Diferenças entre alergia ocular e conjuntivite infecciosa

A região dos olhos é bastante sensível, sendo essa uma causa comum para o aparecimento de alergias e inflamações. É preciso atenção e cuidados redobrados para inibir a ação de agressores externos e, consequentemente, manifestações reativas nesses casos. Para lidar melhor com essas questões, é importante saber diferenciar uma alergia ocular de outro problema bastante comum, a conjuntivite. Apesar de serem constantemente confundidas, essas duas ocorrências têm causas distintas, que precisam ser identificadas corretamente para que o tratamento administrado seja o adequado.

Portanto, neste artigo conheça as diferenças entre a alergia ocular e a conjuntivite infecciosa. Acompanhe.

Diferenciando alergia ocular de conjuntivite

A alergia ocular consiste em uma reação do olho a partir do contato com substâncias alérgenas – ou seja, consideradas não toleráveis pelo organismo. Por sua vez, a conjuntivite infecciosa, como o próprio nome sugere, representa uma infecção. Nessa última, a manifestação se dá por conta da instalação de uma bactéria ou vírus no nosso olho.

Ambas são doenças que atingem o sistema imunológico e causam reações no organismo, merecendo atenção especial para a manutenção da saúde e do bem-estar.

Quais são as diferentes causas desses problemas?

A incidência da alergia ocular está totalmente relacionada à pré-disposição do indivíduo em relação a outras alergias. Uma alergia ocular pode derivar de uma alergia respiratória – ou vice-versa. Elas são causadas por substâncias alérgenas – tais como lã, poeira, pólen, pelos de animais, perfumes, produtos de limpeza, etc.

Já a conjuntivite infecciosa é resultado da hospedagem de um vírus ou de uma bactéria na região dos olhos. Essa é bem mais invasiva e se configura como uma inflamação crítica. Nesse caso, não há fatores genéticos relacionados ao aparecimento da doença, já que, qualquer um, a partir da exposição ao agressor, pode desenvolver os sintomas.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de ambas as condições são bastante semelhantes, motivo pelo qual os seus diagnósticos são constantemente confundidos. Entre os mais comuns, se destacam a vermelhidão e inchaço na região dos olhos, secreções, ardência e até coceira.

A única manifestação que diferencia a alergia ocular da conjuntivite infecciosa é a presença de coceira – no primeiro caso, ela pode ser percebida com intensidade, enquanto, no segundo, tende a nem existir. Esse pequeno sinal pode auxiliar o médico a determinar qual é o quadro apresentado.

Como é o tratamento da alergia ocular e da conjuntivite?

Ainda que os sintomas sejam praticamente os mesmos, o tratamento para a alergia ocular não é igual ao ministrado para a conjuntivite. No primeiro caso, é preciso considerar um quadro típico de alergia – decorrente, inclusive, de outras alergias do organismo. O tratamento é realizado à base de medicamentos antialérgicos.

No caso da conjuntivite infecciosa, as ações de tratamento devem ser mais intensas, à base de antibióticos e anti-inflamatórios. Aqui, é preciso combater o foco da manifestação, ou seja, o vírus ou a bactéria.

Como prevenir esses casos?

A prevenção é sempre o melhor remédio, seja qual for o problema apresentado. No caso da alergia ocular, a principal ação a ser trabalhada é a inibição do contato com alérgenos em potencial. Ou seja, é preciso evitar a exposição a substâncias e/ou produtos que possam ser considerados como ameaças para o organismo.

No segundo caso, a prevenção é mais complicada – pois ninguém está livre de ser exposto a vírus e bactérias – ambos estão presentes até mesmo no ar. A principal recomendação é manter os cuidados básicos de higiene, tais como lavar constantemente as mãos, evitar colocar as mãos nos olhos, etc.

Vale lembrar de que um organismo com imunidade baixa também fica mais suscetível ao aparecimento de doenças, por isso, levar uma vida saudável – com uma rotina adequada de alimentação e exercícios -, pode ajudar muito na prevenção.

Agora que você já sabe a diferença entre essas duas reações comumente percebidas na região dos olhos, a orientação é de manter sempre a atenção. Qualquer sintoma, não deixe de procurar um médico para administrar o melhor tratamento.

E então, tiramos sua dúvida sobre as diferenças entre alergia ocular e conjuntivite? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *