Alergia nos olhos: como identificar?

A alergia nos olhos já atinge de 15% a 20% da população mundial, conforme dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Ela é a principal causa da coceira nos olhos, condição que causa bastante desconforto nos alérgicos, entre outros sintomas que podem afetar a rotina e o bem-estar de seus portadores.

No entanto, a coceira e outros sintomas podem ser motivados por causas diversas. Por isso, é importante saber como identificar a alergia nos olhos. Acompanhe.

Como identificar a alergia nos olhos?

É importante salientar que quem é portador de alguma alergia, como rinite, comumente também apresenta coceira nos olhos em função dessa condição associada, a chamada rinoconjuntivite alérgica. No entanto, outras pessoas têm apenas alergia nos olhos e não em outras partes do corpo.

Essa alergia deixa os olhos vermelhos, inchados, lacrimejando e com sensação de ardência e maior sensibilidade à luz. E o principal sintoma é a coceira. Essa parte do corpo é afetada frequentemente por reações alérgicas das pálpebras, conjuntiva (camada de tecido que reveste a parte branca do olho) e córnea, e é comum que um terço dos indivíduos alérgicos tenham sintomas oculares.

Essas reações alérgicas funcionam como uma resposta “exagerada”do sistema imunológico, a chamada reação de hipersensibilidade causada por determinado alérgeno, sendo os mais comuns o pólen, ácaros, pelo de animais e fungos (mofo).

Essas causas, normalmente, não ocasionam danos irreversíveis aos olhos, e a crise de alergia tende a passar quando o agente desencadeador deixa de estar em contato com a mucosa do olho e o tratamento adequado é instituído.

Qual é a diferença entre conjuntivite alérgica e conjuntivite infecciosa?

Para identificar a alergia nos olhos é importante diferenciar essas duas condições, que apresentam alguns sintomas semelhantes. A conjuntivite infecciosa, como o nome sugere, é uma infecção que se dá pela instalação de uma bactéria ou vírus no olho. Por sua vez, a conjuntivite alérgica é o tipo de alergia ocular mais comum, e consiste em um quadro de conjuntivite desencadeado em razão do contato com determinado alérgeno.

Na conjuntivite alérgica a coceira é mais frequente e intensa. Já na infecciosa, é comum o aparecimento de secreção intensa, incômodo como sensação de “areia nos olhos”e até dor. A duração de ambas também é diferente: na forma alérgica, se não houver tratamento, os sintomas poderão se manifestarem por semanas, enquanto na infecciosa é comum que durem entre uma e duas semanas.

Por fim, vale salientar que a conjuntivite alérgica não é contagiosa, diferentemente da infecciosa.

O que fazer em caso de alergia nos olhos?

O primeiro passo, principalmente se a pessoa for alérgica, é fazer o controle ambiental, mantendo os espaços higienizados e livres de pó para evitar ácaros e outros alérgenos ambientais. Além disso, deixar a casa arejada e com exposição ao sol é uma medida importante para prevenir mofo ou bolor.

Evitar o contato com objetos que acumulam ácaros e poeira, como bichos de pelúcia, carpete, cortinas e tapetes é uma medida bastante importante  para os pacientes que são alérgicos.

Cuidar para não levar as mãos aos olhos também é uma ação fundamental, pois isso pode lesar a córnea pelo trauma direto de coçar ou causar infecções nos olhos pelas mãos sujas. Para pessoas com outras doenças alérgicas associadas, como rinite ou dermatite, é fundamental tratar as essas doenças associadas para se ter um controle melhor da alergia ocular.

Vale lembrar de que não tratar corretamente a condição pode gerar complicações graves para a visão. Por isso, em casos de alergia nos olhos, é crucial buscar assistência especializada, preferencialmente, por meio de tratamento com oftalmologista e alergologista.

E então, tiramos sua dúvida sobre como identificar alergia nos olhos? Você já conhecia essa condição? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *