Quais são os principais tipos de alergia na terceira idade?

De acordo com dados da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), entre 5% e 10% da população idosa tem algum tipo de alergia na terceira idade.

O fato é que o envelhecimento é um fenômeno demográfico que se amplifica a cada ano no Brasil, demandando atenção e cuidados específicos para esse segmento.

Conforme levantamento do IBGE, a tendência é de que o número de idosos no Brasil aumente bastante nos próximos anos. E para que essas pessoas possam vivenciar essa fase da vida com mais bem-estar, é importante que todos tenhamos mais preparação e conhecimento sobre temas, como a alergia na terceira idade.

Pensando nisso, neste artigo, você vai conhecer quais são os principais tipos de alergia na terceira idade, e conferir dicas de como conviver com elas e tratá-las. Acompanhe.

Principais tipos de alergia na terceira idade

Figurando entre os problemas de saúde mais comuns nesse estágio da vida, estão as alergias respiratórias, sobretudo considerando que as vias respiratórias e os pulmões tendem a se alterar com a idade. E elas estão entre os principais motivos da busca por médicos, visto que essa condição impacta diretamente no bem-estar e na qualidade de vida dos idosos. 

Entre os principais tipos de alergia respiratória em idosos está a rinite alérgica. Trata-se de uma alergia de pouca gravidade, mas que, sem o devido cuidado, impacta significativamente na rotina do idoso. Em segundo lugar está a asma – comumente associada à rinite.

Já entre as incidências dermatológicas, o prurido ocorre com maior frequência, seguido de urticária, alergia a medicamentos e dermatite de contato.

Ainda, também é bastante comum a alergia nos olhos, comprometendo pálpebras, cílios, conjuntiva, córnea e úvea dos idosos.

Como conviver com a alergia na terceira idade?

Atitudes preventivas são sempre recomendadas para que problemas de saúde não se agravem. No caso da alergia na terceira idade, ações simples, sobretudo de controle ambiental, podem ser bastante benéficas. 

Como a pessoa idosa tende a passar mais tempo em casa, é importante que o ambiente esteja livre de ácaros e poeira. Manter a residência sempre bem arejada, limpa (preferencialmente com pano úmido e aspirador de pó) e sem focos de umidade são ações recomendadas. Ainda, não utilizar tapetes e cortinas pesadas para evitar o acúmulo de e sujeira e envolver travesseiros e colchões com capas antiácaro são pequenas mudanças que podem ser adotadas. 

Por fim, é fundamental que o alérgico não fume ativa ou passivamente.

O tratamento da alergia na terceira idade é diferente?

Geralmente, o tratamento da alergia na terceira idade não é diferente do administrado para as demais faixas etárias, abrangendo ações para combater os agentes alergênicos e o uso de medicamentos para amenizar a resposta inflamatória e reduzir os sintomas incômodos apresentados. Estando mais atento aos efeitos colaterais da medicações ou interações com outras.

Recomendações gerais, como prática de atividade física aeróbica, devidamente indicada e supervisionada, contato com a natureza e boa alimentação fazem parte de medidas que também ajudam em qualquer faixa de idade.  

Como o nosso organismo passa por diversas mudanças no decorrer dos anos, sobretudo no que diz respeito à imunidade, o ideal é procurar sempre o auxílio de um médico alergologista para realizar testes para alergia, a fim de diagnosticar eventuais doenças, suas causas e indicar os tratamentos mais adequados. O médico alergologista vai estar atento a situações comuns da terceira idade que podem impactar na própria alergia ou no seu tratamento, como associação com outras doenças e o fato desse paciente usar outras medicações com mais frequência.

E então, ficou mais claro quais são os principais tipos de alergia na terceira idade? Você ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *