Por que os casos de alergia estão aumentando?

Os casos de alergia têm aumentado de modo geral em diversas partes do globo. Em 1980, por exemplo, 10% da população ocidental era atingida por essa condição. Atualmente, estima-se que ela já alcance 30% das pessoas.

Essa elevação não encontra ainda uma justificativa definitiva e unânime junto à comunidade médica. No entanto, há diversas teorias e hipóteses que buscam desvendar as causas por trás desse problema. Conheça algumas delas a seguir.

O problema da alergia 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de alergia ocupam a quarta posição em prevalência no mundo, tendo aumentado sua incidência significativamente nas últimas décadas, sobretudo nos países ocidentais. 

Por isso, a alergia já é vista como um problema de saúde pública, uma vez que afeta a qualidade de vida de boa parte da população, gera perda de dias produtivos de trabalho ou estudo, gastos com medicamentos e internações médicas, entre outros. 

Motivos para o crescimento dos casos de alergia 

Primeiramente, é importante ressaltar que, em relação a décadas anteriores, hoje, há maior conscientização sobre as alergias e seus riscos, o que leva mais pessoas a buscarem diagnóstico e tratamento para a condição – fato que favorece a elevação dos índices estatísticos. No entanto, naturalmente, não é apenas isso que justifica o aumento nos casos de alergia registrados. 

Há diversas teorias para explicar tal incremento. Entre elas, estão:

Hipótese da higiene

A melhora nos níveis de higiene e proteção que tivemos nos últimos anos pode ter relação com o aumento dos casos de alergia e de doenças autoimunes. Essa hipótese é embasada no fato de que. hoje em dia, não se tem mais tantas infecções como antigamente – lembrando que as parasitárias geralmente são combatidas pelos mesmos recursos envolvidos no combate a doenças alérgicas.

Assim, com nosso organismo apresentando menos parasitas contra os quais se proteger e estando em um ambiente mais estável, ele acaba se voltando contra outros elementos que deveriam ser inofensivos – e que acabam atuando como alérgenos

Outros fatores

Há outras teorias que buscam justificar a maior incidência dos casos de alergia, muitas delas relacionadas a mudanças nos fatores ambientais e no estilo de vida. Há, também, aquelas que associam o problema com índices menores de aleitamento materno, com o aumento de partos por cesariana, com graus elevados de estresse, entre outras.

Alergia alimentar: por que ela está aumentando?

Nas sociedades mais industrializadas, é ainda mais visível o aumento de casos de alergia alimentar. Conforme levantamento, a incidência desse problema registrou alto incremento nos últimos 30 anos. Atualmente, a Austrália registra a maior taxa confirmada desse tipo de alergia. Estima-se que 9% das crianças australianas de um ano tenham alergia a ovo, por exemplo. 

Novamente, uma das maiores justificativas para isso são fatores ambientais e relacionados ao estilo de vida contemporâneo. Ainda, um estudo também relacionou essa maior prevalência ao consumo de comidas do tipo fast food e ricas em calorias. 

E as alergias respiratórias?

Um levantamento divulgado evidenciou que a taxa de mortalidade relativa a problemas de asma aumentou 28% entre 1980 e 1994. Hoje, há estimativas de que 20% das crianças brasileiras possam sofrer de asma e de que, em 2025, 400 milhões de pessoas no mundo sejam acometidas por esse problema. 

Esses índices preocupantes, como você já deve imaginar, estão também relacionados a fatores ambientes e comportamentais, como maior convivência em ambientes fechados e pouco ensolarados (e que contam com o adicional de ser propícios ao surgimento de ácaros), maior nível de poluição do ar, entre outros.

Há, ainda, outra questão relevante nesse contexto: o aumento da obesidade, condição que está associada à manifestação de alergias respiratórias. 

Casos de alergia ao látex também estão aumentando

Esse tipo de ocorrência tem registrado incrementos preocupantes, principalmente porque os casos de anafilaxia relacionados ao látex também estão crescendo, sendo hoje a segunda maior motivação de episódios de anafilaxia perioperatória. 

Alta nos casos de alergia a medicamentos também é preocupante

Especialistas elencam entre as causas para o aumento desse tipo de casos de alergia o acesso facilitado a medicamentos, como anti-inflamatórios e antibióticos, que estão entre os que costumam gerar mais reações adversas no organismo. 

E essa automedicação e uso excessivo podem, ainda, gerar mudanças na microbiota intestinal, o que tende a estimular, também, casos de alergias alimentares. 

Você já havia parado para pensar no aumento dos casos de alergia e como a adoção de um estilo de vida mais equilibrado pode ajudar em diversas situações? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *