Como higienizar tapetes para evitar alergias?

Quem sofre com as reações alérgicas deve ficar atento quanto à limpeza dos objetos de decoração que se tem em casa. Uma das preocupações é em relação à higienização de tapetes, pois o ideal não é passar a vassoura, mas, sim, seguir algumas dicas para que todo o ambiente fique livre de ácaros que causam alergias.

Portanto, se você quer aprender a higienizar tapetes, confira as dicas que preparamos sobre as alternativas para o seu dia a dia e assegure a saúde da sua família. 

Contrate uma empresa que faça a limpeza pesada

Você pode contratar uma empresa especializada em limpeza pesada, que tem os equipamentos necessários para higienizar tapetes. Além disso, os técnicos poderão avaliar as condições gerais da sua casa, incluindo estofados, cortinas e outros itens que também precisam de higienização.

Use o aspirador de pó para higienizar tapetes

O aspirador de pó é o aparelho mais indicado para higienizar tapetes e carpetes. Ele consegue retirar toda a poeira, diferente da vassoura, que por mais bem passada que seja, não consegue fazer a limpeza perfeita. O ideal é que você passe o aspirador todos os dias, pois o “perigo” pode estar entre as tramas do tapete.

Se você vai comprar um aparelho para sua casa, prefira os modelos que têm um filtro d’ água. A associação com o chamado filtro HEPA na saída de ar ajuda a devolver um ar mais puro e saudável. Quando a água é o meio filtrante, ela é capaz de reter 99% ou mais das partículas aspiradas, não devolvendo para o ambiente.

Lave o tapete com frequência

Outra dica para higienizar tapetes é lavá-los com frequência. Se você não tem tempo para isso, faça o processo, pelo menos, de 15 em 15 dias. Lembre-se de que é melhor perder um tempinho e fazer essa limpeza, do que correr o risco de ter crises alérgicas.

Utilize soluções caseiras para limpar

Uma das melhores soluções caseiras para higienizar tapetes é o vinagre de maçã. Para cada 1 litro de água, coloque meio copo americano de vinagre em um balde, escolha um pano limpo e passe no tapete. O vinagre é bom para limpar tapetes e até carpetes porque é ácido e ajuda a combater os ácaros.

Você também pode usar os acaricidas, produtos específicos para serem aplicados em tapetes e carpetes e que reduzem o tempo de intervalo entre uma lavagem e outra. No entanto, tenha cuidado! Esses produtos não substituem uma boa lavagem. Outra opção seria misturar 200ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água.

Limpe os objetos de decoração

Se engana quem pensa que é só higienizar os tapetes para ter um controle maior, já que, total, é impossível: é necessário higienizar todos os objetos de decoração do ambiente.

Limpe os estofados, lave-os pelo menos uma vez na semana, ou a cada 15 dias. Faça o mesmo com os outros objetos que puder lavar. Para aqueles que não podem molhar, passe um pano úmido e utilize outro limpo para secar.

Troque a roupa de cama

A roupa de cama também colabora para o acúmulo de sujeira no tapete. É que, ao colocar uma colcha em sua cama ou sacudir um lençol, você também sacode a poeira. Portanto, ter roupas de cama limpas é importante para evitar os ácaros.

Com esses cuidados, a sua saúde e a da sua família agradece. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nosso post em suas redes sociais e deixe seus amigos bem informados sobre o assunto! Até a próxima. 

Compartilhe:

2 thoughts on “Como higienizar tapetes para evitar alergias?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *