Por que algumas maquiagens podem causar alergia na pele?

As maquiagens são presença confirmada nas necessaires e fazem parte da rotina de cuidados diários. Cada vez desenvolvidas de forma mais tecnológica, elas atendem às necessidades do público de forma satisfatória e deixam qualquer rosto mais bonito e valorizado. Entretanto, infelizmente, nem tudo são benefícios: as maquiagens podem causar alergia em algumas pessoas, e é preciso ter cuidado e escolher as versões adequadas para cada tipo de pele, garantindo saúde e bem-estar.

Neste artigo, saiba mais sobre o assunto e compreenda porque alguns tipos de maquiagens podem causar alergia. Acompanhe.

O que é alegria à maquiagem?

A alergia à maquiagem se caracteriza como uma hipersensibilidade da pele em relação ao contato com determinados produtos e/ou componentes químicos presentes na fabricação cosmética.

Manifesta-se principalmente como dermatite de contato, que pode ser inerente ao organismo ou se manifestar de uma hora para outra, a partir de determinada exposição. As regiões mais atingidas por esse tipo de manifestação são a pele ao redor de boca e olhos – já que apresentam maior vulnerabilidade e são os locais de maior contato com esses produtos. A alergia à maquiagem deve ser avaliada caso a caso, para que assim, se possa entender as restrições da pessoa e definir uma forma de tratamento mais eficaz.

Por que determinadas maquiagens podem causar alergia?

Como vimos, as maquiagens podem causar alergia em indivíduos que já foram sensibilizados aos produtos, ou quem tem outras alergias, principalmente na pele, além de crianças e idosos, apresenta maior propensão a apresentar essa condição.

O processo alérgico ocorre em função de uma reação da pele aos componentes do cosmético. As maquiagens podem conter várias substâncias que podem causar alergia, como parafenilenodiamina, euxyl K-40, parabenos, colofônios, próprio perfume do produto, entre outras.

Maquiagens podem também gerar problemas quando estão com sua validade expirada. Isso é outra questão. Nesses casos, deve-se descartar o produto.

Quais são os sintomas da alergia à maquiagem?

Os sintomas da alergia à maquiagem se assemelham muito aos das demais alergias de contato na pele. Vermelhidão e irritação, coceira, inchaço, descamação e ardência na na pele, e a reação pode se espalhar para outras áreas além da que o produto foi aplicado. Em casos mais sérios, podem evoluir para reações no corpo, com enjoos, dores de cabeça, tonturas e inchaço importante na boca e nos olhos – nesses casos, buscar auxílio imediato é fundamental.

Os sintomas tendem a aparecer poucas horas após a aplicação da maquiagem e podem permanecer por semanas – principalmente se não forem bem administrados. Vale ressaltar, ainda, que a intensidade desses incômodos está diretamente relacionada ao tipo e à quantidade de produto utilizado, além do nível de sensibilidade da pele, podendo se manifestar imediatamente após a aplicação do cosmético.

Como tratar a alergia à maquiagem?

A boa notícia é que a alergia à maquiagem tem tratamento, e pode ser facilmente administrado. Com as ações corretas – e com a devida ação preventiva – é possível conviver com esse tipo de alergia de forma tranquila, sem afetar sua qualidade de vida.

O primeiro passo após identificação da alergia é suspender o uso do produto alérgeno. Em seguida, a região deve ser lavada com bastante água, sabonete de pH neutro ou soro fisiológico, a fim de eliminar as impurezas e os resíduos do produto. Na sequência, a busca é por algum medicamento que acalme a manifestação: cremes ou loções específicas de tratamento – mas, naturalmente, para receber as recomendações específicas para seu caso, é fundamental procurar um médico alergologista  ou dermatologista, que são os profissionais mais adequados para esse tipo de diagnóstico e tratamento.

Como prevenir a alergia à maquiagem?

A prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, nos casos de alergia à maquiagem, o mais importante é evitar o contato com as substâncias aos quais o paciente é sensível. Inibir o uso de cosméticos com substâncias alérgenas (preferir sempre os com indicação “hipoalergênica”), manter as maquiagens sempre em local arejado, não usar produtos fora do prazo de validade ou de procedência desconhecida, retirar sempre (e bem) a maquiagem antes de dormir e evitar o compartilhamento dos produtos com outras pessoas são alguns dos cuidados fundamentais. Além disso, é importante manter todos os cuidados de higiene e hidratação da pele sempre em dia.

A alergia à maquiagem é, mesmo, um grande inconveniente, especialmente para as mulheres que costumam usá-las no dia a dia. Por isso, a dica é buscar opções que sejam hipoalergênicas, que não coloquem a saúde da sua pele em risco – a boa notícia é que o mercado está repleto de novidades e com alternativas voltadas para esse público restritivo.

E então, ficou mais claro para você por que algumas maquiagens podem causar alergia? Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *