Rinite alérgica pode começar na infância?

Uma das doenças mais conhecidas é a rinite alérgica. Você já viu aqui no blog que a rinite alérgica é uma doença inflamatória crônica, desencadeada por alérgenos, que estão presentes principalmente na poeira domestica (ácaros), no ambiente (fungos) e em pelos de animais domésticos (em especial cães e gatos).

Mas você sabe se ela pode começar na infância? Neste post, vamos responder a essa e outras perguntas. Acompanhe!

Quando a rinite alérgica pode se manifestar?

De acordo com o International Study of Asthma and Allergies in Cildhood (ISAAC), a rinite alérgica é mais frequente entre crianças de 6 a 7 anos (12,5%) e adolescentes com idades de 13 a 14 anos (20%). A incidência progride até a adolescência, fase da vida em que pode afetar até 25% da população.

Essa é uma doença herdada, ou seja, tem origem genética (hereditária), mas é necessária a associação de fatores ambientais para o desenvolvimento.

Os sintomas clássicos desse processo alérgico são mais evidentes a partir do quarto e quinto ano de vida. No entanto, antes dessa idade a doença pode ser confundida com infecções respiratórias, como gripes e resfriados, causadas por vírus, e que normalmente são acompanhadas por febre, sinal não presente na rinite alérgica.

Quais as causas do problema?

A rinite alérgica não pode ser curada, entretanto seus sintomas podem ser controlados com grande eficácia. As principais causas são os chamados aeroalérgenos domiciliares, com destaque especial para o principal deles, o ácaro. Ainda são considerados aeroalérgenos os pelos e penas de animais domésticos, as baratas e os fungos.

Alterações climáticas bruscas, o clima quente e úmido, poluição, fumaças e cheiros fortes são grandes agravantes do problema.

Como prevenir a rinite?

  • Controle a poeira em casa, em especial no quarto do seu filho;
  • Evite o travesseiro e o colchão de paina ou pena;
  • Use os colchões de espuma, fibra ou látex envoltos em material plástico (vinil) ou em capas impermeáveis aos ácaros;
  • Mantenha o estrado da cama sempre limpo;
  • Troque as roupas de cama e os cobertores com frequência;
  • Evite tapetes, carpetes, cortinas e almofadões;
  • Evite bicho de pelúcia, estantes de livros, revistas, caixas de papelão;
  • Substitua os brinquedos por aqueles que possam ser lavados com frequência;
  • Passe o pano úmido diariamente na casa;
  • Use aspirador de pó;
  • Procure diversão ao ar livre, em contato com a natureza.

Como é feito o tratamento da rinite alérgica?

Para tratar a rinite alérgica você deve procurar um médico, em especial um médico alergologista. Os medicamentos para uso no nariz (o chamado spray nasal), além de anti-alérgicos de uso oral (pela boca) são os medicamentos mais empregados. Mas o único tratamento que pode modificar a história natural da doença e controlá-la é a imunoterapia específica (chamada de “vacina para alergia”, apesar de não se tratar verdadeiramente de uma vacina).

O tratamento para a rinite pode ser feito em qualquer idade, respeitando-se sempre as questões dos medicamentos e sua liberação de acordo a faixa etária do paciente e reações para uso. No entanto, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e forem estabelecidas as causas da doença, melhores serão os resultados obtidos.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e deixe seus amigos bem informados sobre o assunto! Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *