Como agir caso seu bebê tenha alergia?

A alergia, por si só, já é uma questão bastante delicada, que envolve uma rotina de cuidados. Quando em bebês, ela tende a ser ainda mais desafiante, já que esses organismos ainda são muito frágeis e indefesos. Vale ressaltar que é nessa fase da vida que muitas alergias já começam a se desenvolver, desencadeando reações adversas. Por isso, então, esses pequenos precisam de toda a atenção dos pais e demandam atenção redobrada.

Mas, afinal, quais são os cuidados fundamentais para que o seu bebê esteja sempre com saúde? E como agir nos casos de alergia? Confira um pouco mais sobre o assunto e garanta uma vida com mais bem-estar para os seus filhos.

Quais são os tipos de alergia e causas mais comuns em bebês?

Nessa fase inicial da vida, o aparecimento de alergias é comum e pode representar uma situação temporária ou contínua – que pode acompanhar seu filho durante toda a vida. Felizmente, a primeira das situações é mais frequente, e sendo administrada de forma correta, tende a não prejudicar a saúde dos pequenos. Conheça, então, os tipos de alergia mais comuns entre os bebês:

1. Alergia alimentar

A manifestação alérgica nos bebês é comumente relacionada à alimentação, em especial, na época de introdução de novos alimentos. Diversos alimentos podem causar alergias nos bebês que são sensíveis, e os mais descritos na literatura são o leite de vaca, ovo e trigo ou soja. Algumas frutas também pode desencadear reações, mas o bom é que nesse caso, as manifestações de alergia são mais passageiras e a criança pode voltar a tolerar (consumir) novamente a fruta ao qual foi alérgico em um curto espaço de tempo.

Essa contato do bebê com a proteína que causa sensibilidade e posterior alergia se dar pela alimentação materna (especialmente pelo consumo de leite de vaca, que nesse caso passa pelo leite materno para o bebê) ou por outras questões específicas da ingestão da criança. É preciso conhecer a causa para, então, administrar o quadro da melhor forma.

2. Alergia de pele

As alergias na pele (também chamadas de dermatites) podem acompanhar o bebê desde os primeiros dias. Elas têm relação com diferentes fatores – dentre eles o uso de fraldas, de determinados produtos de higiene ou mesmo o tecido das roupinhas. Qualquer atrito ou substância desconhecida pode ser razão para manifestações.

3. Alergia respiratória

A alergia respiratória vem sendo cada vez mais percebida nos pequenos e representa uma preocupação extra em relação às condições do ambiente em que estão inseridos.

A poeira do local, o pólen das plantas e a presença de ácaros são motivos de sobra para o aparecimento dos sintomas, aliados a uma predisposição no bebê que já tem histórico de outras doenças nele ou em seus pais. Outros fatores externos, que funcionam como irritantes para as pequenas vias respiratórias do bebê, também contribuem para o surgimentos de sintomas respiratório, como exposição a fumaça de tabaco (cigarro), poluição do ar e quadros de infecções virais (exemplos, gripes e resfriados).

Quais são os sintomas de alergia apresentados pelos bebês?

Os sintomas desencadeados podem variar conforme a criança e o tipo de alergia apresentada. Dentre os mais comuns, estão:

  • Dificuldade para respirar, tosse e secreção constante respiratória constante.
  • Náuseas e vômitos, nos casos de alergia alimentar.
  • Vermelhidão, coceira e feridas na pele, nos casos de alergia alimentar e de pele.
  • Espirros e coriza, nos casos de alergia respiratória.
  • Episódios de diarréia freqüentes e que não melhoram.

Como evitar as crises de alergia nos bebês?

Os cuidados são extremamente importantes na rotina dos bebes, evitando assim que estejam expostos a situações de risco. Antes de qualquer coisa, estimule e administre o aleitamento materno, buscando orientação médica em qualquer manifestação fora do comum.

Mantenha o quarto do bebê e os demais espaços que ele frequenta sempre limpos e livres de poeira. Evite cortinas, tapetes, almofadas e ursos de pelúcia em excesso – pois podem acumular ácaros. Ainda, mantenha sempre tudo arejado e o quarto livre de pelos de animais de estimação.

Além disso, tenha cuidado com os produtos que utiliza no seu filho, como pomadas, sabonetes e xampus. Esses podem conter componentes que podem gerar hipersensibilidade a pele do seu pequeno. Prefira roupas leves, de tecidos macios e sem muitos bordados.

Siga as orientações do pediatra na hora da introdução de novos alimentos. Evite alimentos muito industrializados, prefira as frutas e verduras e refeições preparadas e casa ou por pessoas e serviços que você conhece e confia.

A saúde dos seus filhos, especialmente nessa fase da vida, depende muito dos seus cuidados. Tenha uma rotina tranquila e dê atenção aos seus pequenos. Em caso de qualquer manifestação, evite a automedicação e procure atendimento médico.

E então, ficou mais claro para você como agir caso seu bebê tenha alergias? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *