Quais são as reações alérgicas mais comuns no Brasil?

A alergia é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, e no Brasil, isso não seria diferente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 35% da população brasileira sofre com algum tipo de alergia. Mas você sabe, realmente, quais são as reações alérgicas mais comuns e como elas surgem?

No artigo de hoje, vamos falar sobre elas e como identificar as manifestações alérgicas. Acompanhe. 

Alergias de Contato

As alergias de contato são umas das que mais afetam a população brasileira. Elas atingem pessoas que foram sensibilizadas ao terem contato com determinados tipos de substâncias, tais como, sabão em pó, detergentes, ácidos, giz, bijuterias, cosméticos, tecidos, esmaltes, tinturas de cabelos, tintas, cosméticos, maquiagem, etc.

A nossa pele  é constituída por três camadas: A epiderme (camada externa), a derme (camada intermediária) e a hipoderme (camada mais profunda), que são sensíveis aos estímulos sensoriais e funcionam como barreiras contra a agressão de agentes externos e micro organismos.

Alguns motivos podem levar a um desiquilíbrio nessas barreiras da pele, levando-a a desenvolver respostas de fundo imunológico/inflamatório quando em contato com a substância, e, assim, desencadear as reações 

As reações ocorrem geralmente na área exposta, pode surgir inchaço na pele, vermelhidão, coceira, bolhas ou dor local. 

Alergias Respiratórias

Outras das reações alérgicas mais comuns no Brasil são as respiratórias. Elas afetam milhares de pessoas, principalmente na época do inverno. A asma, a rinite e a sinusite são alguns exemplos desse tipo de reação alérgica.

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a rinite é uma doença crônica que afeta 25% da população brasileira. Já a asma atinge cerca de 20%, dependendo da região e da faixa etária do indivíduo.

As alergias respiratórias são causadas por ácaros, mofo, partículas liberadas da saliva de gatos, polens de plantas e até o clima frio presente em muitas cidades.

É importante lembrar que existem diferenças entre as alergias respiratórias. 

Asma

A asma é considerada uma doença inflamatória crônica. Cerca de 80% das pessoas com asma têm a crise quando são expostas a alguma substância, como ácaros, poeira, fumaça de cigarro e desinfetantes.

Os principais sintomas da asma são a dificuldade para respirar, tosse, falta de ar, aperto e chiado no peito.

Rinite

A rinite alérgica é considerada uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são chamadas de alérgenos. Em crise, a pessoa apresenta sintomas como obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz.

Sinusite

Já a sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face. Ela pode atingir a região do crânio formada por cavidades ósseas, as maçãs do rosto e olhos.

Os sintomas mais comuns da sinusite são pressão ou dor facial, dor de ouvido, tosse (principalmente durante a noite AO DEITAR), dores no maxilar superior e dentes, mau hálito, fadiga, irritabilidade, náusea e garganta inflamada.

Alergias alimentares

A Alergia Alimentar é uma reação inesperada e exagerada do nosso organismo a um determinado alimento. Envolve um mecanismo imunológico e pode ter apresentação clínica  variável, desde sintomas na pele, no sistema gastrintestinal e/ou respiratório. As reações podem ser leves com simples coceira nos lábios ou em todo corpo, diarreia, cólicas, tosse, inchaço nos olhos, placas no corpo, até reações graves que podem comprometer vários órgãos levando a uma reação mais grave.

Os alimentos mais comuns que causam a alergia são o leite e seus derivados, ovo, trigo, aveia, centeio, peixe, frutos do mar, tomate, frutas cítricas, castanhas, amendoim e fermento natural.

Agora que você já sabe quais as reações alérgicas mais comuns no Brasil, fique atento aos sinais do seu organismo. Tratar das alergias é garantir saúde e qualidade de vida!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, deixe seus amigos bem informados sobre as reações alérgicas mais comuns e até a próxima! 

Compartilhe:

One thought on “Quais são as reações alérgicas mais comuns no Brasil?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *