Por que fazer testes de sangue para diagnosticar alergia?

O sangue é um importante meio para avaliar a saúde do corpo. Nesse contexto, os testes de sangue ajudam a monitorar vários tipos de problemas de saúde, tais como alterações hormonais, deficiências vitamínicas e, ainda, potenciais alergias.

No caso das alergias, o sangue é testado em laboratório principalmente para a presença de anticorpos produzidos para  alérgenos específicos. Uma vez que seu médico tenha determinado quais desses alérgenos estão causando seus sintomas, você pode trabalhar em conjunto com o especialista a fim de elaborar a melhor estratégia para evitá-los em sua rotina.

Ficou interessado nesses testes de sangue? Então, acompanhe a seguir mais informações sobre esses exames que permitem detectar sensibilidade a determinados alérgenos.

Afinal, o que é o teste de alergia?

O teste de alergia é um exame realizado por um especialista para determinar se o seu corpo tem sensibilidade, e possivelmente uma reação alérgica, a uma substância conhecida. Geralmente, o exame é feito na forma de um teste de sangue ou na pele (testes cutâneos). Aqui, vamos falar dos testes feitos através do exame de sangue

Sabemos que as alergias ocorrem quando o sistema imunológico – que é a defesa natural do corpo – reage exageradamente a algo, sobretudo presente no ambiente. Por exemplo, o pólen, que normalmente é inofensivo, pode fazer com que o seu corpo reaja exageradamente.

Os exames de sangue são escolhidos com base em sintomas, exposições ambientais e ocupacionais, idade e até mesmo hobbies do paciente. Todos os resultados são, então, interpretados nesse contexto do histórico médico do indivíduo para saber se a sensibilidade encontrada (positividade no exame), se converte em manifestações clínicas (sinais e sintomas) que indicam a alergia.

Por que fazer testes no sangue?

Alguns tipos de sensibilidade em doenças alérgicas podem ser detectadas por meio de testes cutâneos. No entanto, em determinados casos, esses testes podem produzir uma reação alérgica grave e imediata, que requer atenção médica. Esse é um dos motivos que fazem com que médicos solicitem um teste de sangue. Outros motivos para a realização dos testes no sangue e não na pele são doenças na pele que impossibilitam a aplicação das substâncias, pacientes que tomam anti-alérgicos continuamente (que interferem na leitura dos resultados) e a falta de material para execução dos testes de pele.

Depois de tirar sangue, a amostra é enviada a um laboratório a fim de procurar os anticorpos de alérgenos específicos, que mostram se você tem sensibilidade a determinada substância. O processo costuma levar alguns dias para determinar os resultados dos exames de sangue.

Independentemente do tipo de teste de alergia, os médicos alergologistas são especialistas em selecionar quais alérgenos devem ser testados, revisar os resultados e ajudá-lo a encontrar o tratamento correto para o alívio dos sintomas apresentados.

Quais são os tipos de alterações detectadas em alergia através dos exames de sangue?

Os testes de sangue ajudam a rastrear diferentes gatilhos de alergia comuns, incluindo poeira (ácaros), pelos de animais, polens (gramíneas), fungos, baratas, relacionados ao local onde você mora, no casos das doenças respiratórias. Eles também são particularmente úteis para detectar anticorpos contras alimentos, nos casos de diagnóstico de alergias alimentares, e até medicamentos e venenos de insetos, entre outras coisas, a depender das doenças. A dosagem de IgE específica a determinado alérgeno é o teste utilizado, e serve para identificar sensibilidade em diversas doenças alérgicas.

Além disso, algumas alterações encontradas em outros exames de sangue podem sugerir alergias, como o aumento em um certo tipo de glóbulo branco (leucócito) identificado em um hemograma. É o chamado eosinófilo, seu aumento no sangue está presente em determinadas condições alérgicas, no entanto, quanto a esse aspecto, é importante ter em mente que outras doenças podem causar esse aumento, como parasitoses intestinais, sendo os mais comuns o vermes.

Ainda, demais exames de sangue podem ser solicitados para medir a liberação de produtos químicos responsáveis por reações alérgicas.

Dessa forma, quando feito corretamente e analisado com precisão, o exame de sangue pode ajudá-lo a identificar sensibilidades e possíveis alergias, o que permite fazer mudanças em seu estilo de vida para potencializar o bem-estar. No entanto, é importante entender que o teste de sangue não deve ser um substituto para um diagnóstico médico profissional mais aprofundado e completo.

E então, ficou interessado em fazer testes de sangue para detectar alergia? Tem suspeita de ser alérgico a alguma substância? Entre em contato e agende uma consulta! A avaliação de um alergologista é o primeiro passo!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *