Crianças em casa: como evitar crises respiratórias?

Um dos maiores problemas de qualquer estação do ano, principalmente do inverno, são as alergias. As crianças são as que mais sofrem com as crises respiratórias e, dentre as principais, podemos citar: rinite, asma e tosse alérgica, que provocam sintomas desagradáveis e afetam o bem-estar dos pequenos.

No entanto, você sabia que com atitudes muito simples é possível evitar as crises respiratórias? Neste post, vamos mostrar como é fácil lidar com as crianças em casa e deixá-las livre dos problemas alérgicos. Acompanhe.

Evite tapetes e carpetes

Os tapetes e carpetes são lindos, não é verdade? Mas, se você tem um alérgico em casa, esses objetos de decoração são um grande problema! Por mais que você utilize o aspirador de pó, limpe com frequência, saiba que os tapetes e carpetes nunca serão realmente limpos por completo.

Se você pudesse usar um microscópio, ficaria alarmado com a quantidade de ácaros que vivem nos seus tapetes e carpetes. Então, no lugar deles, prefira pisos de madeira ou cerâmica, que podem ser limpos diariamente apenas com o pano úmido, sem uso da vassoura.

Use protetores de colchão e travesseiros antialérgicos

Para as crianças que são mais sensíveis às crises respiratórias e sensibilizada aos ácaros, use os protetores de colchão e os travesseiros antialérgicos. Eles têm uma composição que não deixa os ácaros se proliferarem e, por isso, evitam as crises de rinite, asma, conjuntivite e dermatite atópica. Além disso, eles também contam com um certo grau de impermeabilidade, que ajuda a evitar o acúmulo de sujeira e de umidade.

Aproveite o sol para evitar as crises respiratórias

Coloque o travesseiro e o edredom no sol. Também vale a pena pelo menos de vez em quando, colocar o colchão e os brinquedos do seu filho para tomarem um pouco de luz solar. Isso ajuda a eliminar os ácaros.

Lave os objetos de decoração

O ideal é evitar as cortinas, mas se não quiser retirá-las do ambiente, lave-as sempre que puder. Faça o mesmo com os mosquiteiros, protetores de berço e todos os objetos que acumulam poeira. Se tiver bichos de pelúcia, prefira os antialérgicos e não se esqueça de lavá-los sempre!

Retire o pó dos móveis

Dê preferência aos móveis fáceis de limpar e retire o pó com um pano úmido. Nada de utilizar produtos para lustrá-los, ok? Esses produtos podem ter um cheiro forte e provocar as crises respiratórias.

Quer outra dica? Evite sofás de tecido e prefira os de couro, porque são fáceis de higienizar. Já no quarto dos seus filhos, quanto mais simples for a mobília, melhor para não acumular poeira.

Deixe os gatos e os cachorros fora do quarto

Criança adora animais de estimação, não é verdade? Se você tiver um animalzinho em casa, não deixe que ele fique no quarto do seu filho. No caso dos cães e gatos, prefira os com pelo curto, pois é mais fácil dar banho e evitar os ácaros.

Tenha cuidado com as plantas dentro de casa

Algumas plantas podem ser ruins para as crianças, pois acumulam fungos e liberam o pólen das flores, que são muito irritantes para a mucosa nasal. Já as plantas artificiais oferecem menos risco, no entanto, você deve limpá-las com frequência para que não acumulem pó.

Use um aspirador de pó com filtro HEPA

Os aspiradores de pó que têm filtros HEPA retém as partículas de pó menores. Se você tem um filho alérgico e precisa passar o aspirador de pó em sua casa, sabe como isso é difícil. Por isso é importante investir em um aspirador que filtre melhor o ar e espalhe menos partículas de poeira pelo ambiente.

Só que você precisa ficar atento a um detalhe: o filtro HEPA também precisa ser substituído de tempos em tempos. Portanto, veja se onde você mora é fácil encontrar um filtro desses para a substituição.

E você, o que anda fazendo para evitar as crises respiratórias? Conte para gente nos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

2 thoughts on “Crianças em casa: como evitar crises respiratórias?”

  1. ao aplicar a bombinha c espacador preciso tirar a membrana ou nao?
    so aplico aplico a bombinha de aerolin se estiver cansado?
    meu filho estar tossindo muito mas acho q nao estar cansado preciso aplicar aerolin?

    1. Boa tarde!
      Sra Jaqueline, não entendi sobre a remoção de membrana que a sra cita. Em relação ao uso de medicamentos, o uso correto é através de prescrição médica. O ideal é que a sra leve seu filho a um médico alergologista para que o mesmo solicite exames específicos para identificar o cansaço do seu filho, se necessário irá passar para seu filho um tratamento específico para o que ele precisa.

      Agradecemos o contato!
      Att.
      Dr. Alergo Imunno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *