8 mitos e verdades sobre alergias respiratórias

Você já deve ter escutado falar que quem tem alergia não pode praticar esportes como a natação, não é mesmo? Também tem quem diga que os olhos lacrimejando, a coriza e os espirros podem ser sinais de alergias respiratórias.

Mas será que tudo isso é verdade? Muitas pessoas têm dúvidas sobre o tema alergia. Por esse motivo, preparamos o post de hoje com 8 mitos e verdades sobre as alergias respiratórias. Acompanhe. 

1. Limpar a casa com a vassoura aumenta o risco de alergias

Verdade. A vassoura levanta a poeira e horas depois pode provocar a alergia. Isso acontece devido às partículas que ficam suspensas no ar. Portanto, a melhor forma de evitar reações alérgicas é utilizar o aspirador de pó para limpar a casa e depois um pano úmido nos móveis e pisos. Se você não tiver um, prefira usar a vassoura com um pano molhado. 

2. Ter coriza, espirros e tosse não são sinais de alergia

Mito. Em primeiro lugar, a alergia é causada por reações provocadas pelo sistema imune, e não por vírus, como, no caso, dos resfriados e da gripe. Sintomas como coriza, espirros e tosse podem estar presentes na crise alérgica.

Entretanto, esses sintomas não costumam provocar reações como fraqueza, dor de garganta e dores no corpo.

3. Usar purificadores de ar podem evitar as alergias respiratórias

Verdade. Por possuírem filtros de ambiente, os purificadores de ar removem o pólen, os pelos de animais, a poeira e qualquer outro agente causador da alergia. Se você tem tendência a apresentar alergias respiratórias vale a pena comprar um purificador.

4. Utilizar produtos de limpeza não piora alergias respiratórias

Mito. Os produtos de limpeza são prejudicais à quem tem alergia respiratória. Por isso que as empregadas domésticas e as donas de casa são as mais afetadas pelas reações alérgicas. Elas estão em contato constante com detergentes, sabão em pó, desinfetantes, água sanitária e até amaciante de roupas.

Esses produtos são os que mais causam o problema e devem ser evitados por quem sofre com alergia.

5. Dormir com animais de estimação causa alergia

Verdade.  As pessoas, principalmente as crianças, adoram animais de estimação. No entanto, apesar de “fofos”, você deve evitar a tentação de dormir com eles. Muitas vezes, os animais de estimação trazem poeira, mofo e ácaros em seus pelos, e isso tudo acaba indo para a cama dos seus donos.

Portanto, se você ou seu filho tem alergias respiratórias, evite os animais de estimação no quarto.

6. Praticar esportes prejudica quem tem alergias respiratórias

Esse é um dos grandes mitos. Muitas pessoas acreditam que, por obstruírem as vias nasais, os esportes agravam as alergias respiratórias. Entretanto, a prática esportiva é recomendada a quem sofre com problemas respiratórios alérgicos.

O esporte ajuda o sistema respiratório a funcionar melhor e garante seu bom desenvolvimento. No entanto, se você quer ser beneficiado pela prática, a dica é procurar um bom médico alergologista para receber a orientação sobre qual atividade é recomendada para o seu caso.

Além disso, você deve caprichar na hidratação e evitar praticar esportes em dias muito quentes ou secos.

7. Fumar piora os sintomas da alergia respiratória

Verdade. Não só a fumaça, mas o odor da tinta que sai do cigarro irrita as vias aéreas, especialmente de quem é alérgico, pois a mucosa já está inflamada. A pessoa com alergia respiratória responde ao estímulo com mais intensidade e, por isso, tem grande risco de ter uma crise.

Portanto, se você é fumante, evite ficar perto de gestantes e dos bebês. Esses são pacientes que podem desenvolver asma e infecções respiratórias.

8. Ligar o ar condicionado ataca mais a alergia respiratória

Mito. Muitas pessoas têm uma ideia errada sobre o uso do ar condicionado. Ele não é o grande vilão para os alérgicos: se o aparelho estiver com seu funcionamento perfeito, garantirá um ambiente mais saudável.

Além disso, os modelos mais atuais possuem um sistema que reduz os fungos e os ácaros que provocam as crises alérgicas. Entretanto, para que você possa utilizar o ar condicionado sem nenhum problema, faça a manutenção do aparelho e não se esqueça de limpar o filtro. 

E então, algum mito ou verdade acabou te surpreendendo sobre alergias respiratórias? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para gente pelos comentários e até a próxima!

 

Compartilhe:

One thought on “8 mitos e verdades sobre alergias respiratórias”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *