A associação entre alérgenos ambientais e condições, como asma brônquica e outras doenças alérgicas, já está comprovada por meio de diversos estudos e pesquisas. Diante disso, a alergia no trabalho é um dos riscos ocupacionais que devem ser combatidos com planos preventivos.
Uma das formas mais eficientes para isso é promover um controle ambiental efetivo do ambiente laboral. No post de hoje, veja dicas de como evitar alergias no trabalho realizando um controle ambiental desses espaços. Acompanhe.
Alergia no trabalho: como funciona o controle ambiental?
Assim como em nossa casa, no espaço de trabalho o controle ambiental também é uma ação crucial para cuidar da saúde de modo mais completo. Hoje, passamos boa parte de nossas horas produtivas no ambiente laboral, por isso, ele deve ser seguro, confortável e prover condições adequadas de asseio e de higienização.
Nesse contexto, o controle ambiental nesse espaço é uma ação imprescindível para evitar alergia no trabalho – também chamadas de alergias ocupacionais. Essa ação consiste, basicamente, em diminuir ou eliminar o contato com substâncias com potencial de atuarem como alérgenos ou irritantes- incluindo ácaros, poeira, fungos, produtos químicos com determinadas composições, tintas, fumaça, metais, entre outros.
6 boas práticas para o controle ambiental no ambiente de trabalho
1. Elimine focos de umidade no espaço de trabalho
O controle de focos de umidade é, também, um controle dos fungos que proliferam nesse tipo de ambiente. Estudos apontam que a associação entre fungos do ar e a umidade propicia um cenário favorável para o surgimento de doenças respiratórias, incluindo as alérgicas.
Assim, para evitar alergia no trabalho, é importante que elementos como tapetes, papéis de parede, cortina, livros e documentos antigos recebam uma atenção especial na higienização e, até mesmo no uso de fungicidas, a fim de eliminar pontos de umidade. Ainda, fazer uma checagem de eventuais vazamentos e infiltrações também é importante.
2. Faça a correta higienização do ar condicionado
Os dutos desse tipo de aparelho, quando não são limpos corretamente ou com a periodicidade ideal, podem acumular umidade e diversas impurezas, que podem levar a quadros de alergia no trabalho. Isso porque essas impurezas e fungos podem ser lançados no ambiente a cada novo acionamento do equipamento, levando quem está no espaço a inalar esses elementos. Portanto, uma higienização inapropriada pode gerar um ar de má qualidade no espaço de trabalho, levando os colaboradores da empresa a desenvolverem diversos problemas de saúde.
Por isso, é fundamental limpar sobretudo o filtro do aparelho regularmente – a recomendação é de que isso seja feito uma vez ao mês. Ainda, seguir as prescrições da NBR 16401, sobre a correta manutenção de sistemas de climatização, pode ser um bom caminho para garantir um ar de mais qualidade em sua empresa.
3. Quando possível, evite adornos que podem acumular ácaros
Itens decorativos, como almofadas, tapetes, carpetes e cortinas de tecido são propícios para o acúmulo de ácaros, microrganismos que podem estimular a alergia no trabalho. Sendo assim, sempre que possível, evite esses itens ou os substitua por outros mais seguros – por exemplo, trocar as cortinas de tecido por persianas, que podem ser rapidamente limpas com um pano úmido, é uma ação efetiva para o controle ambiental.
4. Adote itens de limpeza mais seguros e eficientes
Ao invés de vassoura e espanador, utilize pano úmido e aspirador de pó para a limpeza dos ambientes de trabalho. Esses, ao contrário dos primeiros, têm maior poder de retirar o pó e outras impurezas do ambiente, e não apenas de espalhar essas partículas pelo local.
Ainda, para a equipe de limpeza, disponibilize itens como produtos antialérgicos, luvas sem látex e máscaras com filtro, a fim de que esses trabalhadores também não tenham contato direto com potenciais alérgenos.
5. Impermeabilize estofados
Nos ambientes corporativos, itens como sofás, poltronas, pufes e cadeiras estofadas são bastante comuns. No entanto, eles também podem ser receptáculos de sujeira, ácaros, fungos e bactérias. Para prevenir, a técnica de impermeabilização é uma grande aliada, repelindo esses organismos e, ainda, prevenindo o mofo.
6. Crie campanhas de conscientização sobre alergia no trabalho
Uma parte importante do controle ambiental também depende do comportamento e das ações dos colaboradores no espaço laboral. Por exemplo, lanchar sobre a mesa de trabalho pode fazer com que restos de comida se acumulem ali, criando um ambiente favorável a ácaros e insetos.
Ainda, a adoção dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) disponibilizados pela empresa também é importante para evitar o contato com determinados produtos alérgenos. Portanto, criar ações de endomarketing para motivar, lembrar e estimular decisões e comportamentos mais seguros para a saúde dos colaboradores pode gerar importantes resultados.
Gostou das nossas dicas para promover controle ambiental e evitar alergia no trabalho? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários.