Quais são os primeiros socorros para uma reação alérgica?

Insetos, alimentos, remédios e outras substâncias podem ser a causa de reações adversas no organismo dos seres humanos. As chamadas reações alérgicas são muito comuns e, em boa parte das vezes, podem passar despercebidas. No entanto, dependendo do grau, elas podem ser perigosas, apresentando sintomas bastante graves.

É por isso que, saber como lidar com esta situação é muito importante para evitar maiores consequências ao alérgico. É por isso que, no post de hoje, apresentaremos dicas de primeiros socorros para uma reação alérgica. Confira!

Tenha atenção às manifestações clínicas

Fique de olho a qualquer manifestação estranha que possa estar atrelada a uma reação alérgica. Entre os principais sintomas, estão:

  • Manchas/placas e vermelhidão na pele
  • Coceira
  • Dificuldade para engolir e respirar
  • Mal-estar
  • Inchaço
  • Convulsões
  • Formigamento
  • Falta de ar

As manifestações variam conforme o tipo de alergia em questão, isto é, os sintomas apresentados em caso de alergia à medicamento não são geralmente os mesmos que os manifestados em quem tem alergia ao camarão, por exemplo.

De qualquer modo, fique atento e não deixe esses sinais passarem despercebidos, pois eles podem evoluir para uma alergia em maior grau. Em qualquer um desses sintomas, não seja negligente: haja imediatamente em busca de auxílio médico e dos primeiros socorros para uma reação alérgica.

Verifique se há algum medicamento para controle da alergia 

Muitas pessoas já conhecem as suas alergias e levam indicações anotadas na carteira, ou, mesmo, portam o medicamento para controlá-las. No sinal dos primeiros sintomas, já faça uso dos medicamentos e procure ajuda médica.

Se a pessoas estiver com uma reação grave, para prestar os primeiros socorros para uma reação alérgica, certifique-se se, no caso em questão, há ciência do problema e se há algum medicamento para controle da alergia junto à vítima. Verifique com agilidade, pois, em caso negativo, será preciso partir para os próximos passos. 

Mantenha a calma

Sim, o momento é delicado, mas acredite: o desespero pode torná-lo ainda pior. No caso de possibilidade de reação alérgica, tente manter a calma e pensar com cautela, evitando qualquer atitude equivocada.

O nervosismo só atrapalha e impede o raciocínio. Por isso, respire fundo para não perder o controle da situação. Quanto mais nervoso você ficar, mais insegurança passará a quem estiver apresentando a reação, podendo agravar o quadro em questão. Haja com tranquilidade que tudo dará certo!

Busque por atendimento de emergência para prestar os primeiros socorros para uma reação alérgica

Em caso de reação alérgica (ou suspeita), é preciso correr contra o relógio. Por isso, seja ágil e vá logo em busca de auxílio médico.

Se houver a opção de ligar para uma emergência, faça isso e já explique a situação – assim, eles entenderão a urgência. Outra opção é levar a pessoa até o hospital ou pronto-socorro mais próximo ou, ainda, a uma clínica especializada em busca de uma infraestrutura para atendimento e tratamento adequado.

Fique atento ao quadro

No caminho ao hospital ou espera pelo atendimento, fique de olho na evolução da crise alérgica. Ela pode avançar para um edema de glote, por exemplo, o que causará a asfixia do paciente.

Por isso, deixe-o em posição que facilite a respiração e não dê nada para ele beber. Ainda, fique atento à sua pulsação. Em casos de vômito, vire-o de lado, evitando que se engasgue. Caso evolua para uma parada cardiorrespiratória, inicie a reanimação imediatamente.

Dependendo do nível da alergia, as reações podem ser muito rápidas e severas, por isso, toda atenção é necessária na hora de prestar os primeiros socorros para uma reação alérgica.

Avalie o que pode ter causado a reação alérgica

É importante que a causa da alergia seja identificada. Pense com o que a pessoa possa ter tido contato ou ingerido e que não esteja habituada. Isto será importante, principalmente, no longo prazo – para que a crise não volte a acontecer.

É importante, também, repassar essas informações ao médico que irá prestar o atendimento e os primeiros socorros para uma reação alérgica, pois esse dado pode interferir nos procedimentos de controle. Conhecendo a causa, tudo ficará facilitado!

As alergias até tendem a parecer um problema simples e sem relevância, mas, acredite: podem ser bastante severas se não tratadas em tempo hábil e de forma adequada. Saber como agir, então, em um primeiro momento, é fundamental. Este “primeiro socorro”, em muitos casos, é decisivo para a evolução positiva do quadro.

E então, tiramos suas dúvidas sobre como prestar os primeiros socorros para uma reação alérgica? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

4 thoughts on “Quais são os primeiros socorros para uma reação alérgica?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *