Quais são as alergias mais comuns ou doenças relacionadas que podem piorar no verão e que você deve conhecer?

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, no Brasil 35% da população sofre de algum tipo de alergia, e um dos fatores que acaba aflorando as reações alérgicas é o calor. A estação somada às festas e viagens formam uma combinação perfeita para surgirem as indesejadas alergias que pioram no verão. Até mesmo quem não costuma ter crises alérgicas, durante esse período, pode manifestar algum tipo de alergia.

Neste artigo, conheça as alergias que no verão podem ser mais comuns e o que é possível fazer para combatê-las. Acompanhe a seguir.

4 alergias comuns ou doenças relacionadas que podem piorar no verão e que você deve conhecer

1. Reações na pele ao sol (fotoalergia ou fototoxidade)

O sol é a principal fonte de vitamina D e, por isso, para sua produção basta que as pessoas se exponham a ele em pequenas doses e nos períodos certos com os devidos cuidados.

No entanto, para algumas pessoas, ele pode ser sinônimo de alergias. Há quem, em exposição ao sol, sofra com aquela vermelhidão incômoda. Quem é vítima desse fenômeno, pode sofrer de fotoalergia ou fototoxidade, que é uma reação do sistema imunológico a partir de uma substância que reage ao ter algum tipo de exposição ao sol.

Ela pode ser desencadeada por vários produtos de uso na pele ou ingeridos que, quando expostos à luz solar, podem gerar reações, as quais também podem estar ligadas à ingestão de medicamento seguida de exposição solar.

A fotoalergia e fototoxidade são reações mais comuns no verão que se manifesta mediante erupção e prurido na pele, além de urticária, vermelhidão, manchas escuras e até inchaço.

Para minimizar o efeito da exposição ao sol, recomenda-se usar gelo ou compressa fria, além claro, de procurar um alergologista e dermatologista para receber o tratamento adequado.

2. Brotoeja

A brotoeja é uma dermatite infamatória bastante conhecida e pode se manifestar no corpo de crianças e adultos. Seu nome científico é milária.

Ambientes quentes, úmidos ou pouco ventilados, excesso de roupas, são condições que favorecem seu surgimento. Em geral surge em locais do corpo como tronco, axilas, pescoço e dobras de pele.

Para manter a pele mais cuidada, intensificar a hidratação, optar por roupas leves, dando preferência para tecidos de fibras naturais, como o algodão, é, também, uma medida preventiva importante. Outro cuidado é beber bastante água para se manter hidratado.

3. Alergia de contato

Essa é uma alergia que também pode ocorrer mais no verão, pois essa é uma reação pelo contato com certas substâncias que em geral estão contidas em produtos usados também nessa época, como hidratantes, protetores e bronzeadores solares.

A condição pode provocar coceira, manchas e feridas vermelhas na pele. Entre outras causas prováveis podem estar o tecido de roupas e substâncias também presentes em produtos de higiene e outros cosméticos.

Uma dica para evitar esse tipo de alergia é olhar a etiqueta das roupas e rótulos dos produtos para saber se são dermatologicamente testadas, além de evitar usar os que são desconhecidos.

4. Dermatite atópica

Trata-se de um processo inflamatório crônico da pele que pode piorar a partir do calor e da baixa ingestão de líquidos. O uso inadequado de alguns produtos e roupas que contem certas substâncias que agridem a pele também agravam a doença.

Para lidar com a dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é necessário hidratar bem a pele após o banho com um creme adequado.

E então, você já conhecia essas alergias? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *