O que são alergias ocupacionais?

Os ambientes laborais oferecem alguns riscos aos profissionais, sejam acidentes de trabalho ou as chamadas alergias ocupacionais, que são causadas por alérgenos presentes no local de trabalho – independentemente do segmento. Será que você está exposto a eles? Quais são os sintomas e como prevenir as alergias ocupacionais? Acompanhe. 

O que são as alergias ocupacionais?

As alergias ocupacionais ocorrem quando uma doença ocupacional gera comprometimento imunológico. Dessa forma, essas são as alergias que são provocadas por alérgenos presentes em nosso local de trabalho, e podem afetar o sistema respiratório ou cutâneo dos trabalhadores e, em casos mais extremos, levar à anafilaxia.

Entre os alérgenos mais comuns nesses ambientes, pode-se citar a poeira, o , o ácaro, as tintas, os metais, o látex presente em luvas, etc. 

A maior incidência de dermatite de contato causada nos locais de trabalho ocorre nas mãos dos funcionários, uma vez que elas estão comumente em contato direto com as substâncias sensibilizantes. Espaços de trabalho fechados, como é o caso dos escritórios, são mais suscetíveis ao acumulo de poeira e ácaros. Portanto, nesses ambientes, é mais comum a incidência de alergias ocupacionais respiratórias – sendo a asma a mais prevalente.

Já nos ambientes laborais abertos e industriais, os maiores riscos ocorrem em função do contato direto do trabalhador com produtos e substâncias químicas.

Sintomas mais frequentes das alergias ocupacionais

Entre os sintomas mais frequentes das alergias ocupacionais, se destacam:

  • Coceiras.
  • Ardor nos olhos.
  • Erupções na pele.
  • Garganta seca e dolorida.
  • Dores de cabeça.
  • Fadiga severa.
  • Tonturas.
  • Náuseas.
  • Vermelhidão na pele.
  • Coriza, espirros, tosse e cansaço (falta de ar)

Riscos relacionados às alergias ocupacionais

Em função dos sintomas e dos desconfortos relacionados, ao detectar a alergia, algumas pessoas deixam de executar seu trabalho com mais segurança: é o caso, por exemplo, de quem tem alergia ao látex. Nesse caso, ao manipularem produtos químicos, os trabalhadores deixam de utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como as luvas de proteção, se expondo a riscos de contaminação.

Por isso, tão logo se perceba os sintomas das alergias ocupacionais, não se deve tomar ações paliativas, mas, sim, inibir o contato com o alérgeno e buscar prontamente o auxílio médico para um diagnóstico e tratamento adequado. 

Prevenindo as alergias ocupacionais

Como, sempre, a prevenção é o melhor caminho, e com as alergias ocupacionais isso não é diferente. Sendo assim, é importante que as empresas promovam ações educacionais sobre a importância da assepsia nos locais de trabalho e que esses sejam devidamente limpos e higienizados, bem como os maquinários utilizados na rotina laboral. 

A limpeza periódica de filtros de ar condicionado é outra ação importante para prevenir as alergias ocupacionais respiratórias. Por fim, o uso de EPIs adequados para o exercício de cada função é imprescindível para não correr riscos desnecessários. Entre esses recursos, destacam-se as luvas, que impedem a irritação da pele pelo contato com produtos químicos, e a máscara, que filtra a poeira presente no ar. Para evitar o contato com o látex, por exemplo, já é possível encontrar luvas e demais produtos no mercado sem essa matéria-prima em sua composição.

E então, ficou mais claro o que são alergias ocupacionais? Você ficou com alguma dúvida ou busca diagnóstico para esse tipo de problema? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *