Impermeabilização de sofá e as alergias

Os cuidados com o ambiente são uma ação importante para a prevenção e o tratamento de alergias. Isso porque os ácaros presentes no ar, bem como a poeira acumulada nos móveis e utensílios, são fortes causadores de reações alérgicas. Os organismos, quando em contato com esses agressores, apresentam respostas rápidas de aversão, desenvolvendo sintomas desconfortáveis.

Mas você sabia que existem técnicas específicas de manutenção que auxiliam nesse controle? Uma delas e a impermeabilização de estofados, cada vez mais adotada para ambientes sociais e corporativos. Confira, a seguir, um pouco mais sobre esse assunto e como a impermeabilização pode ajudar no combate a alergias.

O que é a impermeabilização?

Também conhecida como blindagem, essa técnica trabalha a proteção do tecido contra agentes externos. Por meio dela, as fibras do tecido ficam impermeabilizadas, evitando que o móvel absorva sujeiras e, consequentemente, facilite a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

O processo de pulverização do produto (impermeabilizante) é aplicado em um tempo aproximado de uma hora e, em seguida (em torno de duas ou três horas), já é possível testar os resultados.

Com a blindagem, garante-se não somente a boa manutenção do próprio tecido, como também a melhora da limpeza do ambiente. É uma ideia inteligente e de custo-benefício bastante vantajoso.

Quais são as recomendações para a impermeabilização auxiliar a prevenir alergias?

A blindagem é recomendada para sofás, poltronas, pufes, cadeiras estofadas e até alguns tapetes. Em especial, deve ser realizada naqueles objetos que ficam em locais de grande exposição – já que, nesses espaços, a vulnerabilidade a ácaros e a outros microrganismos é maior.

O ideal é fazer a blindagem assim que o móvel for adquirido, antes que seja colocado no espaço (e receba ações externas). Mas, claro, se você já tem um estofado no qual deseja aplicar a técnica, não há problema algum em realizá-la depois de um tempo. O importante é garantir que o seu sofá (ou outros objetos) esteja protegido.

Para manutenção, é preciso tomar alguns cuidados básicos: para a limpeza, por exemplo, deve-se apenas aplicar um papel absorvente sobre o resíduo, sem esfregar. Ainda, evitar o contato com substâncias corrosivas – que são muito resistentes e podem danificar a proteção.

Quais são as vantagens da impermeabilização de sofá?

A impermeabilização oferece muitas vantagens – principalmente quando comparada a outras técnicas – as quais se relacionam diretamente à prevenção de alergias. Por exemplo:

  • Essa técnica apresenta excelente durabilidade, garantindo a proteção do estofado por um certo tempo. Claro que, para resultados ainda melhores, é importante garantir os cuidados básicos de manutenção e limpeza.

  • A impermeabilização fornece proteção contra ácaros, evitando que sujeira penetre no móvel e possa servir como fonte de auxílio para proliferação de ácaros e fungos.

  • Os estofados impermeabilizados são de mais fácil cuidado e manutenção. Isso porque não exigem lavagens ou aspiração da poeira. O móvel não acumulará sujeira!

  • O trabalho de impermeabilização é rápido, ou seja, pode ser feito de um dia para o outro – claro, conforme necessidade do cliente e disponibilidade do profissional.

  • Com a blindagem dos estofados, além das alergias, é possível diminuir a propagação de outras doenças. Fungos e bactérias não têm vez!

  • Mesmo que o seu ambiente seja úmido, a impermeabilização também impedirá a infestação de mofo – outro fator que pode desencadear reações alérgicas.

  • O custo-benefício é muito positivo, já que se trata de um serviço de preço razoável e com valor agregado. Com essa alternativa, o tempo de vida do seu sofá, por exemplo, será bem maior. Além disso, a redução das reações alérgicas compensará todo o investimento.

Portanto, a impermeabilização de sofás e outros objetos é uma ação que oferece diversos benefícios e que auxilia a prevenir alergias. 

Você já utiliza a técnica da impermeabilização em sua residência? Que outras atitudes você toma para prevenir alergias? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog para outras dicas sobre o tema.

Compartilhe:

One thought on “Impermeabilização de sofá e as alergias”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *