das vias aéreas. Nesses casos, a procura por atendimento médico deve ser imediata, já que a evolução do quadro é bastante rápida.

Como prevenir a alergia a plantas?

Infelizmente, a alergia é uma restrição do organismo e que não apresenta cura. Entretanto, inibir o contato é sempre a melhor forma de prevenir novas manifestações – e com as plantas, não seria diferente, por isso, a indicação é manter distância daquelas que são reincidentes em casos alérgicos e as espécies com aromas muito fortes.

Ainda, dar preferência para as que não contêm espinhos, e sempre manipular com luvas as que apresentarem seiva leitosa são atitudes que podem evitar acidentes e o surgimento de alergias e irritações na pele.

E então, ficou claro por que as plantas causam alergia? Tem alguma outra dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *