Aleitamento materno diminui as chances de dermatite atópica?

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância do aleitamento materno, não é mesmo? A amamentação é um momento de troca de afeto entre a mãe e o bebê, que auxilia no crescimento forte e saudável da criança que acaba de chegar ao mundo.

Mas, você sabia que o aleitamento materno exerce influência nos processos alérgicos? Isso mesmo, essa prática maternal pode ser uma arma contra algumas reações, tais como a dermatite atópica. Confira, no post de hoje, um pouco mais sobre a incidência dessa alergia em bebês e como o leite materno pode auxiliar na prevenção desse mal. Acompanhe.

Sobre a dermatite atópica

A dermatite atópica – também chamada de eczema atópico – é uma reação cutânea crônica, que pode provocar sérias lesões na pele, que são avermelhadas e provocam coceira, além de apresentar constante secreção e descamamento.

É recorrente ainda a manifestação de complicações e inflamações severas da pele, o aparecimento é mais comum em áreas como dobras dos braços e pernas, pescoço, pulsos e axilas (locais mais sensíveis e com atrito).

Seu surgimento se deve a causas genéticas, fatores ambientais e imunológicos, e é muito comum que se desencadeie em crianças, principalmente em bebês. Trata-se de uma ocorrência sem cura, que apenas pode ser controlada com o uso de medicamentos ou ações preventivas. 

Sobre o aleitamento materno

O aleitamento é de extrema importância para os bebês, principalmente em sua fase inicial – em que se encontram fragilizados e em desenvolvimento continuo. A amamentação, além de garantir a boa nutrição dos pequenos, atua de forma protetora.

O que acontece é que o leite materno é composto de diversas substâncias e nutrientes importantes para o crescimento saudável – capazes de reforçar o sistema imunológico dos pequenos, diminuindo a suscetividade a enfermidades.

Relação entre o aleitamento materno e a dermatite atópica

Estudos apontam que a amamentação nos meses inicias de nascimento (até os 6 meses) traz inúmeros benefícios à saúde da criança, influenciando (positivamente) em incidências de alergias – como a dermatite atópica.

Muitos não sabem, mas o leite materno auxilia na maturação do sistema imunológico e da barreira intestinal – reduzindo de forma significante a absorção de antígenos alimentares. Então, como a amamentação aumenta os anticorpos da criança e a torna mais resistente a possíveis agressores, se ocorrer o contato junto a esses, as chances de serem repelidos pelo organismo serão muito maiores. A proteção se torna efetiva, e a criança cada vez mais forte.

Outro fator que pode ser citado é a relevante ligação entre o aparecimento desse tipo de alergia e o consumo de leite de vaca – alternativa mais comum em substituição ao leite materno. O que acontece é que a dermatite atópica apresenta relação comprovada com a alergia a outra substância – a proteína do leite. Então, com a amamentação, inibe-se o contato junto a esse componente.

Ainda que o aleitamento materno não possa excluir totalmente as chances do aparecimento de reações alérgicas (e até de outras doenças), ele é capaz de minimizar os riscos e fortalecer efetivamente o organismo dos pequenos em prol do tratamento.

Nos primeiros meses de vida, essa é a forma de alimentação mais completa e nutritiva – com todas as substâncias essenciais para o desenvolvimento. Por isso, não apenas para esse fim, mas para a saúde dos bebês de modo integral, essa prática é a mais indicada. E pode ter certeza: até no futuro isso poderá fazer diferença!

Cuide das suas crianças e não meça esforços para que elas cresçam com saúde. É um cuidado especial que valerá a pena!

E então, ficou mais claro por que o aleitamento materno diminui a incidência da dermatite atópica? Deixe sua mensagem nos comentários. Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *