Alergia à picada de inseto: o que fazer?

Um dos maiores problemas que as pessoas alérgicas enfrentam é picada de insetos. Qualquer picada, por menor que seja, provoca vermelhidão, inchaço e coceira, no entanto, algumas podem causar reações mais graves, como inchaço em todo o membro do corpo ou em outros locais.

Em alguns casos, uma pedra de gelo pode aliviar os sintomas. Entretanto, há pessoas que são picadas por insetos e que precisam de tratamentos à base de corticoides ou injeção de adrenalina, se a vida estiver em risco. Mas você sabe o que fazer nos casos de alergia à picada?

No artigo de hoje, vamos dar dicas simples que vão lhe ajudar a enfrentar esse problema. Se você tem filhos e se preocupa com a saúde da sua família, fique atento às informações do post de hoje. Acompanhe.  

Quais os sintomas da alergia à picada de inseto?

Nós já falamos aqui no blog que algumas picadas de insetos podem provocar alergias. As pessoas mais sensíveis são as que mais sofrem, e, quando picadas, podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Vermelhidão e inchaço no local afetado
  • Dor ou coceira intensa
  • Saída de líquido transparente no local onde foi picado

Só quem pode fazer o diagnóstico preciso se você desenvolveu uma alergia à picada ou não é o médico alergologista. Portanto, se os sintomas persistirem, procure um especialista imediatamente.

Quando os sintomas são considerados alergia à picada?

É importante ressaltar que os sintomas são considerados alergia à picada quando eles aparecem após um inseto, mosquito, formiga, abelha ou pulga picar. No caso de picada por inseto peçonhento, como aranha ou cobra, é necessário chamar ajuda médica. Você deve ligar para o 192 ou ir rapidamente para o hospital.

Há pessoas que podem ter uma anafilaxia, que é caracterizada por uma queda de pressão arterial e dificuldade de respirar. Neste caso, a reação é rápida e o indivíduo deverá ser levado para o hospital mais próximo, pois corre o risco de sofrer consequências graves e até o óbito, em casos mais críticos.

O que fazer em relação a alergia à picada?

Passe gelo no local

Se sua pele apresentar uma pequena reação à picada de inseto, você pode passar gelo no local. Coloque uma bolsa de gelo ou uma pedrinha por até dez minutos: isso dará alívio imediato e ainda ajudará a diminuir o inchaço.

Use pomadas antialérgicas

Você também pode usar pomadas a base de corticoides tópico, de 2 a 3 vezes ao dia, por 5 dias. Mas atenção! Se os sintomas persistirem, procure um médico imediatamente! Além disso, também é recomendado não coçar a área, uma vez que pode irritar ainda mais sua pele.

Procure um médico

Caso a área fique ainda mais inchada, vá ao médico e, se possível, leve o inseto que o picou, para que o especialista possa identificar. Esse cuidado é importante, pois se a picada for de uma abelha, por exemplo, é necessário retirar o ferrão deixado por ela para que a ferida seja cicatrizada.

Vá para o hospital em caso de falta de ar

Se você perceber que está com dificuldade de respirar, não pense duas vezes e vá para o hospital. Lá, o médico lhe dará remédios a base de corticoides, e, até mesmo, injeções de adrenalina. O profissional de saúde também poderá receitar esses medicamentos para que você tenha sempre consigo, e o tome caso sofra outra picada e tenha os mesmos sintomas.

Agora que você já sabe o que fazer quando for picado por insetos, basta manter a calma para agir durante uma reação alérgica. No caso de sintomas mais graves, com muito inchaço no local afetado ou dificuldades de respirar, procure um centro de saúde mais próximo da sua casa. Também não se esqueça de marcar uma consulta com o médico alergologista para acompanhar o seu quadro e remediá-lo, se necessário. 

E você, já foi picado por algum inseto? Conte para gente o que fez para aliviar os sintomas e até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *