Como agem os antialérgicos no organismo?

A boa administração e prevenção de alergias é fundamental para a garantia de uma vida tranquila. Aqueles que apresentam quadros alérgicos, então, precisam buscar meios eficazes e seguros de controle. Se esse é o seu caso e você já conhece as suas restrições, nada melhor do que trabalhar de forma inteligente, evitando o surgimento de novos sintomas. Uma das boas opções oferecidas pelo mercado, nessa perspectiva, são os chamados medicamentos antialérgicos.

Mas, como agem os antialérgicos no organismo? Para quais quadros são indicados? Confira, neste artigo, um pouco mais sobre esses importantes medicamentos.

O que são os antialérgicos?

Os antialérgicos (ou anti-histamínicos) se caracterizam como um composto químico, desenvolvido para atuar de forma eficaz junto aos organismos alérgicos. Esses medicamentos são capazes de bloquear a ação de uma das substâncias (histamina) liberadas durante o processo de reação alérgica.

Por isso, os antialérgicos conseguem controlar os sintomas e inibir o seu aparecimento. Eles são muito utilizados atualmente e representam uma importante evolução da indústria farmacêutica, com eficácia comprovada.

Como os antialérgicos agem no organismo?

O nosso organismo tende a desencadear reações alérgicas quando é exposto aos chamados agentes agressores, os alérgenos, como forma de resposta do sistema imunológico em decorrência dessa ação. O corpo, que não está preparado para esse contato, então, acaba desenvolvendo determinados sintomas.

Com a administração dos antialérgicos, a reação alérgica passa a ser encarada de outra forma. Esses medicamentos são desenvolvidos para bloquear a ação da histamina no organismo – por isso, recebem, também, o nome de anti-histamínicos. Essa é a principal substância que é liberada pelo organismo durante a reação alérgica, ocasionando o aparecimento dos sintomas. Sendo assim, os antialérgicos atrapalham a ação da histamina e reduzem a intensidade da crise.

Esses medicamentos são extremamente importantes para inibir ou amenizar o processo de reação alérgica, porque servem como uma proteção para o corpo, bloqueando os efeitos da histamina. No entanto, é preciso lembrar que não são considerados como um tratamento de cura – já que não atuam sob a causa da alergia – e sim como sintomáticos, controlando os sinais e sintomas.

Para quais quadros são indicados?

A administração dos remédios antialérgicos é indicada para aqueles que apresentam sintomas como espirros, tosse e coceira, vermelhidão ou inchaço na pele, ou na região dos olhos e do nariz. Por isso, os antialérgicos são uma boa recomendação para quem sofre das chamadas alergias respiratórias – como a rinite e a asma – ou tem alergias e reações de pele – como a dermatite e a urticária – ou também nas alergias oculares – conjuntivites alérgicas.  Esses medicamentos podem ser usados de forma preventiva no organismo ou a partir da identificação dos primeiros sintomas.

Há algum risco no uso de antialérgicos?

O uso de antialérgicos é realmente indicado para o controle de alergias, já que produz resultados eficazes e de forma rápida. Entretanto, antes de usar esse tipo de medicamento, é preciso procurar por um médico (preferencialmente, um alergologista).

É preciso saber que há casos em que o uso desse tipo de remédio deverá ser usado com cautela, pois poderá causar efeitos colaterais. Pacientes com problemas renais ou hepáticos, bem como idosos ou usuários de medicação antidepressiva tricíclica devem ser monitorados e acompanhados mais de perto, com a escolha do anti-histamínico mais adequado para cada caso.

Os antialérgicos representam um importante avanço da indústria farmacêutica e tendem a facilitar muito a vida daqueles que sofrem com determinadas alergias. Eles são capazes de não somente amenizar os sintomas, como também reduzir a frequência das crises. Com eles, a garantia de saúde e bem-estar é possível!

Se você sofre de alguma alergia ou suspeita disso, não deixe de procurar um alergologista com urgência. Esse especialista poderá fazer o diagnóstico preciso e orientá-lo quanto à melhor medicação a ser administrada.

E então, ficou mais claro para você como agem os antialérgicos no organismo? Em caso de dúvidas, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *