5 produtos de limpeza que costumam causar reações alérgicas

Quem tem reações alérgicas já sabe que não pode usar qualquer produto para limpar a casa. Os que possuem cheiro forte e que deixam a pele ressecada são os que causam mais risco à saúde.

Também são considerados perigosos os que matam fungos e bactérias, pois eles têm substâncias químicas muito fortes e, se não forem manipulados corretamente, podem causar uma série de problemas.

No entanto, você sabe quais são esses produtos de limpeza mais comuns e que causam reações alérgicas? Neste post, listamos 5 deles para você ficar de olho além de dicas para substituí-los, deixando a sua casa limpa, mas sem o risco de crises alérgicas. Acompanhe.

1. Detergente para lavar louças

Este é um produto que pode ser prejudicial para quem sofre com as reações alérgicas. O detergente para lavar louças contém substância, como o dicromato de potássio, que podem causar dermatite (inflamação na pele).

Por isso, esse tipo de detergente deve ser evitado para quem precisa lavar roupas, pois pode causar irritações na pele, nos olhos e até alergias respiratórias.

Procure sempre os produtos neutros, mais leves e suaves. Se você tem dermatite, veja com seu médico o uso de luvas adequadas de proteção na hora de manipular esses produtos.

2. Amaciante de roupas

Assim como os detergentes para lavar louças podem causar reações alérgicas, os amaciantes também prejudicam as pessoas que têm alergias. Como a roupa tem contato direto com o corpo, algumas peças podem causar reações alérgicas desagradáveis na pele ou respiratórias, quando inalados por pacientes sensíveis a esses produtos e que tenham asma e/ou rinite.

Também é importante evitar o amaciante para lavar a roupa de bebê, pois os “pequenos’ não têm o sistema imunológico totalmente formado. Mas o que usar no lugar do amaciante?

Preferir produtos hipoalergênicos, mais indicados para bebê e crianças ou produtos a base de coco.

3. Água sanitária

A água sanitária também provoca reações alérgicas. Isso porque o hipoclorito de sódio presente na sua composição é um grande vilão. Mesmo que seja utilizado em baixa concentração, ele libera gás cloro, que pode provocar dores de cabeça e irritação das vias aéreas.

Se você tiver asma, o contato com a água sanitária pode piorar a crise.

4. Desentupidores de ralo

São produtos perigosos para a saúde porque possuem soda cáustica e nitrato de potássio, uma mistura muito corrosiva. Além disso, os desentupidores de ralo são altamente inflamáveis e podem causar irritações nos olhos e alergia na pele. 

E como substituir o produto? Se for o ralo do banheiro, abra a tampa e verifique se há cabelos. Remova-os. No caso de ralos de banheiro e da cozinha, você pode ferver uma panela grande com água e jogar no cano para desentupir.

Caso a água não funcione, dá para usar um desentupidor de borracha. Pressione duas vezes com força e jogue um balde de água.

5. Aromatizadores de ambiente também podem causar reações alérgicas

Sabe aquele cheirinho gostoso na casa? Pois é, eles escondem alguns perigos. Por possuírem paradiclorobenzeno em sua fórmula, os desodorizantes provocam alergias respiratórias, alergia nos olhos e na pele.

No entanto, se você não abre mão de um cheirinho na casa, prefira os desodorizantes hipoalergênicos, ou seja, que passaram por rigorosos testes de sensibilização, garantindo que as chances de causar reações alérgicas sejam praticamente nulas. Você também pode escolher essências suaves e naturais, como lavanda e alecrim para perfumar o ambiente.

E você, usa esses produtos no seu dia a dia? Acrescentaria mais algum para a lista dos inimigos de quem tem alergia? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *