Quais os remédios que causam alergia mais constantemente?

A promessa dos medicamentos é tratar enfermidades ou reduzir desconfortos, certo? No entanto, na prática, alguns inconvenientes podem ser percebidos por meio do seu consumo.

A falta de conhecimento sobre a reação de certas substâncias no organismo pode desencadear fortes crises alérgicas, com resultados comprometedores à saúde. Isso quer dizer que você pode tomar determinado remédio achando que vai solucionar um problema e acabar desencadeando outro. As incidências não são poucas, e as causas estão relacionadas à sensibilidade ou intolerância apresentada pelo corpo a determinados compostos.

Para ajudá-lo a compreender melhor essa questão, confira, a seguir quais são os remédios que causam alergia mais constantemente no organismo. Acompanhe.

1. Antibióticos estão entre os remédios que mais causam alergia

Os antibióticos são os campeões no que diz respeito à incidência de reações alérgicas. Eles – capazes de reverter perigosas infecções causadas por diferentes tipos de bactérias –  são responsáveis pela maioria dos casos reativos.

Suas substâncias características e de forte ação são ainda mais violentas quando entram em contato com organismos passiveis de alergia. Os sintomas podem ser instantâneos e fatais, se não tratados imediatamente (e corretamente) após a exposição.

Dentre os medicamentos mais comuns estão a penicilina, a eritromicina, a amoxicilina, a ampicilina e a tetraciclina.

2. Analgésicos

Os analgésicos, que são de uso tão comum e frequente, também são remédios que causam alergia ao organismo. Ainda que o seu papel esteja diretamente relacionado ao alívio de dor e ao bem-estar, a reação alérgica pode transformar seu efeito no corpo.

Ou seja, eles não são tão inofensivos quanto aparentam e também podem ser causadores de crises alérgicas perigosas. Destacam-se nesse perfil a dipirona e o ácido acetilsalicílico (popularmente chamado de aspirina).

3. Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios também estão no ranking dos remédios que causam alergia. Como o próprio nome sugere, esses medicamentos, que apresentam atuação direta em quadros inflamatórios, podem gerar inconvenientes inesperados.

Esses remédios, passíveis de administração sem o acompanhamento médico, também representam uma ameaça aos organismos fragilizados. Exemplos dessa classe são: ibuprofeno, dicoflenaco e naproxeno.

4. Anticonvulsivantes

Ainda que o uso dos anticonvulsivantes nãos seja tão comum quanto os demais medicamentos, vale ressaltar os casos de incidência alérgica a partir da exposição do organismo com propriedades desse tipo de remédio.

Eles são utilizados para tratamento específico do sistema neurológico, podem ter efeito reverso e ser perigosos se aplicados em organismos que apresentem rejeição. Exemplares como a carbamazepina, a lamotrigina e a fenitoína precisam ser administrados com bastante cuidado.

5. Remédios para quimioterapia

Esses medicamentos, de aplicação pontual e extremamente importante em alguns casos, podem também, vir a ser uma causa de alergia. Infelizmente, representa um quadro complicado e de análise específica.

Nesses casos, se torna necessária uma avaliação do organismo e do processo reativo, a fim de se buscar uma solução que contemple tanto a reversão da doença, como da aceitação da substância tratativa. Vale ressaltar que a quimioterapia é um tratamento bastante agressivo – dotado de efeitos colaterais, que podem ser facilmente confundidos com crises alérgicas. Por isso, somente buscando auxílio profissional é que é possível fazer a correta identificação e tratamento do quadro.

Apesar de essas serem as variedades mais comuns, outros remédios podem ser a causa de reações severas – tudo depende do organismo e da hipersensibilidade apresentada por ele. E não é porque você já entrou em contato com alguma sustância (já fez uso de algum remédio, no caso) que está imune a ela. 

De uma hora para a outra, o corpo é capaz de passar por transformações e desenvolver certas intolerâncias, anteriormente não identificadas. Por isso, em casos de sintomas desconhecidos, o ideal é procurar logo por um auxílio médico. O cuidado é sempre o melhor remédio!

Então, na suspeita de uma reação ao medicamento, devemos entrar em contato imediatamente com o profissional médico que prescreveu e esclarecer tudo.

Não devemos estimular a prática da auto medicação. Apenas devemos utilizar medicamentos com prescrição e recomendação médica.

Você conhecia esses remédios que causam alergia? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco e até a próxima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *