Como se prevenir das alergias no outono?

O outono se aproxima e, com ele, novas incidências de crises alérgicas. As mudanças de temperatura, com a chegada de dias mais frios e chuvosos, promete ser motivo suficiente para que os organismos comecem a ter reações e as comuns crises de alergia. As doenças respiratórias são as mais presentes nessa época do ano.

O período é delicado e exige cuidados redobrados para que a saúde permaneça em dia. Por isso, é importante ter mais atenção durante essa estação, evitando que o organismo fique debilitado com o aparecimento das crises de alergias.

E você sabe como enfrentar esse desafio? Confira, a seguir, algumas dicas de como você pode se prevenir em relação às alergias no outono.

1. Evite ambientes fechados

Procure ficar em ambientes abertos e arejados. Deve-se evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas. O ambiente deve estar limpo e isento de móveis e objetos que possam acumular poeira.

2. Para prevenir as alergias no outono, lave cobertores e casacos que estão no armário

É nessa estação que cobertores, mantas e casacos começam a sair do armário, e aí está um grande ponto de atenção para os alérgicos. Antes de usar qualquer um desses itens, é preciso investir em uma boa limpeza – já que peças guardadas por muito tempo costumam acumular mais ácaros da poeira e até fungos.

Então, antes de começar a mudar o visual, não deixe de conferir o que você pretende utilizar e providencie a higienização adequada das peças com antecedência.

3. Tenha cuidado para evitar o acúmulo de poeira dentro de casa

Os cuidados com a limpeza da casa também devem ser intensificados para prevenir as alergias no outono. Nesse período, que tem como característica a grande incidência de ventos e chuvas, o acúmulo de ácaros e fungos tende a ser mais evidente nos ambientes.

Por isso, as rotinas de higienização devem ser mais frequentes, eliminando poeira dos móveis e utensílios. Ainda, vale relembrar da importância de manter tudo arejado, especialmente nos dias em que há sol.

4. Evite o uso de alguns tecidos

Alguns tecidos são grandes inimigos para organismos alérgicos. Então, evitá-los é um grande cuidado que você pode ter para se prevenir das alergias de outono. Tecidos sintéticos, lãs e veludos devem ser evitados ao máximo, já que, em contato com a pele ou com as vias aéreas, podem desencadear novas crises. Sendo assim, prefira o uso de algodão e outros tecidos planos, que esquentam, sem agredir.

5. Invista em uma boa alimentação

A boa alimentação é o segredo de uma vida saudável e uma das recomendações para quem busca se prevenir das alergias no outono. Busque adotar uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, proteínas e sais minerais – pois isso será extremamente importante para deixar o seu organismo forte e protegido contra os alérgenos.

O consumo de água deve ser intensificado, deixando o corpo hidratado e saudável. Além disso, evite exageros ou o consumo de alimentos que não está acostumado, reduzindo as chances de desencadear, também, as alergias alimentares.

A prevenção é sempre o melhor remédio, especialmente quando o assunto são as temidas crises alérgicas. Principalmente no outono, em que o clima costuma sofrer com as fortes oscilações, é preciso redobrar a atenção com a sua saúde – mesmo que você ainda não tenha apresentado quaisquer indícios de alergia, a prevenção sempre é o melhor caminho.

Com uma boa rotina de alimentação, os cuidados certos com a higienização do ambiente e das suas roupas, além do uso de agasalhos adequados, você consegue minimizar os riscos de ocorrências alérgicas.

6. O tratamento das doenças

Por último, um ponto muito importante é manter o uso das medicações preventivas, o chamado tratamento de manutenção, e utilizar as que foram prescritas para os períodos de piora, as chamadas crises. Na presença de descontroles (crises), é fundamental retornar em uma consulta médica.

E então, está mais claro para você como se prevenir das alergias de outono? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *