5 cuidados com a pele para pacientes atópicos

A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é um tipo de doença inflamatória da pele muito mais comum do que se imagina. Trata-se de uma condição crônica, e os sinais e sintomas incluem áreas de pele vermelha, descascada, grandes rachaduras e até com algumas secreções, bastante coceira e as vezes ardência. Essa é uma doença delicada, e que demanda atenção especial nos cuidados com a pele.

Para aqueles que já sofrem desse mal, a dica é manter uma rotina de cuidados adequada, voltada para a prevenção. Afinal, conviver com os sintomas sem um controle adequado pode afetar bastante a rotina.

Pensando nisso, a seguir, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a ficar longe das crises atópicas. Acompanhe!

Cuidados com a pele fundamentais para quem tem dermatite atópica

1. Hidratar a pele com frequência

A hidratação da pele é essencial para a prevenção das chamadas crises de dermatite atópica. O recomendado é investir em uma rotina que inclua a administração de produtos hidratantes (que sejam de qualidade comprovada), pelo menos duas vezes ao dia.

As áreas mais atingidas são a pele das articulações, do pescoço, do rosto, das mãos e dos pés – então, devem ser prioridade para essa ação. Inclua esse hábito na sua rotina de cuidados com a pele e perceba as diferenças!

2. Usar produtos de higiene específicos

Você sabia que alguns produtos de higiene diária, como xampus e sabonetes, podem se tornar a causa de uma manifestação atópica? Esses produtos, por mais inofensivos que pareçam ser, podem apresentar fórmulas ativas que, quando em contato com a pele, causam hipersensibilização.

Para evitar esse tipo de ocorrência, é importante ter atenção na hora de escolher as melhores variedades: prefira aquelas que têm indicação antialérgica ou que sejam mais suaves.

3. Evitar exposição a temperaturas extremas

O calor em demasia, assim como as temperaturas muito baixas, pode ocasionar o aparecimento de uma crise da dermatite atópica. Dessa forma, é muito importante proteger o corpo de exposições excessivas.

Em dias muito quentes, evite ambientes externos e aposte em alternativas que escondam o corpo do sol. Em dias muito frios, é importante se agasalhar bem e ter atenção com o vento. Ter esses cuidados com a pele nesses hábitos diários faz toda a diferença para seu bem-estar e qualidade de vida.

4. Não tomar banho quente

O banho quente, tão estimado por algumas pessoas, pode ser uma grande ameaça para a saúde dos pacientes atópicos. Isso porque pode estimular a pele para o desenvolvimento dos sintomas da dermatite, causando coceira e vermelhidão em pouco tempo.

O ideal é tomar banhos com água morna, levemente aquecida e com menor tempo de duração – causando menos exposição e vulnerabilidade à pele.

5. Evitar o uso de roupas em determinados tecidos

Alguns tipos de tecido acabam favorecendo o aparecimento da dermatite atópica. Por isso, devem ser evitados ao máximo. Esses, quando em contato com a pele, podem causar atrito e irritar essa pele que já é hipersensibilizada.

Sendo assim, o recomendado é evitar a lã, o sintético e outros tecidos pouco maleáveis. Ainda, prefira aqueles que deixem o corpo respirar melhor -, já que o suor pode ser outro fator de risco para os pacientes atópicos. Uma dica para os dias muito frios é buscar por alternativas especializadas – como os tecidos antialérgicos.

A dermatite atópica é, mesmo, muito incômoda, e pode prejudicar o bem-estar dos alérgicos. Por isso, manter uma rotina de cuidados com a pele é uma das alternativas mais inteligentes de prevenção.

Dedique um pouco do seu dia para esse objetivo e tenha atenção a possíveis exposições: você vai ver como simples ações como serão importantes para manter sua pele saudável.

Você já conhecia esses cuidados com a pele para pacientes atópicos? Tem alguma outra dúvida sobre dermatite atópica? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *