Filho com asma: como descobrir?

Conviver com a asma é um grande desafio, que exige cuidados especiais de rotina. E ele começa antes mesmo do diagnóstico, pois, ainda que seja um tipo de alergia bastante comum hoje em dia, muitos pais demoram para descobrir que essa pode ser a razão dos sintomas apresentados pelos pequenos, e que têm um filho com asma

Mas, afinal, como identificar se a criança tem asma? É preciso entender um pouco mais sobre a doença e suas formas de manifestação para responder a essa pergunta. E é para ajudar nisso que preparamos o artigo de hoje. Confira, a seguir, mais informações sobre essa doença e como lidar com seu filho com asma.

O que é a asma?

De caráter crônico, a asma é uma doença respiratória que apresenta sintomas bastante próprios. Ela se desenvolve a partir de uma inflamação dos brônquios, promovendo a obstrução das vias aéreas e, consequentemente, impedindo o fluxo da respiração.

A ocorrência da asma está atrelada a princípios alérgicos. Por isso, ela tende a se manifestar a partir do contato com determinados alérgenos – os ácaros, a poeira, os pelos de animais e o pólen das flores são alguns exemplos típicos.

Quanto ao período de manifestação, a asma tende a aparecer nos meses/anos iniciais da vida, e perdurar por tempo indeterminado – de acordo com as respostas do organismo a partir do tratamento administrado.

Quais são os principais sintomas da asma?

A manifestação da asma inclui alguns sintomas bem característicos. Dentre esses, podemos destacar a dificuldade para respirar, o chiado na região peitoral, a tosse (que normalmente é seca, ou seja, sem produção de catarro), o desconforto e a ansiedade no corpo, sudorese, pulsação rápida, além de dor e aperto no peito. Esses sintomas, geralmente, se manifestam associados uns aos outros, mas podem ter a intensidade variada de acordo com o indivíduo e sua debilidade física.

Como se dá o diagnóstico da asma?

Os sintomas são o primeiro indicativo da doença, mas o diagnóstico preciso deve ser dado por um especialista. Por isso, ao menor sinal, não deixe de buscar logo por ajuda médica: um pediatra ou um alergologista serão as melhores escolhas nessa situação.

Desse modo, para determinar se você tem um filho com asma, pode ser feitos alguns testes específicos, tais como: testes de função expiratória, do pico de fluxo expiratório, de provocação bronquial, de medição de inflamação em soro e secreções, de pele e de sangue (identificação do alérgeno). 

Como cuidar do seu filho com asma?

Se você tem um filho com asma, é imprescindível que organize uma rotina de cuidados. Isso porque a criança pode apresentar debilidades específicas, que prejudicam seu bem-estar. O primeiro passo é a administração da medicação, conforme orientação do médico.

O tratamento contínuo inclui comumente a utilização de corticosteroides inalados, modificadores de leucotrienos e beta-agonistas de longa duração. Ainda, podem ser necessários broncodilatadores e outros medicamentos – de acordo com o caso específico do paciente.

Quanto às práticas rotineiras, vale a pena evitar a exposição aos possíveis alérgenos, promover ações de controle ambiental, investir em uma alimentação saudável, bem como escolher com inteligência os exercícios físicos a serem praticados. Principalmente com o público infantil, repensar essas demandas faz toda a diferença para um tratamento eficiente e manutenção da qualidade de vida.

O seu filho com asma precisa de atenção especial, tanto no que se refere ao diagnóstico como ao tratamento. Tenha sempre atenção aos sinais e não deixe de procurar o médico caso suspeite de algum sintoma da doença. Lembre-se de que, o quanto antes você reconhecer essa debilidade no seu pequeno, maiores serão as chances de um tratamento eficaz.

Você tem suspeitas de que seu filho tem asma ou outra doença alérgica? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *