O que pode provocar a urticária?

A urticária é uma lesão de pele que tem como principal característica a formação de urticas ou pápulas, que são elevações circulares, salientes e bem demarcadas, cheias de vergões vermelhos, chamados de eritema e inchaço, também conhecidos como edema. Mas você sabe o que pode provocar a urticária?

Neste artigo, vamos responder a essa e outras perguntas que vão lhe ajudar a identificar o problema e a preveni-lo. Acompanhe. 

Como a urticária se manifesta?

As placas de urticária podem surgir de repente e em qualquer região do corpo. Elas costumam provocar muito incômodo por causa da coceira, no entanto, podem desaparecer espontaneamente e ressurgir em outro local.

Ela também se manifesta por um inchaço chamado de angioedema. O problema atinge a derme, a camada mais profunda da pele e afeta, principalmente, os lábios, orelhas, pés, mãos, pálpebras e genitais.

A urticária é um distúrbio comum. Segundo estudos, cerca de 20% a 25% das pessoas já tiveram o problema pelo menos uma vez na vida. Além disso, estudos recentes apontam que a doença não está, na maioria dos casos, correlacionada com um processo alérgico.

Alguns pacientes tem apenas a urticária e outros podem ter a urticária (lesões) associadas ao angioedema (inchaços).

Quais são os tipos de urticária?

Urticária aguda

A urticária aguda tem duração inferior a seis semanas, e acontece em um único episódio transitório e autolimitado. A lesão não deixa marcas e nem cicatrizes, porém, pode ressurgir em outras áreas do corpo.

Urticária crônica

Quando a afecção persiste por mais de seis semanas e permanece ativa por meses ou até anos. A forma crônica também se apresenta de duas maneiras:

  • Urticária crônica induzida – Os sinais são desencadeados por um agente externo, que pode ser o frio, calor, vibrações, sol, água, exercícios físicos ou pressão por roupas justas ou com elásticos.
  • Urticária crônica espontânea – Esse tipo de urticária surge sem que seja identificado um fator desencadeante. Por isso, é difícil fazer o diagnóstico e o tratamento. As mulheres são as mais afetadas por esse tipo de manifestação, que pode aparecer em qualquer idade. No entanto, o mais comum é que ela surja entre os 20 e os 40 anos. Esse é o tipo mais comum de urticária crônica.

O que pode provocar a urticária?

Os estímulos de origem imunológicos ou não imunológicos podem provocar a urticária. A maioria das urticárias crônicas são espontâneas, sem fator causal identificado.

Nas formas agudas de urticária e/ou angioedema, quando o fator é identificado, os que mais podem estar envolvidos são os alimentos, medicamentos ou infecções agudas.

Nas urticárias induzidas (crônicas) reação à exposição direta da pele ao calor, raios solares, frio, água quente ou fria e exercícios físicos também podem provocar a urticária. Se sua pele estiver sujeita à fricção ou for mantida sobre pressão, isso também pode fazer com que a lesão se manifeste.

O fator que desencadeia grande parte dos episódios de urticária crônica espontânea é difícil de ser definido. Entretanto, uma doença autoimune, que se instala quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio corpo, também pode provocar a urticária e devem ser investigados em parentes com urticária crônica e sinais e sintomas ligados as doenças auto-imunes.

Quais são os principais sintomas da lesão?

Coceira Intensa e ardor

Esses são sinais que procedem o aparecimento das urticas, ou seja, das pequenas elevações rosadas, que têm como característica o centro mais claro e delimitado por vergões avermelhados e inchaço.

Lesões na pele

As lesões na pele podem ser de poucos milímetros a muitos centímetros. Elas tendem a ser isoladas ou em forma de placas e, além disso, desaparecem sem deixar marcas. No entanto, podem voltar a se manifestar em qualquer outra região do corpo.

Falta de ar, dificuldade de engolir e falar

Apesar de esses sintomas serem raros, eles são considerados graves, e podem aparecer tanto na urticária quanto no angioedema. Neste caso, é importante procurar o médico alergologista o quanto antes para receber o tratamento imediato. Nesses casos, a urticária e/o angioedema fazem parte de reações graves, de tipo anafilaxia.

Como prevenir a urticária?

  • Afaste-se dos agentes que podem causar urticária;
  • Evite coçar a pele nas áreas em que há lesões;
  • Busque o atendimento médico se houver dificuldade para falar, respirar ou engolir, sintomas que que podem ser de anafilaxia;
  • Tenha uma vida mais tranquila e com hábitos saudáveis.
  • Dormir bem e boa alimentação.

Uma orientação importante é a respeito da crise aguda de urticária. Se ela for desencadeada por alimentos ou remédios, pode se manifestar uma hora depois de ingeridos e causar uma reação alérgica que requer um rápido atendimento médico.

E então, ficou com alguma dúvida sobre o que pode provocar a urticária e como tratá-la? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *