Alergia generalizada existe?

Uma alergia tem o potencial de afetar significativamente o seu estado de saúde. Em alguns casos, fala-se até mesmo da existência da alergia generalizada. Mas será que ela realmente existe?
É exatamente isso que vamos discutir neste artigo, além de informar a respeito dos tipos de alergias, dos seus sintomas e tratamentos.

De maneira geral, a alergia pode ser vista como uma doença comum, que se manifesta de diversas formas, desde eczema (dermatite/doença de pelo) a choque anafilático, passando pela rinite alérgica. Além disso, existem diversos componentes que podem causar uma alergia. Eles podem estar presentes no ar, nos alimentos, medicamentos, por exemplo, e o sistema imunológico pode reagir a essas substâncias, que são, na sua maioria, inofensivas.

Assim, podemos perceber que a alergia é uma reação excessiva do sistema imunológico contra uma substância que, normalmente, não traria nenhum mal ao nosso corpo. Para que ocorra uma alergia, é necessário que um primeiro contato aconteça entre o alérgeno e o organismo da pessoa (sensibilização).

Saiba mais a seguir!

Como surge uma alergia?

Primeiramente, é preciso levar em consideração que existe um componente hereditário na alergia. Assim, muitas pessoas que sofrem com esse mal têm um histórico familiar alérgico, mesmo que a causa e os sintomas desenvolvidos sejam diferentes dos do seu pai ou da sua mãe.

Uma pessoa pode ser alérgica a várias substâncias diferentes, e a identificação dos alérgenos nem sempre é fácil, mas é interessante para a prevenção e tratamento de crises alérgicas.

A alergia ocorre em quem apresenta um sistema imunológico sensível, e, ao ser exposto a um alérgeno, o organismo gera uma resposta imunológica, e começa a produzir anticorpos específicos para combater essa substância invasora.

Com o tempo, esses anticorpos, atados (ou ligados) ao antígeno, se fixam nas células conhecidas como mastócitos. Essas se encontram numerosas nas vias respiratórias, assim como no trato gastrointestinal, local onde os alérgenos tentam penetrar em nosso organismo.

Dessa forma, ocorre a liberação das moléculas compreendidas nos mastócitos e que são responsáveis pela maioria dos sintomas da alergia, como nariz tapado, olhos avermelhados, coceira, tosse, entre outros. A substância liberada mais importante é a histamina, mas existem diversas outras.

O que causa a alergia?

Existem diversos fatores externos que podem causar uma alergia, como, por exemplo, pólen, ácaros, pelos de animais, fungos, mofos, alimentos, produtos químicos, medicamentos, picadas de insetos, entre outros.

Ou seja, existem diversos alérgenos no ambiente, por isso, uma alergia pode ser sazonal ou não. Um exemplo típico de alergia sazonal é a febre dos fenos. Ela começa e termina de acordo com a sazonalidade do pólen responsável. A alergia ao pólen de bétula, por exemplo, tem início no final do inverno até por volta do mês de agosto, enquanto a alergia ao pólen de gramíneas (ervas) começa no mês de novembro.

Por isso, é fundamental conhecer o que está causando a sua alergia (qual é o alérgeno responsável pela alergia) – e para tanto, deve ser feito um teste alérgico. Sabendo o agente, você poderá evitar a exposição com mais facilidade, de forma com que não tenha tantas crises alérgicas, melhorando significativamente a sua saúde.

E o que seria uma alergia generalizada?

Como vimos, a alergia é algo completamente comum. No entanto, em alguns casos, ela pode apresentar sintomas extremos, trazendo graves consequências.

Nesses casos, as reações alérgicas podem, às vezes, ir além de uma reação clássica, ocasionando uma queda da pressão sanguínea e até uma perda de consciência, afetando vários órgãos e sistemas do organismo. Mesmo que exista uma exposição mínima, o organismo reage violentamente.

Este tipo de alergia grave é conhecida como alergia generalizada (ou anafilaxia) e necessita de um tratamento de urgência, pois pode haver risco de vida. Por exemplo, pessoas gravemente alérgicas às picadas de abelhas devem sempre levar consigo uma injeção à base de adrenalina.

Portanto, a alergia generalizada existe, sim, e pode trazer graves consequências para a saúde. Por isso, é fundamental começar a tratar a sua alergia, conhecer os motivos de ela existir para, então, tentar controlá-la. Esse é a melhor maneira de evitar a alergia generalizada.

E então, você ficou com alguma dúvida sobre a alergia generalizada e seus efeitos no organismo? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco! Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *