O perigo da automedicação durante as crises de alergia

Quem sofre com processo alérgico sabe o quanto os sintomas incomodam. No entanto, antes de sair por aí tomando qualquer remédio, você precisa entender o perigo que é a automedicação durante as crises de alergia.

Por isso, no artigo de hoje vamos abordar esse tema. Quer aprender tudo sobre o assunto? Acompanhe nosso post e saiba o porquê você e sua família não devem tomar remédios por conta própria!

Por que você não deve se automedicar?

A automedicação nunca é recomendada, já que não ter uma recomendação médica pode significar tomar o remédio errado para o problema ou fazer o tratamento de maneira incorreta.

Quando há reações alérgicas, é comum o paciente tomar a medicação durante um dia, melhorar e não continuar o tratamento por achar que a crise alérgica foi resolvida. Na realidade, os sintomas da alergia diminuem, mas não são controlados, pois o paciente não fez o tratamento adequado. 

Daí a importância de seguir a orientação do especialista: somente ele saberá o remédio e o tempo correto para o tratamento da crise alérgica.

Portanto, sempre que você sentir qualquer sintoma relacionado à alergia, procure um médico alergologista. Ele identificará seu problema e poderá ajudá-lo a retomar sua saúde.

Qual o perigo da automedicação durante as crises de alergia?

Os antialérgicos podem causar vários efeitos colaterais indesejáveis, e sem a orientação médica, ficará mais difícil controlá-los. Já pensou o que fazer se você sentir inchaço, sono ou até mesmo o humor alterado?

Pois é, o perigo da automedicação durante as crises de alergia é você não saber o que fazer na hora que o antialérgico fizer o efeito indesejado. Por isso que a orientação médica é importante. Somente o médico especialista saberá como cuidar de você caso o remédio prescrito não resolva ou piore seus sintomas.

Quais os efeitos colaterais da automedicação?

Os corticosteroides orais e os anti-histamínicos são remédios utilizados durante as crises alérgicas. Apesar de estes medicamentos não precisarem de receita médica, eles podem causar efeitos colaterais ao paciente.

Os corticosteroides em excesso, por exemplo, provocam retenção de líquido e sódio, inchaço, dor de estômago, dores musculares, mudança de humor e até insônia.

Já alguns anti-histamínico de uso oral podem causar muita sonolência e fazer você perder a concentração em suas tarefas diárias. 

Por isso que, com acompanhamento médico, você tem a segurança de seguir um tratamento prescrito especialmente para o seu caso, e que não vai lhe causar nenhum efeito indesejado, afinal, há muitos remédios modernos que tratam das crises alérgicas sem provocar danos ao organismo.

Além disso, com a orientação médica, fica mais difícil de acontecer imprevistos, não é mesmo?

Outro medicamento que não pode ser usado sem prescrição médica é a pomada ou o creme para as alergias de pele. Muitas vezes, você pode escolher alguma que é fotossensibilizante ou que é a base de corticosteroides, e que podem causar despigmentação da pele e até atrofia cutânea. Já pensou piorar os problemas em sua pele ao invés de tratar a alergia? 

Agora que você já sabe o perigo da automedicação durante as crises de alergia, fique de olho nos medicamentos utilizados por toda sua família, combinado? Não utilize medicamentos sem prescrição médica: siga a orientação do especialista e tenha os sintomas alérgicos controlados.

Gostou do nosso artigo? Tem mais alguma dúvida sobre a automedicação durante as crises de alergia? Conte para gente nos comentários e até a próxima. 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *