Como ajudar a controlar as alergias respiratórias?

Quem sofre com alergias respiratórias sabe o quanto elas podem ser incômodas e até mesmo perigosas. De fato, pode ser desafiador encontrar um tratamento que elimine de vez o problema, mas existem diversos procedimentos que ajudam a controlá-las.

Neste artigo, veja algumas dicas para conviver melhor com as alergias respiratórias e evitar crises. Acompanhe.

Alergias respiratórias no Brasil e no mundo

Infecções, mudanças climáticas, poluição, efeitos da industrialização, medicamentos, hábitos de vida, ambiente e outros tantos fatores externos influenciam diretamente no surgimento e na manifestação de crises de alergias respiratórias. No entanto, é importante ressaltar também que as doenças alérgicas ocorrem especialmente em pessoas com predisposição genética.

A alergia já pode ser considerada uma epidemia, visto que mais de 30% da população, cerca de 2 milhões de pessoas, possui algum tipo de reação alérgica associada ao anticorpo IgE – sigla de Imunoglobulina E, substância que está diretamente associada à boa parte das doenças alérgicas.

Dentro da estatística, a rinite e a asma são as campeãs em números de casos, atingindo 30% e 10% da população, respectivamente.

Para se ter ideia da abrangência do problema, nos Estados Unidos, a alergia é a quinta doença crônica mais prevalente em todas as idades e a terceira mais comum em crianças.

Alergias respiratórias: 6 maneiras de ajudar a controlá-las.

Apesar da alta prevalência, com alguns cuidados, é possível conviver com as alergias respiratórias mantendo sua qualidade de vida. Conheça boas práticas para isso.

1. Mantenha a casa higienizada e arejada

Poeira e pelos de animais são responsáveis por muitos casos de alergias respiratórias. Por isso, manter a casa sempre limpa pode ser uma das atitudes que amenizam os sintomas. Deixar o ambiente arejado também diminui o risco de proliferação de ácaros e fungos.

2. Elimine objetos que acumulam poeira

Para lidar com essa condição, pode ser preciso mudar alguns hábitos, e mesmo se desfazer de alguns objetos. Bichos de pelúcia, livros, tapetes, cortinas de tecido e outros itens do tipo acumulam muita poeira, o que contribui para a proliferação de ácaros que se espalham rapidamente no ambiente. Então, quando possível, elimine-os de seu convívio diário.

3. Utilize água sanitária para ajudar na limpeza

Fungos se proliferam rapidamente e aparecem principalmente em forma de mofo. Limpar a casa com água sanitária é uma maneira de combater esse tipo de problema.

4. Higienize as narinas com soro fisiológico

Com a crescente poluição e com o ar cada vez mais seco, as narinas acumulam impurezas que podem desencadear alergias. Para aliviar os sintomas e ajudar a mucosa nasal a manter as vias respiratórias limpas, muitos pacientes recorrem ao soro fisiológico. O indicado é realizar a limpeza do nariz sempre que necessário, mas pelos menos duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir. A higiene nasal é benéfica para a respiração.

5. Evite cigarros e fumaças

Para os fumantes, pode ser complicado abandonar o cigarro, mas é importante saber que esse produto tem um papel prejudicial na vida do paciente. É indicado evitar o tabaco e a fumaça, mesmo que indiretamente em ambientes, para evitar crises de alergias respiratórias e outros problemas de saúde.

6. Lave regularmente as roupas de cama

É bastante importante lavar as roupas de cama toda semana – lençóis, cobertores, fronhas, etc. – para  evitar o acúmulo de ácaros. Se for feita com água em temperatura acima de 56º graus, pode promover uma higienização mais profunda.

De modo geral, esses são alguns dos cuidados e mudanças de hábito que pessoas alérgicas devem ter para evitar sintomas e aliviar crises de alergia. E não se esqueça que o fundamental é ser acompanhado por um médico especialista nessas questões e seguir a risca o tratamento medicamentoso recomendado.

E então, ficou mais claro saber o que fazer para ajudar a controlar as alergias respiratórias? Você toma algum outro tipo de cuidado? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *