Por que não vacinar crianças é um erro por parte dos pais?

As campanhas de vacinação na infância conseguem, cada vez mais, conscientizar os pais a respeito da importância desse cuidado com os pequenos. Ainda assim, é possível perceber certa resistência por parte de alguns que, por falta de conhecimento, acreditam que a vacina pode ser prejudicial à saúde das crianças. Mas, afinal, por que as vacinas são tão importantes? E por que não vacinar crianças pode ser um grande erro? Descubra tudo no artigo a seguir!

O que são as vacinas?

As vacinas são compostos biológicos desenvolvidos a partir de vírus ou bactérias para fins de imunização do organismo em relação à determinada enfermidade.

Elas são desenvolvidas a partir de muito estudo e análise de reações, garantindo as propriedades indicadas de combate aos agentes.São produzidas a partir dos patógenos (vírus ou bactérias) mortos, atenuados ou de seus fragmentos. Por isso, atualmente, a vacinação é um dos modos mais eficazes de controle de doenças.

Qual é o papel das vacinas?

Elas são o método mais eficaz para o controle de doenças, auxiliando o organismo na produção de anticorpos importantes contra determinada doença sem que o indivíduo tenha contraído a mesma. As vacinas atuam diretamente no sistema imunológico e são uma garantia para que o organismo fique mais resistente e saudável.

As principais vacinas para as crianças

É sobretudo na infância que se deve investir na vacinação, pois além de ser o início da vida é também o momento em que o organismo se apresenta como mais fragilizado. Nesse período, estão consideradas no calendário de vacinação vacinas importantes, como:

  • Hepatite B
  • Poliomielite
  • Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola)
  • BCG (contra tuberculose)
  • Antipneumocócica (ajuda a prevenir infecções como pneumonias e de ouvido)
  • Antimeningocócica (contra meningites bacterianas)
  • Tríplice bacteriana (contra difteria, tétano e coqueluche)
  • Febre Amarela
  • HPV

As vacinas causam efeitos adversos?

Assim como qualquer outro medicamento e produto biológico, a vacina também pode causar efeitos adversos. Que na grande maioria das vezes são leves e bem tolerados, o que não significa que isso seja motivo para não vacinar crianças. Vermelhidão, aspecto inchado, um pouco de dor e até náuseas, desconfortos e febre são normais após a aplicação de algumas  doses, e devem ser administrados de forma tranquila.

Mas há sim contraindicações e efeitos colaterais mais graves para determinados pacientes, mas compete ao médico responsável pelo acompanhamento da criança dar orientações sobre os melhores encaminhamentos e alternativas para cada caso de paciente. Existem opções de outras vacinas ou fazer as mesmas doses diferentes ao invés de deixar o paciente sem a proteção tão importante cony

E os riscos que se ouve falar a respeito das vacinas?

A polêmica que envolve os riscos da vacinação infantil é grande e permeada por diversos mitos que precisam ser esclarecidos. Muito se ouve falar, por exemplo, que a aplicação de vacinas pode desencadear outras disfunções nos organismos – principalmente no longo prazo – ditas, inclusive mais severas do que aquelas que se deseja inibir por meio da sua administração. No entanto, dúvidas relacionadas a mitos como esse podem facilmente ser sanadas junto a um médico. As vacinas existem há anos e tem ajudado a prevenir mortes e sequelas muitas vezes graves de doenças infecciosas que acometem a imunidade. Vidas são poupadas desde que as vacinas foram introduzidas. 

Por que é um erro não vacinar crianças?

Como vimos, o papel das vacinas é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças – inibindo manifestações de graves doenças. Ainda que haja muita especulação sobre os danos que elas podem causar,elas são em geral seguras, com poucas restrições e cuidados.

Assim, não vacinar crianças pode ser um erro grave, que gera vulnerabilidade ao organismo e expõe os pequenos a riscos desnecessários. O desenvolvimento de doenças nessa fase – que poderiam ser evitadas por meio da vacinação – pode causar prejuízos imediatos ou ainda representar marcas para a vida toda – tanto pela própria doença quanto pelo desenvolvimento de sequelas.

Portanto, não vacinar pode ser sinônimo de negligência e falta de comprometimento com o bem-estar dos pequenos. Defender o organismo de possíveis vírus e bactérias é uma forma de garantir também uma vida tranquila aos seus filhos que você tanto ama.

Como você sabe, cuidar da saúde do seu filho é uma das suas responsabilidades mais importantes na vida dos pais e das mães. Os pequenos precisam do seu posicionamento nessa fase, a fim de que possam se desenvolver de forma saudável. Por isso, agir sempre com atenção, buscando orientações médicas em caso de dúvidas é a melhor recomendação. Além do fato de que, quanto mais aumenta o número de pessoas que não se vacinam contra determinada doença, a chance dela voltar (se já tiver sido erradica) ou aumentar sua incidência é grande, já que mais pessoas sem proteção (vulneráveis) estão presentes.

E então, ficou claro que não vacinar crianças é um erro? Você tem alguma dúvida sobre a efetividade desse método de prevenção de doenças? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *