O que é controle ambiental e por que ele é importante?

Quem tem rinite e asma precisa tomar cuidado com o controle ambiental, ou seja, é necessário reduzir o contato com as substâncias que causam ou desencadeiam os sintomas dessas alergias respiratórias e ocular.

Por isso, a seguir, nós vamos falar sobre como os ambientes podem influenciar nas alergias e de que forma você pode controlar os alérgenos para evitar as crises alérgicas, principalmente as que são provocadas por fatores que estão escondidos dentro da sua própria casa. Vamos lá?

De modo geral, controle ambiental são medidas que visam evitar a exposição do paciente alérgico ao que verdadeiramente pioram ou causam suas crises, estabelecida a relação de causa e efeito.

O que é o controle ambiental?

O controle ambiental é parte importante na estratégia de qualquer tratamento alérgico, e está ligado à eliminação dos fatores que causam as alergias sensíveis a fatores ambientais. 

Portanto, se você sofre com os problemas alérgicos ou se seu filho tem alguma alergia, é importante seguir a risca as recomendações do médico alergologista e fazer o controle ambiental.

Segundo o Consenso Brasileiro para Tratamento da Asma, por exemplo, todo tratamento para alergia deve incluir a educação do paciente e o controle ambiental, quando indicado para o controle dos sintomas.

Por isso, fique de olho em sua casa e observe quais os locais que podem estar “escondendo” ácaros ou qualquer outro tipo de alérgeno.

Como os ambientes podem provocar alergias?

Se você mora em uma casa que não tem ventilação, é úmida e tem sinais de mofo, então, é um forte candidato a desenvolver um processo alérgico ou piorar a alergia respiratória.

Isso porque uma casa mofada esconde os ácaros e fungos, assim como um quarto que possui cortinas, carpetes e bichos de pelúcia. Se você ainda tem animais domésticos, é preciso ter mais cuidado, pois o pelo do bichinho pode estar em todo o ambiente e, assim, fazer com que as crises sejam desencadeadas. Se o paciente for sensível aos alérgenos desses animais de estimação, e os sintomas surgirem após exposição.

Só para ter ideia, existem mais de 30 mil espécies de ácaros, mas o que causam as alergias são os domiciliares. No Brasil, o principal alérgeno é o ácaro da poeira domiciliar, responsável por 80% dos casos das alergias respiratórias.

Poeira, escamas de pele e restos de comida são os alimentos preferidos desses ácaros. Eles também adoram os ambientes mais úmidos, escuros e quentes, por isso, as almofadas, os travesseiros e as mantas de lã são os esconderijos considerados perfeitos para os ácaros se abrigarem e se reproduzirem.

Como o controle ambiental pode evitar as crises alérgicas?

Quando você faz o controle ambiental da maneira correta, as crises alérgicas podem ser prevenidas. Confira nossas dicas para você cuidar dos ambientes da sua casa:

Evite a poeira nos ambientes

Evite objetos, como livros, papéis, tapetes, cortinas e bichos de pelúcia que acumulam poeira nos ambientes, principalmente no quarto de dormir. Todos esses itens também acumulam mofo e soltam estas partículas no ar quando são manipulados. Os bichos de pelúcia, por exemplo, nunca devem ficar na cama dos seus filhos.

Retire objetos que causam alergias

Os tapetes e os carpetes devem receber cuidados na sua casa, e por ajudarem a desencadear as crises alérgicas, o melhor que você tem a fazer é evitá-los na sua sala ou quarto.

Outra troca importante é em relação às cortinas: substitua as de pano por persianas de material plástico, PVC ou similar – dessa maneira, você ainda facilita a limpeza.

Utilize pano úmido para fazer o controle ambiental

Uma das maneiras de fazer o controle ambiental e evitar o processo alérgico é utilizar o pano úmido diariamente para limpar sua casa. Portanto, evite usar a vassoura e o espanador, pois eles levantam a poeira.

Use colchão e travesseiro adequados

Para fazer o controle ambiental no seu quarto, use colchão e travesseiro com capas impermeáveis fechadas. Elas podem ser de napa, curvim, PVC ou similar, e também devem ser limpas regularmente com o pano umedecido.

Segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia: A profilaxia ambiental adequada, com base na sensibilização e na exposição do paciente, associada ao tratamento farmacológico apropriado, pode aliviar os sintomas e, consequentemente, melhorar de forma marcante a qualidade de vida dos pacientes com alergias respiratórias, como asma e rinite.

Viu como é importante fazer o controle ambiental na sua casa? Ficou com alguma dúvida sobre as dicas que apresentamos? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *