Por que o pó é um vilão para quem tem alergia respiratória?

O pó, bastante comum em nossas casas, é um dos principais agentes que causam a alergia respiratória. Isso, porque quando você ou alguém da sua família entra em contato com ele, o agente que causa a alergia penetra pelas vias áreas provocando tosse, espirros, irritações nos olhos e na garganta.

Para que você não sofra mais com a alergia respiratória provocada por esse agente e saiba como ele pode prejudicar os sintomas alérgicos, nós preparamos o artigo de hoje.

Aqui, você também terá algumas dicas para prevenir as crises alérgicas provocadas pelo pó. Quer ficar bem informado? Então, acompanhe. 

Como o pó pode prejudicar os sintomas da alergia respiratória?

A alergia ao pó é provocada por ácaros que se acumulam em locais empoeirados ou úmidos. Eles também podem estar nos carpetes, cama, sofás, tapetes e cortinas, e se alimentam da pele humana que se descama todos os dias, mesmo sem nós percebemos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alergia respiratória é prevenível. Entre elas, a OMS cita a asma e a rinite alérgica.

Entretanto, a crise de alergia respiratória surge quando se está arrumando a casa, logo depois de acordar, ou se você ou seu filho estiverem mexendo em um bichinho de pelúcia ou lidando com animais domésticos.

Além disso, locais como o cinema também podem provocar alergias, pois têm muito pó nas poltronas e nos tapetes.

Quais são os sintomas da alergia respiratória?

  • Dificuldade para respirar
  • Falta de ar
  • Tosse alérgica e constante
  • Nariz pingando e coçando
  • Olhos lacrimejando e vermelhos
  • Bolinhas na pele e coceira

Como se prevenir da alergia respiratória provocada pelo pó?

1. Limpe a casa

A primeira coisa a se fazer para prevenir a alergia respiratória provocada pelo pó é limpar a casa, principalmente o quarto. Para isso, não use a vassoura, pois ela “levanta” mais poeira. Prefira um pano úmido e passe-o umas três vezes no chão. Lembre-se sempre de, quando repetir o processo, lavar o pano, pois ele estará sujo de poeira.

2. Deixe a casa arejada

Se você quer se ver livre da alergia respiratória, deve deixar a casa arejada para evitar o acúmulo de poeira e, também, a umidade que irrita as vias respiratórias. Além disso, o sol da manhã que bate dentro de casa faz bem à saúde, porque possui vitamina D. Então, vale a pena abrir todas as janelas e respirar ar puro!

3. Evite travesseiros de penas e edredons de algodão

Os travesseiros de penas e os edredons de algodão são ruins para quem tem problemas com alergia respiratória. É que a poeira pode acumular nessas superfícies e, assim, provocar as alergias. Por isso, no lugar deles, prefira os que são feitos com tecidos sintéticos e poliéster.

4. Evite cortinas e tapetes

Se você ou seus filhos sofrem de alergia respiratória, como asma ou rinite, evite cortinas e tapetes nos ambientes da casa, principalmente nos quartos. As cortinas provocam sérias alergias, pois os ácaros ficam escondidos no tecido, que muitas vezes são de algodão.

Já os tapetes, acumulam muita poeira, e para mantê-los limpos, é necessária uma boa higienização com álcool e vinagre.

5. Limpe os tapetes duas vezes por semana

Com o aspirador de pó, limpe os tapetes, pelo menos, duas vezes por semana. A melhor opção é não ter esse tipo de objeto de decoração na casa, mas se você realmente não abre mão de um tapete em sua sala ou quarto, é preciso mantê-lo sempre limpo e longe dos ácaros que se acumulam no pó.

6. Substitua a roupa de cama

Pelo menos uma vez por semana, retire a roupa de cama e lave-a na máquina com água bem quente. Dessa forma, você fará a limpeza necessária e ficará longe dos agentes causadores da alergia respiratória.

7. Use máscara de proteção

Em locais com muita poeira ou durante a limpeza da casa, providencie uma máscara de proteção. O melhor que você tem a fazer é não respirar o ar empoeirado e, assim, evitar a alergia respiratória.

Também é importante lembrar que, geralmente, quem tem alergia ao pó, também é alérgico ao pólen das plantas e ao pelo dos animais.

Viu como o pó é, realmente, um pesadelo para quem tem alergia respiratória? Gostou do nosso conteúdo? Conte para gente qual a dica que você vai adotar no seu dia a dia e até a próxima. 

 

Compartilhe:

3 thoughts on “Por que o pó é um vilão para quem tem alergia respiratória?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *