Alergia ao leite de vaca e intolerância à lactose são a mesma coisa?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a alergia ao leite e a intolerância à lactose, e você já deve ter se perguntado se esses dois problemas são os mesmos.  Na verdade, essas reações do organismo são completamente diferentes.

Para que você entenda as diferenças entre essas duas reações do organismo, preparamos este post com informações sobre o que é a alergia ao leite e a intolerância à lactose. Acompanhe.

Quais as diferenças entre a alergia ao leite e a intolerância à lactose?

Como vimos, a alergia ao leite não é a mesma coisa que a intolerância à lactose. No entanto, essas duas reações causam dúvidas aos pacientes, pois seus sintomas podem ser parecidos.

A alergia ao leite de vaca é uma reação do organismo contra uma ou mais proteínas do leite, como a caseína, a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoblobulina, e é, também, comum nas crianças pequenas. Já a intolerância costuma ser mais prevalente entre os jovens, adultos e idosos, porém, ambas as reações podem ocorrer em qualquer fase da vida.

Independentemente do caso, é preciso buscar ajuda médica para ter um  diagnóstico correto e uma orientação a respeito da dieta adequada, evitando, assim, maiores complicações ou restrições desnecessárias no hábito alimentar. 

A pessoa que apresenta um quadro de alergia ao leite pode ter alterações de pele após a ingestão, como placas de urticárias (placas avermelhadas), coceira, inchaço (angioedema), problemas respiratórios, como chiado no peito, e, em casos mais graves, reações anafiláticas, como inchaço da garganta e dificuldade em respirar. O paciente também pode apresentar sintomas digestivos, tais como diarreia, barriga inchada, cólicas, sangue nas fezes, etc.

Vale lembrar que, apesar de que alguns desses sintomas também podem estar presentes na intolerância à lactose, ela é caracterizada pela dificuldade do organismo em digerir o açúcar no leite (lactose), devido a uma diminuição na ausência da enzima que o metaboliza.

Nesses casos, o paciente apresenta um quadro de sintomas que é apenas intestinal, como diarreia, cólicas, barriga inchada e aumento de gases.

Na intolerância, não há uma alergia envolvida, pois não existe “alergia à lactose”, visto que ela é um açúcar e, para ter uma reação alérgica, é necessário que o alimento tenha proteína.

Como diagnosticar os problemas?

Caso você tenha alguns dos sintomas, o mais adequado é procurar um médico  alergologista para que ele possa fazer o diagnóstico adequado e, assim, escolher o melhor tratamento.

O médico poderá solicitar exames para identificar se você tem alergia ao leite de vaca, como os testes cutâneos, que identificam os anticorpos responsáveis pela reação.

No caso de intolerância à lactose, o médico poderá fazer um teste de exclusão alimentar, afastando o alimento por uma semana, e outros que ele achar necessário, como os de fezes e sangue, teste do ar expirado e biópsia do intestino.

O que fazer nos dois casos? 

No caso de alergia ao leite, o melhor a se fazer é evitar o alimento. Algumas pessoas têm reações tão severas que não podem sentir o cheiro da bebida, por isso, além do leite e seus derivados, devem evitar cosméticos, hidrantes, xampus e lenços umedecidos no leite.

Já em relação à intolerância à lactose, o leite sem este tipo de açúcar pode ser ingerido. Para evitar problemas de saúde, leia sempre os rótulos dos alimentos e exclua da sua dieta aqueles produtos que contêm a substância. Dessa maneira você terá um corpo mais saudável, sem inflamações, e não sofrerá com desconfortos.

Agora que você já sabe que a alergia ao leite de vaca e a intolerância à lactose são problemas diferentes, procure um médico se aparecer qualquer um dos sintomas que listamos, combinado?  

Se você ficou com alguma dúvida, já sabe: escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

One thought on “Alergia ao leite de vaca e intolerância à lactose são a mesma coisa?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *